Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

EA Sports FC 24 - um passo em frente, dois atrás

Copo meio cheio ou meio vazio?

Image credit: EA Sports
O novo nome pretende instalar uma nova era, mas o gameplay fluído e divertido surge envolto em demasiada familiaridade, desde visuais a mecânicas e erros, o que fragiliza o arranque. Os erros de animação e IA precisam ser resolvidos ou minimizados rapidamente.

EA Sports FC 24 é apresentado como o início de uma nova era, na qual a Electronic Arts livra-se do nome FIFA e começa a traçar um rumo a sós para o seu futebol digital. Através de inúmeras parcerias com ligas reais e atletas de alto gabarito, a EA Sports mantém o seu nome associado ao melhor futebol global e pretende representar isso nos seus relvados digitais.

Devo dizer que EA Sports FC 24 é um jogo divertido e dos melhores esforços da Electronic Arts nos melhores anos, mas herda demasiadas coisas do jogo anterior, ao ponto de sentirmos que estamos a jogar o mesmo título no sítio onde mais importa, no relvado. A nova interface simplificada e fácil de navegar é um forte esforço para criar uma nova imagem para uma nova era, mas o gameplay ainda te fará pensar no passado e assistirás a muitas das mesmas cenas, para sentir muita da mesma frustração e questionar da mesma forma e intensidade o tempo que passas a jogar.

Os esforços no Frostbite Engine resultam num jogo graficamente superior, com um grande nível de detalhe nos atletas e nas repetições, mas quando a câmara está tão afastada nem perceberás isso na maioria do tempo. Isto é uma analogia perfeita para EA Sports FC 24, por muito esforço feito por trás da cortina, o que está visível e palpável é demasiado familiar. Isto não é propriamente negativo, apenas o é quando também inclui erros e fraquezas.

Ver no Youtube

Ultimate Team

Começo pelo FUT pois é o modo mais popular de EA Sports FC 24, apesar de modos como Carreira revelarem atenção nestes meses de desenvolvimento, é fácil perceber que a EA Sports se focou a sério no FUT. O modo mais competitivo de EA Sports FC 24 conta com muito do que estava no anterior e algumas novidades, que para o bem e para o mal prometem marcar esta entrada numa nova era de futebol digital.

Momentos, Squad Battles, Rivals, Champions, Desafios de Construção de Plantel e as infames carteirinhas com o efeito Panini para te manter a jogar estão de volta, com uma abordagem magnífica ao conceito de serviço. A EA Sports pode ser criticada por muitas coisas, mas penso que ninguém a pode julgar pela forma como trabalha o serviço no sentido de tentar ao máximo que o jogador se mantenha ativo em EA Sports FC 24 todos os dias.

Diria até que o FOMO (a sensação que estás a perder algo quando não estás a jogar e te começas a sentir mal quando não estás a jogar) foi intensificado para novos patamares. Constantes recompensas que te fazem querer jogar mais um ou dois jogos para abrir uma nova carteira, com a esperança de receber um jogador que entra diretamente para a equipa e te faz sentir que, juntamente com ajustes na tática, te vai ajudar a ganhar mais partidas (o que te leva a jogar mais um ou dois jogos), cartas especiais que queres experimentar, moedas a ganhar para investimentos nas Transferências, e ainda desafios de construção de plantel para ganhar cartas disponíveis por tempo limitado, são mecânicas que foram afinadas de tal forma que o FOMO este ano está acima de tudo o que vi na EA Sports.

No meio disto surgem as Evoluções e as jogadoras femininas em FUT 24, novidades que prometem marcar o modo. FUT é futebol de fantasia, jogar com lendas ao lado dos melhores jogadores da atualidade, colocar mulheres no meio é subir essa fantasia para um novo nível. Apesar da reticência em ver uma mulher tentar ombrear com Van Dijk, é uma forma curiosa de expandir o modo. Tens imensas jogadoras divertidas de usar e que prometem dar que falar ao longo dos próximos meses.

As Evoluções estão entre os mais intrigantes conceitos vistos em FUT, a possibilidade de pegar numa carta e ativar uma evolução alcançada ao cumprir objetivos. Quanto mais poderosa, mais exigente será a evolução, mas a possibilidade de pegar numa carta Bronze de 63 para a evoluir até 80, por exemplo, é um conceito que desperta curiosidade. Imagina que desta forma poderás criar uma Inform, equivalente a uma Team of the Week, sem gastar dinheiro ou depender da sorte nas carteirinhas.

Ver no Youtube

Carreira

O Modo Carreira está agora dividido no menu principal entre Treinador e Jogador, com um maior foco nas mecânicas que parecem inspiradas pelos RPGs, desde XP e habilidades que podes adquirir com os pontos obtidos ao executar as diversas tarefas. É um aparente refinar da experiência do ano passado e que cresce de forma natural com novas mecânicas e especialmente com os PlayStyles que tanta atenção receberam da EA Sports.

