Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Mass Effect 3: problemas no rácio de fotogramas persistem na versão final PS3

Código da demo é representativo do jogo final.

Na análise à demo de Mass Effect 3 perguntamo-nos se as frequentes quedas para 20FPS na PS3 seriam melhoradas para o seu lançamento.

O facto de a BioWare ter feito mudanças consideráveis nos seus anteriores jogos entre demos e jogos finais, deu-nos a esperança de que algo pudesse mudar. Os leitores habituais podem lembrar-se como Mass Effect 2 na PS3 passou de uns consistentes 30FPS com tearing regular na demo para 20-30FPS com a v-sync ativada, apesar dos resultados finais serem largamente comparáveis aos da versão Xbox 360.

No entanto, o código final do novo jogo está agora disponível e podemos confirmar que a performance no jogo final PS3 é extremamente similar, se não idêntica ao do inconsistente código da demo. Demos um rápida olhar à explosiva sequência inicial (usada na demo) e a alguns pedaços iniciais de gameplay da primeira missão para ver como está agora para que os donos de uma PS3 possam ter uma ideia da performance do jogo antes do lançamento amanhã.

A versão PS3 está novamente fixa nos 30FPS com a v-sync ativada, mas frequentemente baixa para 20FPS em ambientes exteriores, e por vezes mais baixo nas cut-scenes. O jogo parece melhor otimizado para a Xbox 360, mantendo-se mais perto do rácio de fotogramas alvo com algum quase impercetível tearing.

Como o vídeo demonstra, a demo é altamente representativa do jogo final em ambas as plataformas, com 30FPS a ser um feito inalcançável durante algumas cut-scenes na consola da Sony, particularmente em pontos com múltiplos NPCs e efeitos alpha transparentes no ecrã.

A versão Xbox 360 também é dada a quedas durante circunstâncias idênticas, apesar de nunca ao mesmo nível; como na demo, a ação permanece com v-sync, apesar do ocasional e impercetível tear poder ocorrer mesmo no topo do ecrã enquanto o motor está sob stress. Quanto à gameplay no percorrer dos cenários, a Xbox 360 apenas mostra ocasionais fraquejares no feedback visual, em oposto aos períodos mais regulares de gameplay a 20FPS que vemos na PS3.

Tendo em conta que os dias de grandes diferenças entre os jogos PS3 e Xbox 360 são na maioria coisa do passado, isto é claramente desanimador - não só da perspetiva visual, mas também em termos de gameplay, pois as quedas no rácio de fotogramas afetam em certa medida a resposta do comando durante os tiroteios.

Para uma dissecação completa de Mass Effect 3, estejam atentos ao Confronto triplo que está a caminho.

Read this next