Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

EA Sports FC 24 está melhor onde interessa

Hypermotion, maior realismo e gameplay melhorado.

EA Sports Football Club 24 representa o início de uma nova era e a companhia revelou o jogo ao mundo com uma forte mensagem: temos a mesma dedicação à autenticidade e não precisamos da FIFA para nada. Pelo contrário, a EA Sports diz que livres dessa parceira podem agora aceitar outras parceiras e isto resultará em diversos conteúdos para FC24 ao longo da temporada. Apesar da mudança de nome, o foco na autenticidade construído com três elementos chave como alicerce é o que a companhia tem para apresentar este ano.

A convite da EA Sports, tivemos a oportunidade de jogar FC24 e falar com alguns dos principais criativos sobre o que estiveram a preparar não apenas ao longo destes últimos meses, mas sim também ao longo destes anos. Sim, já se tornou cliché criticar a EA Sports por preguiça e sugerir que nada fazem, mas a tecnologia aqui presente e as evoluções não surgem como fruto do acaso. Existem investigação e esforço, mesmo que o lado comercial dite que é preciso focar nas facetas que geram mais receita.

É um dilema, equilibrar um jogo de futebol que precisa agradar a milhões de jogadores casuais, incluindo crianças, com o desejo de outros jogadores por um elemento competitivo e capaz de te agarrar meses a fio. Também escutamos as principais novidades preparadas pela EA Sports e poderás ler em seguida o que foi revelado.

Sam Rivera, produtor sénior, afirma que este é o maior salto em termos de realismo jamais visto de um jogo para o próximo numa série de desporto e destaca tecnologias como Hypermotion V, o Frostbite Engine e a parceria com a OPTA para assegurar as mais fieis estatísticas dos jogadores.

Ver no Youtube

A tecnologia Hypermotion V (Volumetric), PlayStyles e Frostbite são os três pilares de FC24 e isto permite recriar jogador como único, com o seu estilo de jogo. Ao combinar anos de investigação, o mundo real é recriado de forma mais fiel no digital, com a captura volumétrica para movimentos mais realistas. A parceria com a OPTA para os PlayStyles que permitem evidenciar e diferenciar os jogadores e as melhorias no Frostbite para melhores gráficos são os destaques.

Hypermotion V e inteligência artificial

  • A partir de vídeo, podem criar animações para o jogo, sem recorrer a fatos de captura com atletas no estúdio
  • Agora, podem capturar os melhores jogadores do mundo a competir ao melhor nível e recriar no jogo com grande rapidez
  • 1.8 mil milhões de dados de animações analisados com uma velocidade sem rival
  • A máquina analisa as animações, até os mais pequenos movimentos, para recriar no jogo
  • Full Team Volumetric Motion - detalhes minuciosos recriados de uma forma sem rival, até animações vistas uma só vez e que recriam grandes momentos das melhores partidas da realidade
  • AI Mimic- a inteligência artificial ajuda a recriar movimentos e a forma de correr específica de jogadores como Haaland. O trio Foden, Haaland e Grealish a correr lado a lado evidencia a diferença, a postura, movimento dos braços e até a inclinação do corpo estão diferentes e são detalhes que podem escapar a muitos
  • AceleRATE 2.0 - 7 tipos de corrida e aceleração que diversificam a mecânica
  • AI True Flight - mecânicas de movimento da boa ganham mais realismo através de físicas criadas com a ajuda da inteligência artificial
  • Kinect Physical Play - confrontos pela bola mais credíveis e com animações melhoradas
  • AI Hands - nova tecnologia que analisa os movimentos das mãos para comportamentos mais realistas
  • PlayStyles

    • Cada jogador terá o seu estilo graças à parceria com a OPTA
    • Refrescar a experiência de jogo com novas ferramentas para sensação distinta
    • Habilidades específicas e formas de estar no relvado que vão além das estatísticas
    • PlayStyles+ estarão ao alcance dos melhores atletas e a diferença será perceptível: Trickster, Dead Ball, Power Header, Power Shot, Speed Dribbler, Block
    • Existem 34 PlayStyles em 5 categorias e as versões +, alguns deles são Explosive, Controlled Explosive e Lenghty
    • Funcionalidades Extra do Gameplay

