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Engenheiro da Crytek: "A PS5 é a melhor consola"

Actualização: A entrevista foi removida.

Actualização:

Horas depois da entrevista de Ali Salehi se tornar viral e num assunto discutido nos maiores fóruns de videojogos do mundo, o site Vigiato removeu o conteúdo e já não se encontra disponível. Até agora não existe nenhuma explicação oficial para o que aconteceu.

Vamos continuar atentos.

Original:

Ali Salehi, um engenheiro de renderização na Crytek, trouxe uma nova perspectiva para o debate de qual é a melhor consola: a PS5 ou a Xbox Series X.

Numa entrevista com o site persa Vigiato (tradução via NeoGAF, Ali Salehi (podes consultar o seu perfil no Linkedin) responde a várias questões sobre as novas consolas, nomeadamente qual é a melhor consola para si e qual é que é a mais acessível da perspectiva de um produtor.

Em relação à melhor consola, Salehi comenta que "não posso dizer nada por agora, mas pegando nas declarações públicas de outros, os produtores de videojogos dizem que a PlayStation 5 é a consola mais fácil de programar e de atingir o desempenho máximo".

"Em termos de software, escrever código para a PlayStation 5 é extremamente simples e tem muitas funcionalidades que dão opções ao produtor. Levando em conta tudo, a PlayStation é uma melhor consola".

"Escrever código para a PlayStation 5 é extremamente simples e tem muitas funcionalidades que dão liberdade ao produtor"

Embora no papel a Xbox Series X seja mais poderosa do que a consola da Sony, o engenheiro dá como exemplo a PS3, que no papel tinha mais poder de desempenho devido aos seus SPUs, mas na prática, era extremamente difícil extrair o poder da consola, nunca alcançando o desempenho máximo.

Ali Salehi também criticou na entrevista a decisão da Microsoft de dividir a RAM da Xbox Series X em duas partes, descrevendo essa decisão "como o mesmo erro que foi cometido na Xbox One".

"Uma parte da RAM tem maior largura de banda e a outra parte largura de banda baixa. Obviamente, codificar para esta consola vai ser por vezes problemático. Isto porque o número de coisas que vais ter de colocar na RAM rápida vai ser novamente irritante, e se quisermos suporte para 4K vais precisar de ainda mais largura de banda" disse o engenheiro.

Este último comentário de Salehi veio a propósito dos Teraflops e de como esse critério está a ser utilizado como uma medida para as placas gráficas das novas consolas. O exemplo da RAM da Xbox Series X serve para mostrar que "haverá partes que impedem a placa gráfica de alcançar aquela velocidade".

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Jorge Loureiro avatar

Jorge Loureiro

Editor

É o editor do Eurogamer Portugal e supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere acção, mundos abertos e jogos online com longa longevidade.

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