Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Director de Xenoblade prefere cultura Ocidental

Falando dos filmes e jogos que gosta.

Xenoblade Chronicles X é o mais recente exclusivo Nintendo Wii U, um JRPG nascido na mente de Tatsuya Takahashi, líder do estúdio Monolith Soft. que nos trouxe a série Xenosaga.

Em entrevista com a Time, Takahashi confessou que prefere novelas escritas, televisão, videojogos e filmes feitos no Ocidente, algo que o pode diferenciar dos demais criadores Japoneses.

"Os gostos Japoneses são únicos, comparados com os do Ocidente, por isso se te focares somente nos jogadores Japoneses, terás sempre o mesmo problema pela frente. Penso que é fácil de ver isto quando reparas que os jogos do estilo FPS vendem apenas 100,000 unidades no Japão, enquanto em todo o mundo vão aos 10 milhões."

"Pode ser surpreendente ouvir isto, mas não tenho muito interesse nos 'actuais' animes ou jogos Japoneses, e não os jogos. Posso jogar um pouco para referência futura e adoro os jogos mais antigos que saíram há 30 anos atrás. A maioria dos filmes, dramas televisivos, novelas, e jogos que compro são feitos no Ocidente. Não faço isto deliberadamente, apenas são as coisas das quais gosto. Como resultado, cheguei à conclusão que é melhor tentar e criar organicamente as coisas das quais gosto, ou quero."

Takahashi esclarece que ter somente a audiência Japonesa como alvo requer diferentes valores comerciais e diferentes orçamentos. Se o fizer, esse jogo poderá tornar-se difícil de importar, limitando o potencial das vendas. O exemplo que dá é o do género JRPG, cujos orçamentos são feitos para se tornarem rentáveis apenas com as vendas no Japão.

"Parece-me que construir todo o mundo do jogo em si (tornando-o num mundo aberto) é considerado um elemento obrigatório nos RPGs Ocidentais, isso simplesmente não pode ser feito no actual panorama Japonês."

O líder do Monolith acredita que a mentalidade de criar um título que terá que ser rentável com as vendas do Japão, afecta a qualidade do mesmo e torna-o mais difícil de ser aceite no resto do mundo. Sobre Xenoblade Chronicles X, explica que o foco foi para a exploração do mapa e dos personagens, dizendo-se contente com os jogos que desenvolve.

"Tenho a tendência de me aborrecer rapidamente com as coisas, por isso gosto de continuar a criar coisas com diferentes abordagens. Dentro dessas linhas, gostaria mesmo que o meu próximo projecto seja diferente deste. O nome 'Xeno', já agora, apenas existe para tornar claro que é uma produção de Tetsuya Takahashi."

Ver no Youtube

Read this next