      • Passe de precisão com curva para maior controlo no passe
      • Dribble em corrida controlado, permite manter a bola perto do pé e correr mais rapidamente em pequenos intervalos
      • Toque de Dribble em esforço, um toque esforçado para tentar evitar um adversário e o corte
      • Cortes de posse são cortes que mantém a bola perto do pé de quem corta e apenas está ao alcance dos melhores defesas
      • Resposta no remate foi melhorada para poupar frames e tornar o gameplay mais competitivo
      • Skill Moves - existem 5 novos que recriam movimentos efetuados pelos melhores atletas na vida real
      • Melhorias no Frostbite Engine

        O Frostbite Engine foi melhorado com tecnologias como a SAPIEN, GPU Cloth que em conjunto com as melhorias na iluminação e novas cutscenes para os principais momentos pretendem elevar a recriação do futebol real com autenticidade:

        • SAPIEN permite analisar músculos específicos para perceber quando estão em esforço e quando relaxam. São dados científicos e com grande precisão na leitura da anatomia humana para recriar com um incrível nível de realismo os movimentos e esqueletos dos jogadores.
        • A SAPIEN permite movimentos mais autênticos em partes do corpo como ombros, por exemplo, corpos recriados com maior realismo e distinção.
        • GPU Cloth torna mais realista o movimento das roupas na reação aos movimentos dos corpos e este nível de detalhe está sempre relacionado com o gameplay.
        • Iluminação - GTAO é uma forma de iluminação global que acrescenta detalhe e profundidade ao relvado e jogadores. Nas bancadas também será perceptível e nos estádios, através das luzes que iluminam jogadores e adeptos.
        • Experiência Matchday Engrandecida - novos menus acompanhados por cenas que recriam a atual experiência de assistir a uma partida. Os jogadores no túnel, aquecimento com os jogadores a passar a bola, balneários e até os especialistas a comentar.
        • Intros Dinâmicas nas Partidas - Uma pequena cinemática contextualizada com a partida e são breves, pensadas para aumentar a intensidade da partida. No Ultimate Team terás estas intros para as partidas altamente importantes, com os adeptos a segurar os telemóveis para capturar momentos de grande relevo.
        • Hypermotion Insight Overlays - a EA Sports mostrará estatísticas em grande detalhe e dinamismo, como os últimos 5 remates, trajetórias, principais zonas do relvado onde a bola é mais disputado, jogadores mais cansados e outros
        • Super Saves - após as repetições dinâmicas do ano passado, agora tens repetições para as principais defesas, aqueles momentos de levantar o estádio protagonizado pelos guarda-redes
        • Áudio Além da Transmissão Melhorado - os sons que ouves das bancadas serão mais dinâmicos e com contexto maior na partida. Se jogas fora, terás menos adeptos a apoiar e escutarás muito menos apoio, pelo outro lado, serás assobiado com intensidade se marcas fora de casa.
        • Image credit: EA Sports

          A EA Sports passou mais de 5 anos a estudar, investigar e desenvolver algumas destas tecnologias, especialmente a Sapien e a Hypermotion (especialmente a a captura de movimentos a partir de vídeos pela IA para recriação rápida no jogo) e apesar do futebol no relvado digital parecer muito familiar, pegar no comando revela que existem ajustes que corrigem muitos dos principais problemas com FIFA 23.

          Precisamos passar mais tempo com o jogo, mas a primeira impressão foi muito positiva. Os PlayStyles ajudam a diferenciar os maiores craques, os jogadores reagem de acordo com a sua posição (Rúben Dias é um defesa forte e terá maior facilidade em ganhar confrontos, mas Mbappé é mais ágil e veloz, por exemplo), e foi isso que mais agradou, a forma como parecem diferenciadas as diversas posições.

          A versão que jogámos ainda tem alguns problemas e comportamentos que preferíamos não ver, mas no geral, já parece um jogo mais divertido do que o anterior. Especialmente na forma como diferencia os jogadores e te convence que um defesa se porta como um defesa e um médio como um médio.

          EA Sports FC24 chegará a 22 de setembro e há uma forte possibilidade de termos uma demo antes disso. Até lá, ficaremos atentos para ver como está o jogo após este charme inicial.

Read this next