Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

"E3 2022" - todas as datas, horários e conferências anunciadas até agora

Sony, Xbox, Bethesda.

Numa reviravolta bastante surpreendente, a E3, um dos eventos mais aguardados e populares no mundo dos videojogos, foi cancelado este ano, quer a sua vertente presencial, quer a sua vertente virtual. Mas isso não quer dizer que não vão existir conferências durante este verão.

A maioria das conferências vai ainda assim decorrer como de costume - o que significa que vamos poder assistir à E3 em tudo, menos no nome. Portanto, não fiques dececionado com este cancelamento, pois as revelações e trailers não deverão faltar.

Neste guia, vamos então fazer um apanhado de todas as conferências que estão agendadas para este verão, para que não percas o fio à meada. Podes ver já a seguir uma tabela com todas elas, seguidas por uma explicação individual mais detalhada.

Conferência E3DataHora (Lisboa)Hora (Brasília)
Sony State of PlayQuinta, 2 de junho23:0019:00
Summer Game Fest 2022Quinta, 9 de junho19:0015:00
Upload VR ShowcaseQuinta, 9 de junho16:0012:00
Netflix Geeked Week: GamesSexta, 10 de junho18:0014:00
Tribeca Games SpotlightSexta, 10 de junho20:0016:00
Guerrilla CollectiveSábado, 11 de junho16:0012:00
Wholesome Games DirectSábado, 11 de junho17:3013:30
Future Games Show 2022Sábado, 11 de junho20:0016:00
Xbox + Bethesda Games ShowcaseDomingo, 12 de junho18:0014:00
PC Gaming Show 2022Domingo, 12 de junho20:3016:30
Capcom Showcase 2022Segunda, 13 de junho23:0019:00

Sony State of Play - Quinta-feira, 2 de junho

  • Portugal (Lisboa) - 23:00
  • Brasil (Brasília) - 19:00

Tal como os rumores indicavam, a Sony vai de facto ter uma State of Play em junho, uma semana antes das restantes conferências.

Embora pouco tenha sido revelado sobre o evento, de acordo com o blog da PlayStation, ela durará quase 30 minutos e cobrirá uma série de atualizações e anúncios. Isso inclui 'revelações dos nossos parceiros third-party, além de uma prévia de vários jogos em desenvolvimento para o PlayStation VR2'.

A última State of Play ocorreu em março deste ano e podes ver um resumo de todos os anúncios já a seguir, que inclui um novo trailer de Ghostwire: Tokyo, The DioField Chronicle da Square Enix e muito mais.

Summer Game Fest - Quinta-feira, 9 de junho

  • Portugal (Lisboa) - 19:00
  • Brasil (Brasília) - 15:00

A próxima conferência é o Summer Game Fest - a mostra organizada por Geoff Keighley que deverá ser um dos destaques deste ano.

Assim como no ano passado, o Summer Game Fest é agora uma mostra única em vez de várias revelações espalhadas por vários meses - e contará com anúncios de várias grandes editoras, que serão reveladas mais perto da hora - mas para teres uma ideia daquilo que te espera, no ano passado vimos Death Stranding's Director's Cut, Jurassic Evolution 2 e a tão esperada re-revelação de Elden Ring. As expectativas estão altas!

Após o evento tens o Day of the Devs - que valerá a pena assistir com base na exibição do ano passado.

Geeked Week 2022: Games - Sexta-feira, 10 de junho

  • Portugal (Lisboa) - 18:00
  • Brasil (Brasília) - 14:00

A Geeked Week da Netflix - que promete "revelações de elenco, surpresas de talentos, estreias de trailers, sneak peeks e anúncios" em mais de 60 projetos da Netflix - termina com uma mostra específica de jogos na sexta-feira, aterrando perfeitamente na época alta dos anúncios.

Já sabemos de algumas revelações agendadas para este ano - com a série animada de Cyberpunk 2077 a ser exibida pela primeira vez, juntamente com vislumbres da nova série de Resident Evil e da segunda temporada de The Cuphead Show.

Esta é a programação para a Geeked Week da Netflix:

  • The Cuphead Show!
  • Sonic Prime
  • Dota: Dragon's Blood
  • Tekken: Bloodline
  • Mais de 10 jogos da Netflix, incluindo Lucky Luna, Poinpy e La Casa de Papel

Tribeca Games Spotlight - Sexta-feira, 10 de junho

  • Portugal (Lisboa) - 20:00
  • Brasil (Brasília) - 16:00

Ao contrário de muitas outras conferências, conta com menos anúncios e surpresas e mais com "uma mostra de jogabilidade exclusiva e entrevistas criativas" das seleções oficiais deste ano do Tribeca Games Spotlight; isto inclui:

  • A Plague Tale: Requiem
  • Cuphead: Delicious Last Course
  • American Arcadia
  • As Dusk Falls
  • Immortality
  • Oxenfree II
  • The Cub
  • Thirsty Suitors
  • Venba

Num ano em que grandes revelações das editoras são incertas, saber que vamos ter um olhar aprofundado aos jogos acima é muito apelativo - e deve ser uma boa forma de passar a sexta à noite.

