Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

É preciso ser fã de Harry Potter para jogar Hogwarts Legacy?

Confere o nosso veredito.

Hogwarts Legacy é o tema do momento, com o jogo a ser uma mega sucesso, bem recebido pela crítica especializada mas também pelo público, tendo já batido recordes de visualização no Twitch.

De facto, depois de tanto hype e de tanto esperarmos pelo jogo, é bom saber que Hogwarts Legacy faz jus ao universo onde se inspira, recriando o mundo de Harry Potter ao mais ínfimo detalhe e proporcionando dezenas de horas de diversão mágica. Caso queiras saber mais sobre o jogo, o nosso conselho é que dês uma espreitadela à nossa análise do jogo.

No entanto, há uma questão que poderá pairar na cabeça de muitos jogadores - caso não sejam fãs de Harry Potter, vale a pena jogar Hogwarts Legacy? Tentaremos responder a essa questão ao longo do artigo.

Ver no Youtube

É preciso ser fã de Harry Potter para jogar Hogwarts Legacy?

Comecemos pela parte mais fácil. Se fores fã de Harry Potter, seja em que medida for, terás mesmo de jogar Hogwarts Legacy. Desde o mais louco "potterhead" ao fã mais comedido, existem imensas referências não só aos filmes mas também aos livros, que não passarão despercebidas aos jogadores mais atentos.

Existe uma razão para, na minha análise, ter apelidado Hogwarts Legacy de "best of de Harry Potter". Existem localizações icónicas que foram praticamente copiadas dos filmes - como o Grande Salão, o viaduto, o estádio de Quidditch ou o ancoradouro junto ao lago - mas existem outras que nunca chegaram a sair das páginas do livro, como a cozinha dos elfos ou a sala de aula de História da Magia.

Uma história inteiramente original

Caso não estejas de todo familiarizado com Harry Potter, também não existe problema nenhum e tens a possibilidade de desfrutar ao máximo do jogo.

Em primeiro lugar, a história do jogo é inteiramente nova, em nada relacionada com a aventura de Harry Potter ou de Newt Scamander na saga Monstros Fantásticos. Claro está, existem referências que poderão passar-te ao lado por não estares familiarizado com o lore da saga mas, de uma forma geral, não terás dificuldade em assimilar a narrativa geral.

Para além disso, a narrativa do jogo salta constantemente entre o ternurento e mágico para o sombrio e macabro, o que representa perfeitamente a atmosfera da saga original. Existem várias reviravoltas, muitos mistérios e todos os ingredientes de uma boa história.

Um mundo belo e gigante

Como se uma boa história não fosse o suficiente, tens ainda um gigantesco mundo aberto pronto a ser explorado. Estamos a falar de uma Hogwarts inteiramente explorável, uma Hogsmeade repleta de missões e múltiplos vilarejos espalhados pelo mapa.

Hogwarts Legacy não inventa a roda, mas aplica-a perfeitamente ao universo de Harry Potter. Viagem rápida? No jogo, usas o Floo Powder. Deslocar-te rapidamente pelo mapa? No jogo, usas uma vassoura ou uma criatura mágica. Crafting? No jogo, podes criar poções com efeitos especiais.

E mesmo que estejas a ter dificuldade com estas mecânicas, o jogo é muito benevolente e dá-te a mão ao longo de toda a tua aventura (bem, no meu caso específico, só não o fez num determinado momento particularmente aborrecido). Sabes sempre o que tens de fazer, para onde ir e o que precisas, pelo que nunca te sentes inteiramente perdido caso não estejas muito por dentro do mundo dos videojogos.

Ver no Youtube

Muitas missões

Por fim, existem muitas missões diferentes espalhadas por todo o mapa. Para além da história principal, que te vai ocupar cerca de 30 horas, tens ainda uma plenitude de tarefas à tua espera, incluindo campos de bandidos, Merlin Trials, missões secundárias, criaturas para capturar, Ancient Magic Hotspots, entre muitas outras.

Ou seja, existe muita variedade de missões que vai agradar a todo o tipo de jogadores, quer prefiram puzzles, combate, exploração ou uma mistura de todos.

Só existe um tipo de pessoa que não vai gostar de Hogwarts Legacy

Para concluir este artigo, só existe um tipo de pessoa que não vai gostar de Hogwarts Legacy: aqueles que pura e simplesmente não gostam de Harry Potter. Se tentaste assistir aos filmes ou ler os livros e não foram do teu agrado (o que é inteiramente legítimo), é provável que este jogo não seja para ti.

Hogwarts Legacy respira magia e Harry Potter em cada canto; caso não gostes deste universo, será um pouco mais complicado gostares do jogo. No entanto, também sugiro que experimentes por ti próprio e, quiçá, poderás até acabar por te divertires, já que se trata de um jogo francamente bom!

Já jogaste Hogwarts Legacy? Qual é o teu veredito? Não te esqueças de consultar o nosso artigo sobre as funcionalidades PS5 de Hogwarts Legacy!

Read this next