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Ross Gowing, Produtor Sénior de EA Sports WRC, e o regresso da Codemasters aos ralis

"Espero que tenhamos conseguido deixar o vosso país (Portugal) orgulhoso."

Image credit: EA Sports/Codemasters

A espera está prestes a terminar para os adeptos de uma das mais icónica séries de jogos de rali de todos os tempos. Com o regresso da franquia Dirt Rally, agora sob o nome EA Sports WRC, após mais de quatro anos desde a última iteração, a expetativa é enorme.

Quem melhor para nos dar uma visão privilegiada deste regresso tão aguardado do que o próprio Ross Gowing, Produtor Sénior de EA Sports WRC? Numa entrevista à Eurogamer Portugal, Ross partilha ideias sobre como a série evoluiu desde o seu início em 1998, com o primeiro Colin McRae Rally, até ao que podemos esperar deste novo jogo.

A Codemasters, parte da EA Sports, tem uma história rica e emocionante com a série Dirt Rally e Colin McRae Rally. Desde o lançamento do primeiro título em 1998, o estúdio dedicou-se incansavelmente a proporcionar experiências de rali que deliciaram os jogadores de todo o mundo. Com cada nova iteração, aperfeiçoaram a fórmula, apresentando gráficos atualizados, físicas de condução realistas e uma gama diversificada de carros e percursos.

Agora, com o novo jogo em vias de ser lançado, que será a 3 de novembro deste ano, estamos todos ansiosos por saber o que a Codemasters preparou para esta nova adição à série. Com uma história rica em ralis e um compromisso contínuo com a excelência no género das corridas de rali, as expectativas são elevadas para EA Sports WRC.

Eurogamer Portugal: Numa série que remonta ao primeiro Colin McRae Rally de 1998, qual é o sentimento do estúdio em relação a este regresso após mais de quatro anos desde Dirt Rally 2.0?

Ross Gowing: Sinceramente, mal podemos esperar que o jogo seja lançado e que os jogadores lhe deitem as mãos! Todos no estúdio trabalharam arduamente durante um longo período de tempo e sentimos que este é o nosso melhor trabalho até à data - criámos mais conteúdo do que nunca e elevámos ainda mais a nossa fasquia de qualidade.

Eurogamer Portugal: A aquisição da licença do Campeonato do Mundo de Ralis da FIA traz uma nova oportunidade para a série, mas ao mesmo tempo uma grande responsabilidade. Como é que lidam com esta oportunidade de trabalhar com todas as licenças oficiais?

Ross Gowing: Sempre sentimos que combinar a qualidade dos jogos de rali do nosso estúdio com a licença do WRC e poder representar o pináculo deste desporto seria uma combinação perfeita, e estou contente por dizer que isso acabou por ser uma verdade! Trabalhar com a WRC deu-nos acesso a uma quantidade incrível de material de pesquisa e referência e acesso a todas as equipas, o que nos ajudou a impulsionar ainda mais a nossa autêntica abordagem aos ralis e a construir um jogo realmente incrível.

Image credit: Ross Gowing - Senior Producer

Eurogamer Portugal: Numa altura em que a indústria se habituou ao aumento do preço dos videojogos, por que razão EA SPORTS WRC tem um preço tão competitivo?

Ross Gowing: O preço do EA SPORTS WRC é consistente com os títulos de rali anteriores. Queremos que toda a comunidade fique entusiasmada e se envolva no que acreditamos ser uma experiência de rali verdadeiramente espetacular desde o primeiro dia. O jogo possui um vasto conjunto de funcionalidades, oferecendo uma enorme variedade de conteúdos para todos os amantes de simuladores de corridas e de ralis.

Eurogamer Portugal: Apenas com uma versão standard no lançamento, o que está previsto para o futuro em termos de conteúdos?

Ross Gowing: Partilharemos mais informações sobre este tema assim que o jogo for lançado, mas adicionaremos Central Europe Rally, PC VR (via OpenVR) e Esports como actualizações gratuitas; depois, temos o nosso VIP Rally Pass Seasons 1-5 como conteúdo pago para os jogadores poderem ganhar e desbloquear itens cosméticos adicionais.

Temos imensos conteúdos para os jogadores desfrutarem e se manterem próximos do desporto que adoram. Em Moments, por exemplo, os fãs vão poder viver os momentos mais emblemáticos dos 50 anos de história do Campeonato do Mundo de Ralis da FIA, e vamos continuar a adicioná-los diariamente, o que significa que há sempre um novo desafio para enfrentar!

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Eurogamer Portugal: Tratando-se de um simulador de ralis puro, o que podemos esperar em termos de realismo em comparação com Dirt Rally 2.0 e quais são as alterações mais substanciais?