Guerrilla Collective - Sábado, 11 de junho

  • Portugal (Lisboa) - 16:00
  • Brasil (Brasília) - 12:00

De regresso pelo terceiro ano, o Guerrilla Collective agora está focado numa única transmissão no sábado, com o Wholesome Games Direct, também focado em indies, a ser exibido logo de seguida.

Poucos detalhes foram confirmados até agora, além de "alguns exclusivos e revelações de jogos" - com anos anteriores a contar com o lançamento no acesso antecipado de Baldur's Gate 3, uma primeira olhada à versão Steam de Dwarf Fortress e um novo olhar ao reboot de System Shock.

Wholesome Games Direct - Sábado, 11 de junho

  • Portugal (Lisboa) - 17:30
  • Brasil (Brasília) - 13:30

Um dos melhores destaques da E3 é o Wholesome Direct - uma mostra de jogos "animadores, atenciosos, compassivos e aconchegantes".

Mais de 100 jogos serão exibidos - incluindo Coffee Talk Episode 2, Mail Time e SCHiM - com novas revelações de jogos planeadas, bem como jogos lançados durante o próprio show.

Future Games Show 2022 - Sábado, 11 de junho

  • Portugal (Lisboa) - 20:00
  • Brasil (Brasília) - 16:00

De regresso para uma terceira E3, o Future Games Show oferece uma missão mais ampla do que a sua conferência irmã, o PC Gamer Show, concentrando-se mais em indies de consolas, PC e mobile.

Poderás contar com a presença de 40 jogos como Team 17, Thunderful e Amanita Design, bem como "várias estreias mundiais".

Assiste à transmissão do Future Games Show do ano passado:

Xbox + Bethesda Games Showcase - Domingo, 12 de junho

  • Portugal (Lisboa) - 18:00
  • Brasil (Brasília) - 14:00

Tendo recentemente adiado Starfield e Redfall para 2023, a Xbox e a Bethesda agora têm uma enorme lacuna a preencher no final deste ano.

Então, o que sabemos até agora? Com base num leak recente que revela estar de chegada à Xbox One, é possível que o próximo Forza Motorsport marque presença.

Há rumores de que Halo Infinite vai receber um modo battle royale no final do ano - o que pode ser um impulso para um jogo que está a começar a ver a sua comunidade a ficar "sem paciência" com o pós-lançamento - e esta transmissão é o lugar perfeito para mostrá-lo.

Da Bethesda, pelo menos, contámos ver algo relacionado com Starfield e ainda teasers para títulos futuros; jogos como Fallout 5 e Elder Scrolls 6 ainda estão a muitos anos de distância de serem lançados - pelo que não devem aparecer.

Além disso, ainda há muitos outros projetos em produção de vários estúdios da Xbox - Fable da Playground e The Outer Worlds 2 da Obsidian entre eles - e podemos esperar notícias de muitos, muitos títulos que chegarão Xbox Game Pass no primeiro dia.

PC Gaming Show 2022 - Domingo, 12 de junho

  • Portugal (Lisboa) - 20:30
  • Brasil (Brasília) - 16:30

Agora um elemento regular na programação da E3, o PC Gaming Show completa a noite de domingo com a sua mistura de prévias detalhadas e novas revelações.

Há mais de 45 jogos planeados - incluindo Arma 4, Immortality (o próximo jogo do produtor de Her Story, Sam Barlow), Half-Life: Alyx: Levitation, Victoria 3 e Warhammer 40L: Space Marine 2, e novas revelações da Klei Entertainment e outra da 11 Bit Studios.

Muito por que esperar, então - e sim, os favoritos dos fãs Sean Day[9] Plott e Mica Burton estarão de regresso como anfitriões.

Capcom Showcase 2022 - Segunda, 13 de junho

  • Portugal (Lisboa) - 23:00
  • Brasil (Brasília) - 19:00

A Capcom anunciou uma transmissão especial de 35 minutos que fará parte deste início de verão repleto de anúncios na indústria dos videojogos.

Com Resident Evil 4, Street Fighter 6, Pragmata, Exoprimal, Monster Hunter Rise Sunbreak, Capcom Fighting Collection e Resident Evil Village VR no forno, a Capcom certamente tem muito do qual falar. O alinhamento concreto ainda não foi revelado mas deverá acontecer brevemente.

A Capcom confirmou que o foco será aprofundar jogos já anunciados, não são esperadas revelações de novos jogos, mas sim detalhes adicionais de projetos em curso que já conhecemos.

Onde estão as conferências 'E3 2022' da Ubisoft e da Nintendo?

A Ubisoft não terá o seu habitual evento de verão em 2022, uma vez que decidiu mudar de planos e não seguirá a tradição.

Um representante da companhia confirmou ao Axios que em 2022 a Ubisoft não terá evento de verão e optou por se focar numa amostra de videojogos que será apresentada mais tarde no atual ano.

A Nintendo, no entanto, não confirmou ainda se vai realizar ou não o seu habitual Nintendo Direct mas, tendo em conta que um dos seus jogos mais aguardados - a sequela de Zelda: Breath of the Wild - é possível que apresente algo durante o verão.

De qualquer das formas, caso surjam novas informações, iremos logo atualizar este guia.

Sobre o Autor

Jorge Salgado avatar

Jorge Salgado

Redactor

Fã de cultura pop, séries jogos animes. É o nosso noobie.

Comentários

More Artigos

Artigos mais recentes