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Digital Foundry: Lag de Skyrim PS3 corrigido?

Análise completa às melhorias da nova atualização.

Já posso jogar com o meu save? Esta é a questão que os jogadores PS3 colocam a si mesmos ao colocarem de novo o disco de skyrim para transferir a mais recente atualização

Patch 2.03 - equivalente ao 1.04 noutras plataformas - tente emendar os severos problemas que afetam Skyrim na consola Sony. Notoriamente, isto teve maior impacto naqueles que mais tempo investiram na aventura, com a performance a deteriorar-se quanto mais o jogador progride e quanto mais interagem com o mundo e com os seus personagens.

Como detalhado na anterior dissecação do fenómeno, este erro tem pouco haver com o sinal gráfico do equipamento; um novo save a correr na mesma atualização, e ao longo das mesmas exatas áreas, não manifesta tais problemas. Um problema com a gestão de memória derivado aos ficheiros save de maior tamanho, e problemas com o esquema mais restritivo de RAM dividida na PlayStation 3, foram considerados com os mais prováveis causadores na altura, sem qualquer explicação avançada até agora. A resposta atrapalhada da Bethesda ao problema no ano passado chegou com a atualização 2.01, no qual algumas melhorias foram feitas, apesar de inconsistências ainda permanecerem a níveis inaceitáveis.

Então aqui estamos, três meses depois com a tão esperada atualização 2.03 - será que faz um melhor trabalho? Para medir a mudança o melhor que podemos, seguimos as notas da Bethesda e carregamos o nosso save de 65 horas e depois gravamos para um novo slot manualmente - um processo que reduz o tamanho do teu ficheiro de 12MB para 11MB. Após o reiniciar recomendado, carregamos este save de 65 horas mais pequeno e viajamos em Fast Travel entre várias das principais localizações no mapa durante 40 minutos para tentar ativar o erro. Finalmente, corremos um determinado percurso, de Riverwood a Whiterun e até Falkreath, com os resultados comparados contra o mesmo save nas atualizações 2.00 e 2.01. Os resultados são esclarecedores, e pensamos que vão ficar agradados.

O nosso playthrough num save de 65 horas mostra que a Bethesda melhorou a performance novamente, desta vez mais dramaticamente. Neste confronto a 3, vemos a 2.0 do lançamento (linha vermelha), a atualização 2.01 (cinza) e finalmente a nova versão 2.03 (azul).

É claro nestes testes que o problema de latência de Skyrim foi consideravelmente reduzido. Onde em anteriores playthroughs em anteriores atualizações surgiam loucas flutuações no rácio de fotogramas, a 2.03 oferece uma consistência bem maior na performance e pode diminuir os instantes inconsistentes em certos casos. Passando pela aldeia de Riverwood, por exemplo, dá-nos uma leitura que se aproxima muito do alvo de 30FPS do jogo, com o pior a levar o jogo para os 22FPS num breve feitiço. Comparada com a anterior, onde passar pelos mesmos pontos força o jogo a ir aos 0FPS por alguns segundos, este é um enorme salto em frente.

Ficamos descansados ao ver que a descida, em direção ao castelo de Whiterun, agora aguenta-se nuns consistentes 25FPS ao invés de vaguear loucamente pelos 15FPS. É este ponto em particular pelo qual acreditamos que vale a pena ler as notas da atualização. Elas dizem que "comportamento estranho" é esperado como um "efeito temporário dos scripts de Skyrim a se corrigirem após a atualização".

Pelo seu conselho, a melhor forma de apressar as melhorias na performance é imediatamente criar um save manual e reiniciar a consola. Antes de seguir estes passos notamos que esta descida num save não modificado de 12MB não nos dava quaisquer melhorias, com o ficheiro de 11MB a criar uma diferença imediatamente percetível.

Adeus a Rimlag?

Então sim, estamos impressionados com o progresso, mas não sem reservas. Todos os estes em cima estão relacionados com os playthroughs de 65 horas, ficamos com uma questão: o erro chamado "Rimlag" foi erradicado completamente? Para testar isto, corremos pelas mesmas localizações novamente com um save novo, e comparamos com a performance do nosso adorado save de 65 horas. Ambos a correr na mesma atualização 2.03, como antes, cada um com 40 minutos de fast travel entre os reinos principais para assegurar que o erro se instala completamente.

"Em termos gerais, é aparente que a raiz do problema foi abordada de tal forma que os seus efeito é diminuído para um nível tolerável ao invés do que totalmente resolvido."

