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Sony revela últimos detalhes das especificações PS4

Os específicos da Xbox One continuam por confirmar.

A Sony revelou todas as especificações para a PlayStation 4 após a sua conferência na E3, dando-nos detalhes adicionais que nos permitem compreender mais as capacidades da nova consola.

Os dados chave continua iguais desde o artigo anterior - a PlayStation 4 tem oito núcleos AMD de baixo poder baseados na sua futura arquitetura Jaguar (que chega ao PC no final do ano), em conjunto com arquitetura GPU Radeon capaz de 1.84 TFLOPS de trabalho computacional. Esta estatística confirma que a GPU tem 18 unidades computacionais a correr a 800MHz. Apesar de 12 UC estarem basicamente confirmadas para a Xbox One, a velocidade do relógio ainda não foi confirmada pela Microsoft, e apesar dos rumores que o núcleo ter uma velocidade de relógio inferiorizada, a nossa informação atual sugere que corre à mesma velocidade que o da consola Sony (estamos atualmente à procura de uma fonte final e definitiva para isto).

Similar à One, foi escolhido um disco duro de 500GB para armazenamento interno - não é exatamente surpreendente tendo em conta que estas unidades oferecem atualmente o melhor valor em termos de gigas por €. No entanto, a diferença é que tal como na PS3 a unidade pode ser substituída por qualquer outra que querias (e presumivelmente isso inclui SSDs). Existe um ponto diferenciador com a One aqui, o disco na consola Microsoft não pode ser substituído pelo consumidor. Aqui, as adicionais entradas USB são usadas para aparelhos externos que aumentam a capacidade geral de armazenamento. Tendo em conta que a drive Blu-ray em ambos os sistemas tem potencial para 50GB de jogos e que a instalação é obrigatória nas duas consolas, o disco pode preencher-se muito, muito rapidamente.

Também temos a confirmação final sobre a drive óptica usada - uma unidade Blu-ray 6x CAV. CAV significa Constant Angular Velocity, significando que o disco gira à mesma velocidade independente de onde está a cabeça de leitura. Isto significa que dados nas extremidades do disco são lidos muito mais rapidamente do que aqueles na porção interior. Isto era muito mais importante nos jogos de atual geração (que corriam na maioria do disco) em oposto à nova geração onde é obrigatória a instalação no disco duro. Para tornar a experiência o mais suave possível, os jogos carregarão o mínimo absoluto e depois "instalam furtivamente" o resto no disco duro em fundo enquanto jogas.

As especificações também reafirmam um elemento chave e definidor da consola PS4: os seus 8GB de RAM GDDR5 sem precedentes. Tendo em conta que até as gráficas PC mais caras para consumidores não podem igualar estes números, é justo dizer que a Sony deve estar a sofrer um substancial golpe financeiro neste investimento, mas a longo prazo, deve recompensar - a nível geral, quanto mais RAM disponível, melhor preparado para o futuro está o sistema.

  • Nome do Produto: PlayStation 4 Jet Black
  • Código do Produto: CUH-1000A series
  • Preço de venda recomendado: EUA $399, Canadá $399, Europa €399, e Reino Unido £349
  • Processador principal: Processador de um chip personalizado
  • CPU: x86/64 AMD "Jaguar", oito núcleos
  • GPU: 1.84 TFLOPS, motor gráfico Radeon da AMD de nova geração
  • Memory: GDDR5 8GB
  • Armazenamento: disco duro 500GB
  • Dimensões externas: Aproximadamente 275x53x305mm (largura x altura x comprimento - provisórias, exclui projeção maior)
  • Mass: Approx 2.8kg
  • Drive óptica: BD x6 CAV, DVD x8 CAV (leitura apenas)
  • Entradas/saídas: Entrada Super-Speed USB (USB 3.0) x2, entrada AUX x1
  • Networking: Ethernet (10BASE-T, 100BASE-TX, 1000BASE-T) x1, IEEE 802.11 b/g/n, Bluetooth 2.1 (EDR)
  • AV Output: Saída HDMI, Toslink SPDIF
  • Incluído: Sistema PlayStation 4, comando sem fios (Dual Shock) x1, mono headset x1, cabo energia AC x1, cabo HDMI x1, cabo USB x1

