Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Elden Ring: 13 mecânicas escondidas que te passaram ao lado

Para te ajudar nas tuas aventuras no mundo de Elden Ring.

Existem tantas áreas secretas e mecânicas ocultas em Elden Ring que, se fores novo neste tipo de jogos, é normal que te percas. Isso sempre foi verdade para os jogos da From Software, é claro, mas a escala e dimensão de Elden Ring simplesmente significam que há mais segredos do que nunca.

Neste guia, vamos debruçar-nos sobre várias mecânicas importantes menos conhecidas e que, por issot, podem ter passado despercebidas na tua playthrough.

Claro está, já deves conhecer algumas delas, mas se estás ainda a dar os teus primeiros passos no jogo, podes não te ter apercebido de outras. Agora, sem mais delongas, vamos ao que interessa.

Podes usar Spirit Springs (as rajadas de vento) para também aterrares com segurança

Elden Ring diz-te bastante cedo que podes usar as Spirit Springs encontradas em muitas partes do mundo para alcançares áreas mais altas com o cavalo Torrent, mas o que o jogo não te diz é que também podes usá-las para aterrares em segurança sem sofreres qualquer dano de queda.

Nem precisas de alinhar o teu cavalo perfeitamente, porque as Spirit Springs negam dano de queda numa pequena área ao redor delas.

Há um pontapé que destrói escudos

Se és um veterano dos jogos Soulsborne, é possível que tenhas tentado descobrir como podes pontapear inimigos e ficaste dececionado com o resultado. Embora Elden Ring não tenha um botão dedicado para pontapés (ou uma combinação de botões), a capacidade de chutar existe realmente.

Para executar um pontapé, basta atacares um inimigo com a mão vazia. O chuto é uma habilidade do teu punho e derrubará os inimigos com escudos, fazendo-os cambalear. Vais assim quebrar a sua defesa, tal como seria de esperar.

Saberás que está disponível quando o vires acima do teu bloco de itens, onde as habilidades ativas de Ash of War aparecem. Como bónus, o pontapé não usa FP como acontece com outras habilidades de armas.

Para usares o pontapé de forma mais eficaz, considera ter uma única arma equipada na tua mão principal, porque assim podes voltar rapidamente para ela e realizar um ataque crítico.

Rainbow Stones dizem-te se uma queda vai matar-te

Por causa da sua natureza de mundo aberto, a topografia de Elden Ring varia muito de um local para outro. Muitas vezes, estarás num penhasco a olhar para baixo, a verificar se essa queda vai ou não matar-te. Talvez estejas a questionar-te se a mensagem que diz “tenta saltar” é uma brincadeira.

Uma maneira boa e surpreendentemente útil de determinar isso é usando uma Rainbow Stone. Simplesmente atira algumas delas para um abismo com o qual estás preocupado. Se elas quebrarem, vais morrer, e o oposto é verdadeiro se elas não quebrarem.

Vale a pena ter em mente que ainda podes sofrer algum dano de quedas, mesmo que a pedra não quebre - simplesmente não morrerás.

Encontrarás Rainbow Stones enquanto exploras o mundo como loot, mas também podes criá-las usando apenas Ruin Fragments – que estão por toda a parte em Elden Ring.

Soft Cotton reduzirá os teus danos de queda

Seguindo a dica anterior, às vezes parece que simplesmente não consegues encontrar onde descer com segurança para um nível mais baixo. Nesses casos, e sabendo como funcionam as Rainbow Stones, há outro item no Elden Ring que deixará a tua aterragem mais suave: Soft Cotton.

O Soft Cotton não te vai salvar de quedas fatais. Por outras palavras, se o jogo diz que não podes saltar em determinado sítio, vais morrer independentemente do que aconteça, mas ainda assim é útil manter na tua posse para situações em que desejas diminuir o dano.

Soft Cotton pode ser criado usando Rowa Fruit e Smoldering Butterfly, mas precisarás de adquirir o Nomadic Warrior’s Cookbook [7] primeiro para desbloquear a habilidade. O Soft Cotton também torna os teus movimentos mais silenciosos, ideal para stealth.

A invocação do Skeletal Militiamen traz muitos benefícios

As invocações espirituais de Elden Ring variam de patéticas para avassaladoras. Mas existe um Spirit Ash que podes ter encontrado que é mais poderoso do que aquilo que pensas.

O Skeletal Militiamen Spirit Ash permite-te invocar dois guerreiros esqueletos. Se já lutaste com qualquer um deles antes, saberás que eles não morrem – a menos que a tua arma cause dano Holy, ou então que os ataques novamente antes que eles reanimem.

Essa qualidade exata é transferida para o Spirit Summon, o que significa que eles podem efetivamente permanecer vivos para sempre – desde que os teus inimigos não causem dano Holy ou que os matem antes de eles reanimarem. Em última análise, é esta a razão para os invocares, já que o dano deles é baixo.

O Skeletal Militiamen Spirit Ash é uma recompensa por derrotares o boss Tibia Mariner em Summonwater Village, a leste de Limgrave. A vila fica a sul da Divine Tower of Limgrave e a norte da Third Church of Marika.

Começa a farmar inimigos quando chover ouro

Ocasionalmente em Elden Ring, a noite também vem com um modificador oculto, mas importante. Quando vires o ecrã coberto de folhas douradas a cair, recebeste um bónus relacionado com a tua aquisição de runas e descoberta de itens.

