Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Dragon Ball Z: Budokai Tenkaichi 2

Análise a Dragon Ball Z: Budokai Tenkaichi 2

Um dos maiores fenómenos das televisões japonesas e não só… conquistou também o mundo das consolas. Ao que parece é uma fonte inesgotável de lucros para as editoras que vêm os seus jogos derivados do anime apreciados pelos imensos fãs do Saiyan. Falo de Goku, que volta à PlayStation 2 na sequela de DBZ: Budokai Tenkaichi.

Em 2005 a Spike construiu uma nova maneira de jogar Dragon Ball, e agora traz-nos DBZ: Budokai Tenkaichi 2, transportando para o jogo algumas das críticas mais directas a este. Penso que desta vez a editora esmera-se pois consegue oferecer uma jogabilidade tão cativante quanto impressionante desde a vista na terceira pessoa, ao fixar os adversários, estando este último mais afinado, não perdendo facilmente os oponentes de vista.

A câmara volta a estar por detrás do jogador mas desta vez segue os nossos personagens de forma mais permanente, acontecendo o mesmo com os ataques, de forma a dar-nos uma sensação que parece que estamos a assistir a um episódio real da série devido ao lado oculto que a câmara apresenta. Mais um factor positivo.

Os golpes e combos não sofreram grandes modificações, mantendo-se um botão para ataques físicos. O triângulo funciona agora também, além da capacidade das bolas de fogo, como um ataque de atordoamento ao adversário que nos dá tempo para fazer combos mais elaborados. Existe uma maior variedade de ataques conforme a personagem que controlamos, pois também o círculo permite ataques mais específicos como cegar o oponente ou restabelecer barras de energia. Só mesmo o tempo de jogo nos permite assistir por inteiro ao número total de golpes e combinações possíveis.

Existe agora um tutorial mais completo e mais longo que nos mostra a imensidão de técnicas e combinações que apenas podem ser usadas em certas alturas ou quando temos um certo número de barras energéticas. Isto requer mais cérebro por parte do jogador, pois usar a técnica apenas com duas barras pode dar um resultado diferente do esperado com três e originar a derrota. O tutorial é quase obrigatório para conhecer e reaver as técnicas do jogo.

Durante o combate os nossos reflexos são pretendidos ao máximo, pois o jogo desenrola-se a uma velocidade alucinante onde teremos que contra atacar os nossos oponentes que não permanecerão quietos. Mas será coisa de pouca dura, pois em tempo reduzido serão mestres em tele-transportação e desenvolvimento de combinações.

Os níveis de dificuldade em Tenkaichi 2 serão apenas 3. Nível 1, o adversário ataca e defende-se pouco e limitam-se a enviar golpes de longe. Nível 2 … nível normal dos jogos, podem considerar uma experiência contra um amigo. Nível 3 terão que ser já dotados como Goku, e usarem todas as técnicas conhecidas contra adversários que não esperam por nos por as mãos em cima. Isto dá a oportunidade aos jogadores menos ágeis de jogar como os mais desenrascados.

Uma das maiores novidades são as transformações das personagens in-game, que significa poderem passar a estados mais avançados da personagem e vice-versa durante o jogo. As transformações dão-nos mais e melhores ataques, incluídos os ataques finais que se tornam mais poderosos. Mas também se mantêm a opção de poderem escolher logo o estado da personagem ao selecciona-la inicialmente para o combate, como acontecia em Tenkaichi 1.

Outra das novidade é o modo de parceria, em que face a vários casos de combate contra inimigos mais poderosos ou com um nível de evolução superior ao nosso, podemos escolher até cinco lutadores do anime, para um único combate, podendo alternar entre eles durante o combate, ou controlar o próximo quando somos derrotados.

O modo história está parecido ao de DBZ: Budokai 3, em que podemos sobrevoar o mapa indo para pontos amarelos, que desta vez nos dão mais personagens jogáveis, descobrir itens, conselhos/dicas, ou combates que servem apenas para ganhar itens mais raros ou elevar o nível à nossa personagem. Os pontos assinalados a vermelho indicarão os combates obrigatórios. É de referir que sempre que reunamos as sete bolas de cristal, um ponto acinzentado aparecerá no centro do mapa.

Tenho falado nos níveis das personagens e ainda não esclareci o que de facto se trata. Pois bem, existem vários itens que se desbloqueiam ou se compram na loja do jogo. Ao equipar as personagens do jogo com estes itens, ficarão com mais poder, mais tempo com a barra para o ataque final, a energia recupera mais velozmente, defesa, velocidade ou até mesmo novos ataques. Ao aumentar-mos o nível ao nosso lutador tornamo-nos assim mais fortes e com maior percentagem de dano causado aos nossos oponentes. O nível sobe quando enfrentamos um adversário com um nível mais alto, ganhando pontos de experiência.