Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Skyrim o mundo em movimento

Um vídeo fantástico em passagem do tempo do DF.

Com um enorme mundo rico em aventura, o The Elder Scrolls 5: Skyrim é impressionante em todo o seu mundo - as malhas, as texturas, as personagens, o áudio e lógica - e tudo isto dentro de uns reles 3.8GB na Xbox 360. Na era dos Blu-ray de 50GB, é extraordinário que a aventura mais rica e profunda do ano caiba dentro de um único DVD de uma layer e ainda com espaço de sobra. Mesmo a versão PC - com a sua artwork de alta qualidade e configurações de qualidade superior - continua a pesar apenas 5.5GB de download via Steam.

Neste artigo do Digital Foundry de captura do mundo com o tempo a passar, iremos levar-te numa viagem em vídeo pelo bonito mundo que a Bethesda criou. Num movimento acelerado, irás poder ver um vasto número de melhorias que os produtores fizeram, num motor que estava claramente a mostrar a sua idade no Fallout: New Vegas. A cobertura das nuvens e a iluminação melhoraram bastante, e a Bethesda prestou a devida atenção à renderização atmosférica e a outros efeitos adicionais: finas nuvens abraçam as montanhas imaculadas, a visibilidade é afetada pelas condições do nevoeiro, enquanto que o sentimento Nórdico de Skyrim é em si enfatizado pela frequente Auora Boreal que domina o céu à noite.

Ao criar este vídeo apenas arranhamos a superfície deste imenso mundo: visitamos as principais capitais, tivemos como objetivo um número de referências, mas na verdade a escala do mapa e o número de localizações para poderes descobrir é simplesmente vasto. Um mapa completamente preenchido alberga centenas de referências e nós apenas gravamos 44 cenas.

O enorme mundo de The Elder Scrolls V: Skyrim apresentado por via das maravilhas do vídeo de tempo a passar, capturado com a versão PC a correr nas características máximas e com alguns mods.

Cada vídeo de passagem de tempo requer um enorme esforço, em particular olhando para o número de clips que temos aqui. A Bethesda forneceu-nos uma versão Xbox 360 do jogo no lançamento, e apesar de termos algumas imagens porreiras, um único ciclo de dia-noite levou imenso tempo para gravar, e não havia forma de antever a eficácia das imagens até que estivessem finalizadas.

Então guardamos esse trabalho e passamos para a versão de lançamento do PC. Devido a termos capturado a 1FPS, isso permitiu-nos colocar as definições em Ultra, embora o jogo em si não fosse jogável (mesmo com um combo i7/GTX580). Ativamos o screen-space ambient occlusion (SSAO) por via de uma alteração da NVIDIA, e adicionamos o mod de melhoria do sombreamento das árvores, que melhorou a qualidade visual do jogo ainda mais. Como estávamos a correr num PC, foi possível aumentar a resolução e usar os comandos de consola para alterar a passagem do tempo (permitindo uma captura de imagens mais rápida e antever as condições de mudança da iluminação), desligar a IA dos inimigos em combate e invocar o noclip - significando isto que poderemos tirar fotos de qualquer ângulo que escolhermos.

Nesta página encontram o vídeo codificado manualmente e optimizado para uma melhor qualidade de imagem, mas se procuram a melhor apresentação possível, aqui está a versão original a uns 1080p nativos. Foi codificado tendo em vista os leitores de vídeo da Xbox 360 e PS3, mas deverá funcionar bem em computadores com um razoável descodificador h.264.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

In this article

The Elder Scrolls V: Skyrim

PS3, Xbox 360, PC

Related topics
Sobre o Autor
Richard Leadbetter avatar

Richard Leadbetter

Technology Editor, Digital Foundry

Rich has been a games journalist since the days of 16-bit and specialises in technical analysis. He's commonly known around Eurogamer as the Blacksmith of the Future.
Comentários