Não está muito claro o quão grande é esse bónus, mas deves tirar vantagem disso e farmar inimigos para itens e runas sempre que puderes. Saberás que está ativo quando vires o ícone de quatro dedos com uma seta para cima sob o medidor e quando o teu personagem ganhar um breve brilho dourado.

Usar uma arma com as duas mãos reduz o seu requisito de Strength

Como já deves saber, usar a tua arma com as duas mãos em Elden Ring é uma ótima maneira de obter um aumento de dano gratuito. Claro, isso significa colocar de lado o teu escudo, mas a troca pode valer a pena.

O que podes não saber, no entanto, é que usar uma arma com as duas mãos também diminuirá a sua estatística de Strength necessária. Ou, mais precisamente, aumentará a sua própria Strength efetiva em 50%.

Isto é incrivelmente útil quando obténs uma espada ou machado grande com um requisito ridículo de STR. Se for 50% maior do que a tua STR atual, equipa a arma e usa-a com as duas mãos e terás acesso total aos seus benefícios.

Podes saber o valor dos teus pacotes de Runas se os tentares vender

Não sei porque é que a From Software não trouxe de volta a capacidade de ver quantas Runas estão contidas nos pacotes que encontras. Sabe-se lá o porquê, Elden Ring não tem uma maneira fácil de mostrar o valor dos pacotes de runas.

A menos, é claro, que decidas vendê-los a um comerciante ou ferreiro. Ao fazeres isso, verás quanto receberás por cada um, que é o seu conteúdo de runas.

Na verdade, não precisas de vendê-los para descobrir, basta clicares no menu "vender" e ver os preços listados para cada pacote de runas que possas ter. Se fizeres isso com bastante frequência, perceberás rapidamente o valor de cada um.

Resolver quebra-cabeças de pintura é mais fácil do que pensas

Mais um mistério para adicionar à longa lista de Elden Ring é o que chamaremos de quebra-cabeça de pintura. Ao explorares o mundo, encontrarás essas belas recriações de cenas na vasta paisagem do jogo.

Quando interagires com a pintura, vais pegar nela e ficará na guia Informações no teu inventário. Podes voltar e olhar para a cena e tentar descobrir qual o local está a ser retratado e de que ângulo.

Mas o que podes não perceber é que o teu objetivo é descobrir de onde foi pintado, não o local real que está a ser retratado. Por outras palavras, é como se fosses tu o pintor da cena – o que é muito mais simples do que tentar adivinhar qual o objeto na tela.

Resolver cada um desses quebra-cabeças de pintura concede-te itens únicos, e saberás que estás no lugar certo quando vires um fantasma do pintor sentado na sua cadeira na natureza a apontar para a cena que pintou.

Podes encontrar facilmente partes do mapa para cada nova área

Dependendo da forma como exploras Elden Ring, pode levar horas, se não dias, para encontrar a parte específica do mapa para a região em que estás atualmente.

Elden Ring diz subtilmente onde podes encontrá-los, no entanto. Se abrires o teu mapa, verás ícones com umas sombras de estruturas semelhantes a monólitos, que são as mesmas onde as peças do mapa podem ser encontradas. Se fores direto para lá, poderás começar a tua aventura com o mapa da área em mãos.

Isso nem sempre acontece imediatamente quando entras numa nova zona, por isso, continua a consultar o teu mapa para veres se um monólito solitário está a chamar pelo teu nome.

Inimigos com olhos dourados concedem mais Runas

Outra mecânica interessante em Elden Ring é o facto de que certos inimigos às vezes soltam mais runas quando derrotados – quatro a cinco vezes, para ser exato. Isto pode acontecer com qualquer inimigo aleatório, e não há como saber exatamente quais são.

Ao jogares, no entanto, notarás que um ou dois inimigos num grupo terão olhos dourados brilhantes. Prioriza esse inimigo, porque eles vão largar uma recompensa de Runas quando mortos.

Esmaga os botões para saíres de ataques de agarrar

Ao contrário da crença comum, Elden Ring realmente encoraja-te a apertar os botões no teu comando. Bem, pelo menos neste caso específico.

Certos inimigos têm ataques de agarrar não bloqueáveis, o que é padrão nos jogos da From Soft. Alguns deles duram vários segundos e causam bastante dano. Podes pensar que estás indefeso quando isto acontece, mas não é verdade.

Se apertares os gatilhos esquerdo e direito do teu comando, bem como os outros botões, escaparás do ataque de agarrar mais cedo. Claro que ainda vais sofrer dano, mas em menor quantidade.

Podes atacar em escadas, e os inimigos também

Elden Ring, como outros jogos Soulsborne, permite que te defendas ao subires ou desceres escadas. Mais uma vez, o jogo não diz isso, mas podes dar um murro ou um pontapé usando R1/RB (ataque leve) e R2/RT (ataque pesado), respetivamente.

Os inimigos também farão o mesmo se te apanharem a meio da subida, então não penses que estás completamente intocável em escadas. Muitos inimigos menores também não têm problemas em subir e descer para te atacar, o que é algo que todos nós tendemos a esquecer.

Existe alguma mecânica em Elden Ring que achas que os jogadores deveriam saber? Usa a caixa de comentários e iremos adicioná-la à lista!

Sobre o Autor

Jorge Salgado avatar

Jorge Salgado

Redactor

Fã de cultura pop, séries jogos animes. É o nosso noobie.

Comentários