Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

DirectX 11 não necessita de novo hardware

Aplicação é compatível com as placas gráficas actuais.

A Microsoft apresentou durante a Gamesfest 2008 que está a decorrer em Seattle para dar a conhecer a nova versão do DirectX.

Esta nova versão, que já vai na sua décima primeira incursão, só vai estar funcional no Windows Vista e em futuras versões deste sistema operativo e não requer a compra obrigatória de novas placas gráficas.

A sua principal novidade, está ligada a uma nova tecnologia de shader que permite aos programadores usar o processador gráfico como um processador paralelo de uso geral. O DirectX 11 vai também melhorar a capacidade de trabalhar com várias threads executivas suportando "tessellalion" por hardware, técnica esta que suaviza os gráficos dos modelos em alta definição quando são vistos mais de perto.

Chris Satchell, director tecnológico da divisão de entretenimento da Microsoft, explicou que, "Queremos romper com o paradigma dos pixeis, vértices e shaders."

Sobre as novas placas gráficas que exigem o DirectX 10, Satchell comentou que, "Criámos deliberadamente uma descontinuidade. O DirectX 11 é totalmente compatível com o DirectX 10. Essa descontinuidade não aconteceu entre as versões 9 e 10."

Relativamente ao lançamento desta nova aplicação a Microsoft não revelou dados, no entanto é esperado que a empresa divulgue mais e novas informações num futuro próximo.

Marcado com

Sobre o Autor

Luís Alves avatar

Luís Alves

Colaborador

É o nosso super-homem. Não existe nada que o Luís não saiba e o seu conhecimento da indústria é longo, permitindo-lhe estar sempre à frente de todos. É o homem que nunca dorme.

Comentários