Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Nova dash da Xbox 360 provoca estragos no leitor de vídeos

Digital Foundry investiga o problema das cores deslavadas.

A nova dashboard da Microsoft inspirada no tema "Metro" dá destaque à forma como a Microsoft olha para a Xbox 360 como um dispositivo que lê conteúdos multimédia, havendo um conforto tanto na leitura de vídeos como em correr jogos. Mas existe um problema: o leitor de vídeo na nova interface deixou de funcionar corretamente.

Recebemos vários emails de donos de uma Xbox 360 descontentes a reclamar que a nova dashboard força a consola a ler os conteúdos de vídeo a um limite de gama RGB, sendo o resultado cores deslavadas, com os tons de preto a ficarem cinzentos. Aparentemente o problema foi apontado durante a beta, em que a Microsoft apenas reconheceu o problema apagando todos os tópicos que o mencionavam e deixando a seguinte mensagem:

"Obrigado pelo feedback! Embora não seja possível incorporar o teu feedback no próximo lançamento da dashboard, vamos considerá-lo para futuros lançamentos. Obrigado por usares a nova atualização Xbox, por favor continua com o feedback!"

Desta forma, os donos de uma Xbox 360 que antes desfrutavam em pleno do leitor de vídeo da sua consola não estão contentes, por isso decidimos ver o que se está a passar e ver se há alguma potencial correção. Para fazer isto, compilamos algumas imagens num ficheiro de filme, codificamos o filme no codec WMV da Microsoft e pusemos o vídeo a correr na antiga Dashboard e na nova.

Aqui estão os resultados:

Compilamos algumas imagens de Need for Speed: The Run num filme, codificamos o filme em WMV e pusemo-lo a correr na antiga e nova dashboard da Xbox 360.

"Embora as diferenças não sejam dramáticas numa única imagem, o efeito é muito mais notável em movimento - e é claro que a nova dashboard não está a funcionar corretamente neste aspeto. A natureza deslavada das cores parece realmente indicar que existe um limite à gama RGB, e enquanto na maioria dos casos os efeitos possam ser vistos como um espelho, o facto é que os artefactos da compressão de vídeo são mais notáveis devido ao erro na descodificação: o macrobloking (técnica de compressão de imagem) que seria menos aparente com cores mais escuras, é agora mais visível.

Resumindo, apesar disto poder ser considerado um pequeno bug, o erro na reprodução da cor poderá salientar as deficiências da qualidade da imagem, antes do parece "mal". O mesmo vídeo a correr lado a lado na PlayStation 3 parece estar muito melhor, e quase o mesmo que a imagem do NXE (deveremos esperar algumas pequenas diferenças devido aos algoritmos de descodificação e outras variáveis). Para complicar ainda mais esta questão, não conseguimos encontrar qualquer resolução temporária para este problema: mexer nos níveis de referência da dashboard da Xbox 360 para uma configuração "Expanded", compromete ainda mais a imagem. Poderá ajudar se ajustarmos as definições do monitor, mas evidentemente estraga o aspeto do vídeo em gameplay.

Se olharmos para as nossas imagens alteradas pelos histogramas de "Níveis" do Photoshop, conseguimos ver algo de curioso. As nossas imagens do NFS: The Run parecem estar forçadas a um nível limitado de RGB, tendo como base o histograma que vemos na linha de cima, mas testes que fizemos anteriormente com o vídeo de passagem do tempo de Skyrim, que foram codificados no formato diferente de h.264, mostram todo o espectro a inclinar para baixo para a área RGB de 0-16, no qual a gama limitada não deveria chegar.

Os histogramas de níveis de cor do Photoshop revelam algumas pistas sobre o que está mal. Os histogramas de cima são da imagem do NXE (esquerda) e da nova dashboard (direita). Isto parece mostrar uma comparação de gama RGB limitada contra uma completa. No entanto, as imagens de baixo, tiradas ao usar o vídeo de passagem do tempo de Skyrim no formato h.264, parecem mostrar uma maior inclinação.

Apesar dos numerosos relatos dos utilizadores, não houve qualquer reconhecimento oficial por parte da Microsoft e nenhum feedback acerca de alguma medida para corrigir o problema - que de acordo com quem testou a beta, afeta todas as consolas com saídas HDMI e componente de vídeo. Apenas podemos assumir que ao apagar os tópicos que mencionavam o problema a Microsoft está consciente dele, e seria de esperar que estivesse a trabalhar numa correção.

Contudo, o comportamento da Microsoft não está a ser bem recebido por aqueles que perderam o seu tempo e esforço para testar a nova dashboard, que usaram as novas características e contribuíram com feedback de valor. É possível que o problema seja suficientemente pequeno para não incomodar a maioria dos utilizadores Xbox 360, mas ignorar os comentários dos que testaram, ao ponto de apagar por completo os tópicos é no mínimo rude, e apenas pode ter consequências negativas de uma perspectiva de relação com os consumidores...por isso, porquê fazê-lo?

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

Related topics
Sobre o Autor
Richard Leadbetter avatar

Richard Leadbetter

Technology Editor, Digital Foundry

Rich has been a games journalist since the days of 16-bit and specialises in technical analysis. He's commonly known around Eurogamer as the Blacksmith of the Future.

Comentários