Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Fica a saber qual é o jogo mais jogado na PS5 e Xbox

Fortnite está em grande e COD nem por isso.

Image credit: Epic Games

Num feito digno de registo, divulgado pela Ampere Analysis, a Epic Games tornou-se a editora líder em termos de quota de utilizadores activos mensais (MAU) na PlayStation e na Xbox, ultrapassando a líder de longa data EA em dezembro de 2023. Este marco foi impulsionado pelo crescimento assinalável de Fortnite durante os últimos dois meses do ano.

Fortnite registou um aumento impressionante de 146% mensal nas horas totais passadas ao longo do mês de novembro de 2023, e esta dinâmica continuou em dezembro com um crescimento adicional de 9%. No decorrer do mês, os jogadores das consolas passaram coletivamente mais tempo em Fortnite do que noutros títulos mais populares, acumulando um total de mais de 1,6 mil milhões de horas.

Embora os utilizadores ativos mensais tenham registado um aumento modesto durante este período, após a época festiva e à medida que diminui o interesse por LEGO Fortnite, os especialistas da indústria esperam que o envolvimento normalize nos próximos meses. O regresso confirmado em 2024 de Fortnite OG, desencadeado por uma atualização de conteúdo de novembro de 2023 que levou à maior contagem de jogadores de todos os tempos do jogo, poderá potencialmente sustentar o seu domínio absoluto no panorama dos videojogos.

No ranking da indústria dos videojogos, a Take-Two registou um ganho substancial de 1,5% de quota mês a mês, impulsionado pelo sucesso do GTA 5/Online, que liderou os maiores ganhos de utilizadores activos em dezembro de 2023. Este aumento permitiu à Take-Two ultrapassar a Activision Blizzard, apesar de Call of Duty ter tido um desempenho relativamente bom durante a época festiva.

A introdução de um primeiro trailer do GTA 6, o lançamento de um novo conteúdo intitulado "The Chop Shop" e a inclusão do GTA V no PS Plus Essential como um título mensal gratuito contribuíram para o crescimento robusto do GTA 5/Online. LEGO 2K Drive da Take-Two, um jogo de corridas de karts, também desempenhou um papel importante na ascensão da editora, conquistando cerca de 2 milhões de utilizadores activos nas consolas em dezembro.

No entanto, é importante referir que, quando combinadas, a Activision Blizzard e a Microsoft ocupam o topo da tabela com uma quota de 14,4%.

Read this next