Skip to main content

Dualsense Edge - Perto da perfeição

Mas não é fácil de recomendar.

Desde 2022 que a PlayStation tem apostado mais no hardware e acessórios da PlayStation 5. Um exemplo disso é a linha de headsets e monitores Inzone, que foram desenhados para funcionar perfeitamente com a sua consola. Recentemente, a marca também lançou o Dualsense Edge, uma versão melhorada do comando original da PS5, com funcionalidades extra.

Este tipo de comandos não são novidade. Marcas como a Razer, Scuf, e Nacon já lançaram múltiplos comandos para as consolas da Sony com funcionalidades extra, como botões adicionais na parte traseira, perfis personalizáveis, e gatilhos com bloqueadores de distância. Mas o Dualsense Edge é um produto oficial, e como tal, a expectativa é que seja o melhor de todos.

Dualsense Edge | O melhor comando da PS5?

O novo comando tem múltiplas vantagens. Preserva o design do comando original, logo, não existe um período de habituação. Está também integrado no software da PS5 e podes personalizar os botões, a sensibilidade e resposta dos analógicos, e outras opções, sem sair do jogo. Para isso, basta carregar nos botões adicionais (fn) por debaixo dos analógicos. É fácil e rápido. Podes ainda criar múltiplos perfis (até 30 por utilizador), mas apenas quatro podem estar gravados no comando.

Na embalagem, para além do comando, está incluída uma bolsa de transporte (que tem um orifício para recarregares o comando enquanto está lá dentro), três conjuntos de analógicos, dois conjuntos de paddles para a parte traseira, um comando USB-C, e um bloqueador para o cabo (para não sair do comando de nenhuma maneira). A bolsa de transporte é um toque atencioso, visto tratar-se de um comando de categoria profissional e que, em teoria, será transportado de um lado para o outro para torneios e competições.

Ver no Youtube

Só serve para jogos competitivos?

O Dualsense Edge serve para qualquer jogo. Remapear botões frontais para os paddles traseiros dá jeito, traz mais conforto, e permite reações mais rápidas porque não precisas de estar a mexer constantemente o polegar. Por exemplo, em jogos como Returnal e God of War podes colocar atribuir a função de desviar a um dos paddles traseiros, o que liberta o trabalho todo que tinhas de fazer previamente com o polegar.

Em jogos competitivos, sobretudo jogos de tiro, as vantagens são as mesmas. O grande atrativo é ter uma vantagem que a maioria dos outros jogadores não tem. Através dos paddles traseiros fica mais fácil fazer duas coisas ao mesmo tempo, como saltar ou ficar a rastejar em casos como Call of Duty. Portanto, sim... existem vantagens competitivas. Mais do que isto, também podes personalizar a resposta dos analógicos para serem mais precisos e até alterar fisicamente a sua altura (com os pares extra incluídos na embalagem).

Quanto tempo dura a bateria do Dualsense Edge?

É o ponto fraco do comando. Se achas que a bateria do Dualsense normal não é nada especial (dura entre 7 a 9 horas), então prepara-te para ficar desiludido. A bateria do Dualsense Edge é mais pequena, logo dura menos. Tal como Dualsense, vai depender da intensidade dos gatilhos adaptativos, feedback háptico, e intensidade da iluminação, mas com tudo no máximo, vais ter 6 horas na melhor das hipóteses.

Por um lado, a questão de bateria num comando desta natureza não é tão importante porque, afinal, é melhor jogar com fio para ter menos latência (isto é um facto). Mas por outro, é um comando premium, com um preço avultado, e que deveria ser melhor do que o Dualsense normal em todas as situações, incluindo a duração da bateria. Já com a bateria mais pequena, o Dualsense Edge pesa 325 gramas, consideravelmente mais do que o Dualsense normal, que pesa 281 gramas. Vais sentir este peso adicional quando pegares no comando.

Tem um engenho para combater o drift do analógico

A parte frontal do Dualsense Edge pode ser removida puxando uma pequena patilha na parte de trás. Feito isto, os analógicos ficam expostos e é possível retirar a peça inteira. É um sistema pensado para combater o desgaste da peça e problemas como o drift. A ideia é esta: em vez de comprares um comando novo, podes simplesmente trocar por ti próprio o analógico. O problema é que um analógico para o Dualsense Edge tem um preço excessivo: custa 24,99 euros em Portugal. Tendo em conta o preço do comando, pelo um menos um analógico de substituição poderia vir incluído.

Deves comprar o Dualsense Edge?

Tem boas funcionalidades, mas acho que a maioria dos jogadores não precisam delas. E também há que colocar as coisas na balança. Apesar da qualidade inegável do comando e das suas características, não senti que vale 3 vezes mais do que um Dualsense normal. Com um preço mais terra-a-terra, era uma recomendação mais fácil. Além disso, apesar do comando funcionar no PC, senti falta de um software oficial da PlayStation semelhante ao que existe na consola, onde poderia personalizar as funções dos botões e as restantes opções.

Prós: Contras:
  • Design e qualidade de construção
  • Analógicos com bloqueadores
  • Dá para trocar os paddles e analógicos
  • Integração no software da PS5
  • Dá vantagens em jogos single e multiplayer
  • Bolsa de transporte
  • Custa 3x mais do que um Dualsense
  • A bateria dura ainda menos
  • Falta de software oficial para PC

Lê também