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EA não te quer sugar todos os tostões com as micro-transacções

Companhia procura suavizar a controvérsia.

Blake Jorgensen, CFO da Electronic Arts, disse que a companhia não quer sugar todos os tostões aos jogadores, mesmo que esteja a incluir Passes de Temporada, subscrições e micro-transacções nos seus videojogos. Apenas quer oferecer possibilidades que se ajustam a cada jogador.

"As nossas equipas responsáveis pelos jogos estão a pensar em tudo, 'Qual o modelo indicado para manter o jogador interessado, para divertir mesmo o jogador por muito tempo?' Quando pensas nisso, não se trata de económicas; as económicas vêm depois. Podem existir múltiplos modelos para incentivar as pessoas."

O exemplo mais claro para a EA é o mais recente Madden cujo modo Ultimate Team, que permite que as pessoas comprem jogadores com dinheiro real, provou ser de tal forma um sucesso que os jogadores passam um ano em torno do jogo ao invés de meses. "Queremos dar ao consumidor um grande valor pelo seu dinheiro para os manter activos em algo que amam."

"A forma fundamental como nós, enquanto companhia, pensamos nas micro-transacções e subscrições é em torno do incentivo. Como podemos incentivar o consumidor pelo maior tempo possível? Nos velhos tempos, as pessoas jogavam Madden por alguns meses e depois paravam. Quando a Super Bowl terminava, eles desapareciam por completo. Hoje, com o Ultimate Team, não o largam durante 12 meses, até ao início da nova temporada.

Os jogos da EA estão a gerar receitas de diversas formas e também em FIFA o modo Ultimate Team tem sido um sucesso. O importante para a EA é dar ao jogador formas de se manter envolvido com os seus jogos por muito mais tempo. Seja comprando um jogo que receberá novos conteúdos no futuro, comprando novos conteúdos, subscrições ou claro, as micro-transacções.

No entanto, Jorgensen reconhece a controversa imagem das micro-transacções. "Penso que os consumidores estão fatigados da sensação de lhes estarem a sugar todos os tostões a toda a hora. Muitos jogos mobile não permitem que te divirtas a não ser que pagues por isso. Estamos a procurar novos modelos para aliviar a fatiga actual."

"Alguns podem ser subscrições mas outros podem simplesmente chegar como diferentes formas de jogar os jogos ao longo do tempo para que não sintas que te estão sempre a pedir dinheiro."

Enquanto jogos como Need for Speed ainda não receberam conteúdos adicionais pagos, Star Wars Battlefront anda envolvido em controvérsia devido ao seu Passe de Temporada de €50.

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Bruno Galvão

Redator

O Bruno tem um gosto requintado. Para ele os videojogos são mais que um entretenimento e gosta de discutir sobre formas e arte. Para além disso consome tudo que seja Japonês, principalmente JRPG. Nós só agradecemos.

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