Diretor de Concord poderá deixar o cargo enquanto a Sony decide sobre o futuro
Receia-se que hajam despedimentos e o encerramento do estúdio.
A Firewalk Studios está a passar por um momento de incerteza após a retirada de Concord do mercado, apenas duas semanas após o seu lançamento. O jogo, um shooter de equipas 5v5, foi retirado das plataformas PS5 e PC no início de setembro de 2024, com a Sony a reembolsar totalmente os jogadores. As vendas iniciais do título ficaram muito aquém das expectativas, estimando-se que tenham sido vendidas menos de 25.000 cópias. Este facto deu origem a especulações sobre o futuro do jogo e do estúdio.
O diretor do jogo, Ryan Ellis, ainda não confirmou oficialmente a sua saída, embora vários relatos indiquem que ele pode assumir um papel de apoio dentro da Firewalk. Ellis, que anteriormente tinha sido diretor criativo de Destiny 2, manifestou o seu empenho no projeto, reconhecendo publicamente que, embora alguns elementos de Concord tenham tido eco junto dos jogadores, outros aspetos do jogo não tiveram o impacto desejado.
A equipa Firewalk aguarda uma decisão da Sony sobre o futuro de Concord. Algumas fontes indicam que o estúdio pode ser redirecionado para co-desenvolver outros projetos da Sony, enquanto a possibilidade de despedimentos também foi levantada, dado o elevado custo do estúdio. Até à data, porém, a Sony não fez quaisquer declarações públicas sobre o futuro do jogo ou da Firewalk.
Esta incerteza, no entanto, pode resultar em novas oportunidades para o estúdio ou mesmo numa redefinição de prioridades. Assim, as próximas semanas serão decisivas para o futuro do estúdio e para o seu lugar no ecossistema PlayStation.
Na nossa análise a Concord: "Se Concord não atingiu o sucesso agora, dias após o lançamento, será quase impossível fazê-lo nos próximos tempos, a não ser que a Firewalk se comprometa a uma mudança bastante drástica. Por vezes, dava comigo a pensar se existe a possibilidade de Concord ter começado como um projeto inteiramente diferente – quiçá, um jogo de aventura espacial – mas ao longo dos anos foi despido até chegarmos ao produto final que recebemos. Aconteça o que acontecer no futuro, este será para sempre um dos lançamentos mais desastrosos para a PlayStation.".