Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Kinect "hackeado" a correr no PC?

Drivers livres em desenvolvimento.

O Gizmodo relatou durante o fim de semana que o Kinect para a Xbox 360 foi alvo de um hack, ou melhor dizendo engenharia reversa, com o equipamento de sensor de movimentos a operar num PC normal.

Dois vídeos, disponibilizados no YouTube pelo administrador do NUIGroup, AlexP, mostram o comprometido sensor de movimentos em acção, demonstrando que o progresso feito nos poucos dias desde que o Kinect chegou às lojas na América do Norte. Enquanto muitos podem considerar isto uma elaborada farsa, AlexP é uma espécie de um bem conhecido engenheiro no campo, tendo produzido drivers de fonte aberta para a PlayStation Eye, por isso as probabilidades são que isto seja mesmo verdade.

O primeiro vídeo de Alex demonstra como o motor do Kinect é controladovia PC enquanto um segundo revela as saídas de RGB e câmara de profundidade a correr no PC. O segundo é especialmente intrigante pois, segundo Alex, o sinal de profundidade pode ser capturado a 640x480 – tal como a câmara Primesense de referência a partir da qual o Kinect é adaptado – enquanto as especificações oficiais do Kinect listam resolução de profundidade a um quarto disso – 320x240.

A concepção popular é que o Kinect sofreu cortes de várias formas desde a tecnologia PrimeSense original, e melhorado em outros (o microfone de múltiplas matrizes, por exemplo). No entanto, a brilhante desconstrução da iFixit do sensor revela que o "cérebro" do Kinect – o processador PrimeSense – conseguiu mesmo chegar ao produto vendido nas lojas.

O website da PrimeSense mostra um processador PS1080-A1 no centro do design, enquanto que o artigo iFixit mostra que um chip PS1080-A2 está inserido dentro das entranhas do Kinect. Isto é curioso tendo em conta os comentários de Alex Kipman, director de incubação na Xbox, que recentemente confirmou relatórios que o processador foi removido. Talvez a versão A2 do chip PrimeSense é uma versão inferior do original, ou talvez existe mais nas entranhas do Kinect do que sabemos? As probabilidades são que a verdade surja mais cedo do que tarde.

Entretanto, entusiastas de robótica amadores em redor do mundo vão observar o progresso de AlexP de muito perto. A habilidade do Kinect de ver em 3D e "ouvir" tão precisamente consumindo uns minúsculos 18 watts de energia torna-o no aparelho perfeito para acrescentar a um robô feito em casa, e é provável que muitas outras aplicações caseiras inovadoras para o sensor possam ser conjuradas uma vez que drivers PC completamente refinadas estejam disponíveis.

Read this next