Ainda existe uma percetível diferença entre a performance num novo save e um com muito tempo de jogo, mas a diferença foi diminuída e ainda não encontramos o abrandamento que estragava o jogo como anteriormente.

O vídeo em cima ajuda a colocar os efeitos do erro novamente em perspetiva, e começamos a ver que terreno está por cobrir. Ambos os lados do vídeo mostram basicamente a mesma geometria, texturas e efeitos gerados na mesma consola em qualquer momento, com o clima e tempo sendo igualado o mais possível em cada caso. No entanto, independente da paridade lado a lado de ambos os lados, existe uma óbvia melhoria na performance que favorece o novo save, e que não pode ser contabilizada por quaisquer elementos visuais por si só. Se a performance está bem num, então porque não no outro?

Em termos gerais, é aparente que a raiz do problema foi abordada de tal forma que os seus efeito é diminuído para um nível tolerável ao invés do que totalmente resolvido. Infelizmente, isto também cimenta mais a teoria que o erro é característico da forma como o motor de Skyrim gere os dados guardados com o tempo, e vai muito provavelmente permanecer por resolver até a certo ponto. Dito isto, o jogo está num estado completamente jogável para jogadores PS3 a longo termo, o que merece celebração para os afetados.

A raiz do problema

Então porque demorou tanto a Bethesda para corrigir as coisas? A sua determinação em chegar à raiz do problema tem sido evidente a alguns membros da imprensa com uma cópia PS3, muitos deles foram contactados para mais informação. Desde que colocamos o primeiro artigo da latência de Skyrim três semanas após o lançamento, nós na Digital Foundry estivemos entre os contactados, com várias chamadas a pedir o nosso save afetado, um relatório passo a passo com erros, assim como feedback de alguns testes.

Detalhes da melhor forma de reproduzir o erro foram dados por nós, mas nada concreto foi revelado pela Bethesda sobre a sua compreensão da causa. Isto dá-nos razões para preocupação, especialmente porque um pedido de teste pedia-nos para tirar o cabo de alimentação antes de voltar a jogar, presumindo que iria de de alguma forma afetar a performance.

"No geral, a experiência com a atualização 2.03 tem sido positiva. Baseado nas nossas experiências até agora, a atualização cumpre a promessa da Bethesda em melhorar a performance."

Esta aparente dificuldade em apresentar uma única causa para o problema também ficou evidente numa recente nota sobre a atualização beta 1.04 para PC. Aqui, a versão PS3 supostamente otimiza "um script em casas do jogador que iriam ocasionalmente fazer com que os scripts se atrasassem e também iria aumentar o tamanho do ficheiro save. Este é um detalhe curioso dada a sua obscuridade, e pode muito bem ser um exemplo de muitos momentos "únicos" no scripting que teriam que ser manualmente ajustados para evitar problemas ao longo do gigantesco mundo de jogo.

No geral, a experiência com a atualização 2.03 tem sido positiva. Baseado nas nossas experiências até agora, a atualização cumpre a promessa da Bethesda em melhorar a performance - a salvo uma maior atraso na seleção de opção de save, sacrifícios para o resto do aspeto e design do jogo parecem permanecer presentes. Houveram conversas de distância de visão reduzida e problemas de texturas na nova atualização, mas corremos a nova versão contra a 2.02 lado a lado e não vimos quaisquer diferenças visuais aparentes. Dito isto, não temos qualquer dúvida que um leque de alterações específica - algumas que podem não estar mencionadas na lista de correções - acompanharam esta correção, e tendo em conta a história deste estúdio, apenas podemos esperar que novos erros não tenham sido introduzidos como foi o caso com anteriores atualizações.

Apesar da correção ao Rimlag ser algo bom, os fãs tem na mesma o direito a ficar desapontados. Afinal de contas, passaram três meses desde o lançamento nos EUA, e a esperar por uma solução oficial para o problema tem sido demasiada para alguns. Também é difícil congratular o estúdio tão prontamente pelo seu sucesso com esta atualização, dado que o atual estado do jogo representa o estado que Skyrim devia ter tido no primeiro dia.

O ponto fulcral neste debate é que a Bethesda pode ser forçada a fazer significantes mudanças às suas políticas de compromisso de qualidade, porque claramente uma grande base de fãs vão avaliar futuros jogos Bethesda baseado neste motor com um nível extremo de escrutínio. O sucesso de Skyrim permanece como um feito comercialmente espantoso para a companhia e para a série, mas podemos dizer que alguns não vão esquecer tão facilmente as suas primeiras experiências com o jogo.

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