A Sony revelou também todas as especificações para a PS4 Eye e DS4, incluindo os preços caros de €59 e €49 respetivamente (bom ver alguma consistência nas taxas de conversão). Não existem reais surpresas aqui, mas é com algum arrependimento que notamos que a PS4 Eye tem uma ligação "AUX" personalizada na consola principal - se ao menos pudesse seria fantástico ter uma câmara 60/120/240FPS disponível para ligar diretamente aos nossos PCs! Também de nota é que apesar da PS4 ser lançada com um headset mono, a saída áudio do DS4 suporta estéreo completo.

É a única forma de suporte áudio analógico que tens na PS4. Em comum com a One, todas as principais saídas AV na consola são apenas digitais - ambas descartaram suporte para resoluções SD e HD de componente analógico, sendo HDMI encriptado em HDCP a única opção. Pelo menos existe alegria para os que tem amplificadores surround de legado pois ambas as máquinas tem saída óptica Toslink SPDIF para estéreo e surround, apesar de formatos 5.1 específicos (Dolby Digital, DTS) não parecem ter sido confirmados.

"Com as especificações PS4 na maioria conhecidas e sabidas, as úncias reais questões que permanecem dizem respeito aos recursos CPU e RAM engolidos pelo SO."

Então com as especificações PS4 na maioria conhecidas e sabias, So with the PS4 hardware specs mostly done and dusted, as úncias reais questões que permanecem dizem respeito aos recursos CPU e RAM engolidos pelo SO. O recente post-mortem do Guerrilla Games à demo de revelação PS4 para Killzone: Shadow Fall sugere que dois núcleos SPU são reservados para o sistema operativo (algo que nos disseram que podia mudar mas que permanece na atual versão de trabalho), mas a quantidade de GDDR5 precisa para processos em fundo continua desconhecida. O que sabemos é que 512MB foi o alvo durante a altura em que a PS4 iria ser lançada com apenas 4GB de RAM de sistema, os murmúrios atuais sugerem que foi duplicada para 1GB. Ao mesmo tempo, o post-mortem do Guerrilla contém um mapa de memória com cerca de 3GB de memória "de sobra" que podia ser ocupada pelo SO. Uma teoria - ainda por confirmar - sugere que o DVR de jogo - que grava enquanto jogas - pode estar a escrever para um disco RAM, poupando largura de banda do disco duro. 15 minutos de vídeo 1080p h.264 pode engolir tudo até 1GB de RAM, mas alguns podem dizer que seria um desperdício usar memória de alta performance numa aplicação como esta que iria precisar na maioria de cerca de 2MB/s de largura de banda (os GDDR5 da PS4 maximiza a 176GB/s)

No resto, os únicos grandes mistérios da nova geração ainda existentes na sua maioria rodeiam as especificações completas da One - um aspeto da consola que a Microsoft não tem sido especialmente direta. Elaboramos muitos dos detalhes com a revelação, mas detalhes firmes sobre o interior da caixa preta seriam bem-vindos. Suspeitamos que a transparência da Sony neste tópico pode dever-se a uma distinta vantagem no equipamento que sabe possuir sobre a One - uma situação um pouco caricata tendo em conta que foi a tecnologia gráfica e largura de banda da memória superiores da Xbox 360 que ajudaram a dar-lhe uma vantagem sobre a PS3 em tantos projetos multi-pltaforma.

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Sobre o Autor
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Richard Leadbetter

Technology Editor, Digital Foundry

Rich has been a games journalist since the days of 16-bit and specialises in technical analysis. He's commonly known around Eurogamer as the Blacksmith of the Future.
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