Skip to main content

Epic Games anuncia serviço cross-play gratuito para todas as produtoras

Disponível para todos os estúdios, motores e plataformas.

O cross-play é um assunto bastante problemático no panorama actual dos videojogos mas a Epic Games conseguiu fazer o impossível e a implementar o serviço nas principais consolas disponíveis no mercado, graças em grande parte ao fenómeno Fortnite. Face à sua posição no mundo dos videojogos, a produtora decidiu ajudar outras empresas com a sua experiência através de um serviço gratuito para cross-play, algo que será especialmente benéfico para os estúdios com menos recursos.

No website do Unreal Engine, podes ler "Ao longo de 2019, vamos lançar uma gama de serviços em várias plataformas criados originalmente para Fortnite, e testados com 200 milhões de jogadores em sete plataformas. Esses serviços serão gratuitos para todas as produtoras, aberta a todos os motores, todas as plataformas e todas as lojas. Como produtor, estás livre de escolher as soluções da Epic ou misturares com outras opções", o que significa que não será exclusivo para jogos da Epic Games Store ou do Unreal Engine 4.

Ao longo de 2019, a Epic Games irá disponibilizar as seguintes ferramentas:

  • Login, Amigos, Presença, Perfil e Títulos Cross-Platform (Q2-Q3 2019 no PC, outras plataformas ao longo de 2019)
  • PC/Mac Overlay API (Q3 2019)
  • Serviço de comunicação por voz Cross-Platform (Q3 2019 para todas as plataformas)
  • Parties e Matchmaking Cross-Platform (Q3-Q4 2019 em todas as plataformas)
  • Gravação de Dados, Jogos guardados na Cloud Cross-Platform (Q2 2019)
  • Achievements e Troféus Cross-Platform (Q3 2019)

A Epic Games acrescenta ainda que isto é apenas o início, sendo que continuarão a trabalhar no suporte de outros serviços como conteúdos gerados pelos utilizadores, novas funcionalidades sociais, sistemas anti-cheat, entre outros.

Achas que esta é uma boa ideia por parte da produtora de Fortnite? Poderá ter viabilidade para o futuro?

Lê também