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Diretor de Baldur's Gate 3 apoia o uso de IA generativa

Mas não vai substituir talento humano.

Image credit: Larian Studios

Swen Vincke – chefe da Larian Studios, criadores de Baldur's Gate 3 – vê um grande potencial no uso de IA na produção de jogos. No entanto, ele ainda acredita que a tecnologia generativa não pode substituir a criatividade humana.

O uso da IA no mundo do entretenimento é um tópico muito controverso, e nem os videojogos são exceção. Recentemente, Vincke deu uma entrevista ao IGN onde foi questionado sobre o uso de inteligência artificial. Isto foi o que ele disse:

"A IA é um assunto muito amplo. Então, o que está sob crítica é a IA generativa, mas há um monte de outras coisas em que queres envolver a IA. Portanto, a minha posição em relação à IA é realmente direta."

"É uma ferramenta que usamos para nos ajudar a fazer as coisas com mais rapidez. Temos tanto trabalho que ficamos felizes em receber ajuda de qualquer coisa. Acho que ela nunca substituirá o lado criativo das coisas e posso apostar nisso."

Mas Vincke continua: "Então, por exemplo, arte conceptual é algo que está sob forte pressão por causa de coisas como Midjourney. Acabamos de adicionar 15 artistas conceptuais à nossa equipa."

"No passado, a arte conceptual não aparecia rápido o suficiente, o que atrasava o design dos personagens. Então os animadores não tinham nada com que trabalhar, e isso era realmente a última coisa que precisavas num ambiente de desenvolvimento."

Vincke afirma ainda que o mesmo vale para qualquer atividade criativa, como escrever um argumento ou diálogo com um personagem. “Empregamos escritores, então não é o ChatGPT que escreve os nossos diálogos. No entanto, não escondo que vejo uma aplicação na inteligência artificial generativa”, concluiu.

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