Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Em Teoria: Está a Xbox 360 pronta para o 3D?

A Microsoft diz "sim". A Digital Foundry investiga.

Enquanto que a Sony e a PlayStation 3 estão a fazer muito do trabalho pioneiro no estabelecer dos jogos em estereoscópico 3D, a abordagem pública da Microsoft tem sido de ignorar esta nova dimensão na jogabilidade, concentrando ao invés os seus recursos e marketing no seu sistema de controlo por movimentos Kinect.

"Somos hoje uma consola completamente capaz do 3D. Suportamos jogos 3D que estão hoje no mercado," disse Aaron Greenberg da Microsoft à VG247.

"Se olhas para coisas como Avatar e o novo jogo do Batman, e alguns dos títulos anunciados em 3D [na E3] como Crysis 2, eles estão a caminho da Xbox 360. Não existe confusão que qualquer um à procura de uma experiência de jogo 3D vai encontrar essas mesmas experiências na Xbox. Estamos também a demonstrar, à porta fechada, filmes em 3D a correr na Xbox 360. A capacidade está lá. A questão é se existe ou não procura pelo consumidor. Essa é a pergunta por responder. Não somos uma companhia de produtos electrónicos que está a tentar vender TVs 3D, por isso temos o benefício de esperar até o mercado responder. Vamos adoptar uma abordagem mais de espera do que de incentivo."

No entanto, nos bastidores, a proprietária da consola está a começar a levar os jogos a 3D a sério - algo que vai-se tornar muito mais aparente dentro dos próximos 12 meses. Programadores já estão a ser informados pela Microsoft sobre as formas e meios pelos quais a clássica consola pode ser feita para correr com a nova vaga de TVs 3D. Enquanto a própria Microsoft pode estar a adoptar a abordagem de "esperar mais do que incentivar" de Greenberg, pelo menos oferece apoio às editoras que procuram apoiar as TVs 3D.

A Ubisoft tem estado na linha da frente do 3D, está entusiasmada com a chegada dos ecrãs e prevê que muitos dos seus maiores títulos vão suportar o sistema. Os novos títulos Shaun White e Ghost Recon vão incluir suporte para 3D esteresocópico .

"Acredito mesmo que Avatar nos permitiu uma pequena vantagem em termos de experiência na forma como este mercado vai funcionar," disse o director de gestão da Ubisoft UK, Rob Cooper, ao MCV.

"Estamos a trabalhar para oferecer a possibilidade de 3D na maioria dos nossos próximos títulos AAA e gostaríamos de assegurar que estamos lá para aqueles consumidores que começam a colocar novas televisões compatíveis com 3D nas suas casas."

A questão é, pode a Xbox 360 alcançar a base tecnológica para 3D estereoscópico colocada pelos protocolos do HDMI 1.4, e suportados pela PlayStation 3?

Verdadeiro 3D - no mais apurado, completo HDMI 1.4 estereoscópico 3D nos 1280x1470 em configuração de framebuffer720p gémea - pode bem ser um problema para a Xbox 360. Eis onde as coisas se complicam. Em termos das capacidades básicas do GPU Xenos, a resolução deve em teoria ser canja. Provavelmente a versão mais aproximada da arquitectura gráfica da 360 no PC é a R520 da ATI/AMD (encontrada nas placas X1x00), capaz de uma resolução máxima de 2560x1600. Mesmo os seus predecessores podiam processar 2048x1536, a não menos do que 75Hz.

Dois framebuffers 3D HDMI 720p estéreo completos, retirados das versões PlayStation 3 de Super Stardust HD e WipEout HD. Duas imagens, uma por olho, transmitidas a 60Hz com uma resolução geral de 1280x1470. É a base para 3D 720p na PS3. Permanecem dúvidas se a Xbox 360 pode usar este exacto formato.

No entanto, o Xenos é uma parte feita de propósito para a Xbox 360, com as suas próprias e únicas propriedades - a descendente de 10MB de eDRAM para começar. Não só isso, mas todo o sinal de saída do GPU é levado pelo processador de vídeo HANA - o chip que converte o framebuffer para HDMI, componente, e sinais de saída de definição base. Liga a Xbox 360 a um monitor DVI e podes ver que o HANA é um pedaço de equipamento bem útil: é capaz de suportar praticamente qualquer resolução DVI de ligação única - mesmo algumas relativamente obscuras como 1440x900.

No entanto, notável pela sua ausência é a 1920x1200, a real resolução de topo para DVI de ligação única, e utilizada por uma larga quantidade de LCDs de 24", e de várias das nossas fontes entre programadores, aprendemos que ainda não existe nenhum apoio para ela na actual revisão da dashboard Kinect, nem existe implementação para o formato 720p 3D estéreo HDMI 1.4 para quando uma TV 3D está ligada.

O porquê de estar em falta é um puzzle: a sua omissão sugere que o HANA colocou limitações à frequência vertical, o que pode impossibilitar a opção 1280x1470 HDMI 1.4 usada pela PlayStation 3. E mesmo que possa oferecer a resolução, não existe garantia que o HANA poderia oferecer cumprimentos HDMI 1.4 à TV 3D. Afinal de contas, o chip foi desenhado anos antes da base HDMI 1.4 ter sido sequer considerada.

As nossas fontes entre programadores informam-nos que a Microsoft está agora a aceitar que o 3D vai formar parte do futuro da Xbox 360, e recomenda tanto abordagens lado-por-lado ou topo-fundo para a maquilhagem visual do framebuffer 3D. A conclusão óbvia é que os jogos que jogamos vão operar a metade da resolução, similar à versão pré-alpha de Killzone 3 vista na E3, com a imagem criada a partir de duas imagens 640x720.