Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Director de Callisto Protocol explica como funciona o sistema de gore

É muito mais avançado do que Dead Space.

Se há coisa que se destaca em Callisto Protocol, é o seu complexo sistema de gore, que parece ser mais avançado do que qualquer outro jogo já lançado até.

Como é que este sistema funciona exactamente? Glen Schofield, o director do jogo, deu mais detalhes numa entrevista com Eurogamer.net. Para que funcione, as personagens têm que ser desenhadas de uma forma especial, para que possam ser divididas das mais variadas formas.

"Tem alguns momentos bastante horríveis, realmente tem. Temos um motor Gore - construímos a tecnologia Gore. É uma grande quantidade de renderização, divide as personagens em saltos, corta-as com os ossos de fora e tudo isso. Depois os tipos da renderização, fazem a sua coisa especial, que é fazer com que tudo pareça molhado. E assim, cada personagem tinha de ser feita dessa forma - há pedaços a sair, ou partes do rosto, partes da cabeça. É muito mais avançado em comparação com o Dead Space," disse Schofield.

O sistema está bem retratado no trailer mais recente de Callisto Protocol, que mostra pedaços de carne vindos de corpos a voarem em todas as direcções. Criar este tipo de Gore não é fácil, reconhece o director, a equipa de artistas tem que olhar para material fonte horrível, de cenas reais.

"Tenho-me perguntado muitas vezes como deve ser difícil para as pessoas que trabalham com estas imagens horríveis no dia a dia durante meses a fio. Lembro-me de falar com os artistas originais de Dead Space sobre o seu material de referência, e havia pastas sobre pastas de fotografias de cadáveres frescos, autópsias e, por vezes, coisas ainda piores."

"Hoje em dia, a Internet está carregada com este tipo de fotografias", diz Schofield. "Quer dizer, estes tipos estavam a ver coisas horríveis. Na Internet agora é difícil distinguir o real do falso. Há coisas horríveis - como fotografias de pessoas que acabaram de rebentar a sua cara. E temos resmas desses dados. Eles realmente ficam compenetrados nisso. Passado algum tempo, não os incomoda. É como, sabes, se és enfermeiro ou médico, vês isso todos os dias".

Callisto Protocol será lançado a 2 de Dezembro.

Sobre o Autor

Jorge Loureiro avatar

Jorge Loureiro

Editor

É o editor do Eurogamer Portugal e supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere acção, mundos abertos e jogos online com longa longevidade.

Comentários