Ross Gowing: O realismo e a autenticidade têm sido um dos nossos principais pilares para o jogo, que conta com mais de 600 km de etapas únicas em 17 localizações. A equipa criou meticulosamente as etapas mais incríveis da história do estúdio e temos uma vasta gama de veículos, incluindo modelos actuais e históricos, que abrangem 60 anos de história dos ralis.

Eurogamer Portugal: Para os menos habituados a simuladores, existem formas para os jogadores casuais poderem jogar EA SPORTS WRC e divertir-se?

Ross Gowing: Acrescentámos algumas opções extra para os jogadores novos e casuais, nomeadamente o nosso Sistema de Assistência na Aceleração, cujos testes demonstraram que ajuda realmente a manter os carros sob controlo. Há também 10 lições para cada uma das três superfícies diferentes nas nossas Escolas de Rali para ajudar os jogadores a aprender tudo o que precisam de saber desde o início. As assistências são totalmente escaláveis e opcionais, por isso, se fores um jogador de simuladores experiente, podes deixá-las todas desligadas e jogar o jogo como um simulador, e os novos jogadores podem ajustá-las à medida que ficam cada vez mais confiantes na sua condução.

Eurogamer Portugal: Especificamente em relação ao DualSense da PlayStation 5, podemos esperar que sejam utilizadas as funcionalidades exclusivas do comando?

Ross Gowing: O trabalho que a equipa responsável pela jogabilidade fez para utilizar as funcionalidades do feedback háptico do comando da PS5 é incrível; permite-te sentir exatamente o que o carro está a fazer enquanto percorres superfícies cheias de sulcos, solavancos, depressões e saliências. Sabemos que há muita gente que vai jogar com um comando ao lado dos que jogam com um volante e pedais, por isso concentrámo-nos em ambos durante o desenvolvimento para garantir que todos tiram o máximo partido do jogo, independentemente do que usam para o jogar.

Eurogamer Portugal: Podemos esperar visuais mais impressionantes e de maior magnitude agora que mudaram para o Unreal Engine? E já agora, qual foi a razão da mudança de motor de jogo?

Ross Gowing: Chegámos a um ponto em que o motor EGO não era capaz de suportar o que queríamos fazer, principalmente etapas muito mais longas do que as que tínhamos feito antes. O Unreal Engine permitiu-nos extrair toda a manobrabilidade e física da série DiRT Rally, colocá-la no novo motor e, em seguida, começar a trabalhar na reformulação da forma como os carros se comportam no asfalto e a aperfeiçoar ainda mais a excelente sensação que já tínhamos na gravilha. Depois disso, pudemos utilizar todas as ferramentas e o fluxo de trabalho do Unreal para construir estas etapas épicas com um nível de qualidade superior ao que tínhamos conseguido anteriormente.

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Eurogamer Portugal: Qual a nova funcionalidade que destacaria e que foi agora adicionada e que já estava nos vossos planos há algum tempo?

Ross Gowing: Uma das funcionalidades de destaque que incluímos neste jogo é o Construtor, onde os jogadores podem seguir as pisadas do lendário Colin McRae, desenhando e desenvolvendo o seu próprio carro de rali da era moderna. Desde a seleção do posicionamento do motor até à escolha dos para-choques, spoilers, suportes do capot, luzes e entradas de ar (e muitas outras peças também), podes criar a tua máquina ideal e usá-la durante todo o jogo.

Penso sinceramente que esta funcionalidade muda o panorama dos jogos de desporto automóvel licenciados. Quando pensámos nisto no estúdio, uma das coisas mais interessantes foi o facto de não haver mais ninguém a fazer isto, e poder colocar o poder da criação nas mãos dos jogadores era algo que queríamos realmente fazer.

Eurogamer Portugal: Em termos de receção do público e, mais especificamente, dos amantes deste desporto singular, quais são as vossas expectativas para este lançamento?

Ross Gowing: No estúdio, todos estão ansiosos por ver o que os jogadores pensam do jogo. Temos trabalhado arduamente e acreditamos genuinamente que este é o melhor e mais completo jogo de rali que fizemos até agora. Esperamos sinceramente que se divirtam imenso com EA SPORTS WRC.

Eurogamer Portugal: Portugal é um país com uma enorme tradição no panorama dos ralis, temos um dos ralis mais espectaculares do calendário do WRC. Que mensagem gostava de deixar aos pilotos virtuais portugueses?

Ross Gowing: Espero que tenhamos conseguido deixar o vosso país orgulhoso e que a vossa paixão pelo rali tenha correspondido à nossa paixão por lhe dar vida nos nossos jogos! Mal podemos esperar para ver as pinturas que criarão no Editor de pinturas e as fotografias que vão tirar no Modo Fotografia e esperamos que as partilhem para que o mundo as veja!

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