Seja como Treinador ou Jogador, terás novas funcionalidades e no caso do Jogador poderás com maior precisão traçar o teu estilo de jogo. Os PlayStyles permitem talhar o teu atleta ao teu gosto com maior detalhe e praticamente todos os sistemas destes modos foram refinados. Não é uma transformação ou uma revolução, não é como contratar um novo treinador para dar novo rumo à equipa, é manter o mesmo estilo de jogo e afinar as peças para engrandecer a forma como a equipa joga.

Esta análise foi feita após horas a jogar a versão PlayStation 5, que representa EA Sports FC 24 nas consolas de nova geração e PC, onde a EA Sports se esforçou para aumentar ainda mais o nível de personalização, facilidade de navegação nos menus e também expandir o leque de possibilidades para tornar tudo menos previsível. A chegada do agente que te propõe objetivos para perseguir melhores contratos ou outros clubes é um exemplo da tentativa de dinamizar de forma realista EA Sports FC 24.

Pelo outro lado, existem alguns detalhes a ter em conta. Não podes iniciar uma Carreira Jogador com uma mulher ou criar um avatar, tens de escolher entre um grupo pré-criado, e ainda não tens a possibilidade de jogar uma carreira online.

Ver no Youtube

Volta e Pro Clubs

Deixo aqui uma pequena menção para o Volta e Pro Clubs, com progresso partilhado e jogo cruzado para unir a comunidade, tal como já aconteceu com o Ultimate Team no jogo anterior, pois estes modos parecem verdadeiramente uma nota de rodapé. Volta foi reduzido ao mínimo e está muito longe do que foi visto na sua chegada, talvez a sua popularidade justifique reduzir a atenção que recebe, mas é pena ver que um modo divertido e de boa escala foi reduzido desta forma.

Se vais apostar nestes modos, espera novidades relacionadas com os esforços feitos a nível geral (gameplay, cross-play e nova interface), mas não esperes nada de específico.

Atual gameplay e inevitáveis alterações

Se acompanhas o futebol virtual da EA Sports sabes que o atual estado do gameplay desaparecerá em breve, pelo menos parte dele. A fluidez do jogo, que acaba por divertir e sentir que tudo corre com grande dinamismo, é um ponto que devia funcionar a seu favor, mas quando isso significa uma ausência quase total na diferenciação da velocidade para quem realmente é veloz, sabes que algo está mal e pronto para ser ajustado. Existem muitos erros que precisam ser corrigidos, desde a inteligência artificial às animações ou colisões. EA Sports FC 24 ainda tem muito caminho pela frente.

É fácil ver as horas a passar enquanto jogas EA Sports FC 24 com os amigos, até mesmo no Ultimate Team, nas Squad Battles ou Rivals, mas também sentirás facilmente que estás a tolerar erros e falhas que não deviam estar presentes. A sensação que a IA falha demasiadas vezes em trocar entre animações parece estar a afetar os jogos de desporto da EA Sports (também sinto isto em Madden NFL 24), o que afeta a diversão com os jogos.

Estes pequenos problemas juntam-se para reduzir a consistência do gameplay e a robustez da proposta que EA Sports FC 24 tem para ti. Se tivermos em conta que, inevitavelmente num jogo anual, muito do que verás à tua frente é incrivelmente familiar com FIFA 23 (desde animações, ao comportamento dos guarda-redes e lances eficazes), será fácil começar a sentir que não é realmente uma nova era, mas apenas o nome.

Ver no Youtube

Conclusão

EA Sports FC 24 apresenta o melhor gameplay dos últimos anos, numa fase inicial de um jogo de futebol da EA, mas a fluidez do gameplay e o gosto que retiras dele chega manchado por diversos parâmetros que facilmente vão dividir a comunidade. A rapidez do gameplay remove a sensação de diferencial de velocidade nos jogadores que realmente são velozes, os erros da inteligência artificial, animações e sistema de colisões, sem falar no comportamento errático dos guarda-redes e a forma como os valores dos jogadores no Ultimate Team variam loucamente de jogo para jogo, fazem com que o bom seja assolado por diversos problemas. Se juntarmos a isto a elevada sensação de familiaridade, EA Sports FC 24 não é a vitória incontestável que se desejaria.

Prós: Contras:
  • A qualidade gráfica consegue momentos muito bons
  • Gameplay fluído e divertido, fácil de pegar e jogar
  • Nova interface permite grande rapidez de navegação
  • Enquanto serviço, o modo FUT agarra-te com mais força
  • Erros no serviço nestes primeiros dias
  • Problemas na IA, animação e no sistema de colisões entre jogadores

Read this next