Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Tales of Vesperia: embate demo PS3/360

Demos jogáveis são frequentemente a primeira hipótese para verificar a performance de um jogo antes da versão de loja ou o código review nos ser apresentado. Na vasta maioria dos casos, as demos são na verdade produzidas depois do jogo final ter sido submetido para avaliação do detentor da consola, e é mesmo muito raro que existam diferenças palpáveis entre a amostra e a "coisa verdadeira" em termos de performance pura.

Com isso em mente, vamos dar uma olhadela a Tales of Vesperia, a demo que recentemente chegou à PSN...analisada por MazingerDUDE. Curiosamente, o conteúdo da demo é na verdade muito diferente daquilo que os jogadores Xbox 360 tiveram no seu download, mas existem diversas diferenças e similaridades que pode ser distinguidas. Tales of Vesperia corre a 30FPS nas secções em que caminhámos pelos cenários, enquanto que nas secções de batalhas corre a rígidos 60FPS em ambos os sistemas. De forma similar cada versão é v-synced, sem tearing.

Em termos de qualidade visual, existem algumas diferenças, como as imagens em baixo demonstram.

Cores esborratadas e a natureza desta imagem demonstram o nível de diferença, mas devido à variação no conteúdo da demo, é a única imagem similar que podemos produzir por agora.

Sim, é um nível de detalhe abaixo da alta-definição obtido na PlayStation 3, com uma bizarra resolução de 1280x576 escolhida para o jogo contra 720p na Xbox 360. Isto resulta numa forma um pouco desequilibrada de escalamento para os jogadores PS3, juntamente com a solução de anti-aliasing escolhida: quincux, que combinado com a mais baixa resolução acrescenta um de certa forma óbvio e nada bem vindo, blur ao jogo. Por seu lado, a Xbox 360 também usa um filtro de blur em oposição a uma apropriada solução de suavização de arestas, mas com o nível de detalhe adicional, o impacto não é tão distractivo. Longe dos elementos de performance, e talvez como forma de compensação tendo em conta o atraso no lançamento, a Namco Bandai está a prometer uma gama de conteúdos nunca antes vistos para a versão completa PS3, incluindo novos personagens jogáveis, fatos, aventuras e áreas de jogo, juntamente com um nível de conectividade com o lançamento PSP, Tales of VS.

Alguma informação relacionada: o único outro jogo sub-HD com que nos deparamos que emprega uma resolução 1280x576 foi Soulcalibur IV para a PS3, e mesmo aí, só quando o jogo é forçado a correr no modo de compatibilidade com 1080i/p (isto é, com 720p desactivado no XMB), de outra forma é 1280x720 correcto.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

Related topics
Sobre o Autor
Richard Leadbetter avatar

Richard Leadbetter

Technology Editor, Digital Foundry

Rich has been a games journalist since the days of 16-bit and specialises in technical analysis. He's commonly known around Eurogamer as the Blacksmith of the Future.
Comentários