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A tão aguardada versão Xbox de Final Fantasy 14 tem ecrãs escuros e um filtro de palavras ofensivas exagerado

Um lançamento sólido testado e uma comparação com a PS5.

final fantasy 14 key art
Image credit: Square Enix

Final Fantasy 14 chegou finalmente às consolas Xbox Series X/S mais de uma década após o relançamento do MMO em 2013, juntando-se aos jogadores de PC e de duas gerações de consolas PlayStation. Com um período de teste gratuito em constante expansão e muito entusiasmo, como é que o jogo se comporta nas consolas actuais da Microsoft antes de uma grande atualização gráfica agendada para julho, e qual é o resultado da versão PS5 recentemente actualizada?

Vamos começar com essa versão relativamente mais madura da PS5 como base para as nossas comparações, uma vez que o jogo está disponível na plataforma de geração atual da Sony desde 2021 - e teve alguns problemas de desempenho desconcertantes A versão PS5 corria a uns confortáveis 60 fps a 1440p, mas sofria de quedas regulares e perturbadoras da taxa de fotogramas durante a exploração, mesmo em áreas básicas, longe de outros jogadores ou quando configurada para uma saída de 1080p. Isto foi corrigido um ano mais tarde, mas o jogo continuava a funcionar com uma taxa de fotogramas na casa dos 30 ou 40 a 4K.

Agora, a versão PS5 parece finalmente (quase) jogável nesse 4K nativo. As taxas de fotogramas parecem ter melhorado em cerca de 10 fps na maioria dos cenários, o que é suficiente para (normalmente) ficar dentro da janela VRR de 48Hz-60Hz da PS5 e, por conseguinte, evitar a trepidação. A versão PS4 também beneficia destas optimizações, e a opção "qualidade de desenho elevada" é agora uma opção viável, quando antes afectava bastante o desempenho. Os 60fps bloqueados continuam a não estar disponíveis na PS4, com muita trepidação evidente, mas pelo menos as coisas melhoraram um pouco.

Aqui está Marc 'Try4ce' Duddleson com a análise completa em vídeo de Final Fantasy 14 para Xbox Series X/S e PS5. Ver no Youtube

Passando agora para as consolas Xbox, é evidente que estamos perante um resultado semelhante na Series X e na PlayStation 5 em termos de resolução e definições. Pode escolher uma resolução de 1080p, 1440p ou 4K, com anti-aliasing FXX "vintage". (É provável que o FSR mais moderno seja incluído na atualização Dawntrail nas consolas, se o benchmark do PC for uma indicação, com DLSS 2 e TSCMAA também oferecidos no PC, mas não é provável que façam a transição para a Xbox ou PlayStation). Entretanto, a Xbox Series S apenas oferece opções de resolução de 1080p e 1440p.

Felizmente, para além da falta de uma saída 4K, a Series S tem um aspeto idêntico à Series X - e, por extensão, à PS5 e à PS4 Pro - quando todas as consolas estão definidas para uma saída de 1440p. Não existem discrepâncias aparentes nas texturas, na qualidade das sombras ou no nível de detalhe. O único aspeto visual a ter em conta no lado da Xbox é que a Series S não tira partido dos recursos de interface com qualidade 4K do jogo que chegaram ao PC e à PS5 aquando do lançamento da versão PS5, dos quais a Series X também beneficia.

As únicas diferenças significativas que vamos encontrar são no desempenho, mas dado que as consolas Xbox Series beneficiam ambas de VRR com compensação de baixa taxa de fotogramas (LFC), as resoluções mais elevadas que não são particularmente viáveis na PS5 ou PS4 Pro podem tornar-se excelentes opções na Series X e Series S.

Comecemos pela versão da Series X a 1440p, que é o ponto ideal tanto para a Series X como para a PS5. Obtém-se 60 fps quase bloqueados, desde os locais mais bonitos das expansões Shadowbringers e Endwalker, em cidades moderadamente povoadas e através de conteúdo típico de instalações com aliados humanos ou NPCs. As quedas de fotogramas são uma possibilidade, mas tendem a ser raras e breves.

Também tinha alguma esperança de um desempenho sólido a 1440p no Series S, mas a leitura típica da taxa de fotogramas está, infelizmente, bem perto dos 40. Isto significa que, para os jogadores que não têm um ecrã compatível com VRR, pode ser necessário correr o jogo a 1080p para obter uma leitura estável, enquanto os que têm essa opção podem escolher entre uma experiência de 1440p com melhor aspeto e uma experiência de 60fps a 1080p. Ainda são de esperar quedas em áreas movimentadas, mas a maioria das outras falhas tende a corrigir-se rapidamente. A utilização da definição de modelos com poucos detalhes em objectos distantes tende a eliminar as quedas na Series S fora das cidades, mas o custo para a qualidade visual é bastante elevado - e a troca óbvia de geometria e o desenho de sombras distraem mais do que quaisquer desvios da taxa de fotogramas neste caso, penso eu.

Claro que há também o tentador modo de saída 4K na Series X - e corre melhor do que eu esperava. Está longe de ter 60 fps fixos, mas a maior parte do jogo desenrola-se nos 40 e 50, com bloqueios ocasionais de 60 fps em conteúdo com quatro jogadores. Ainda assim, com a consola configurada para um modo de saída 4K 120Hz com VRR e, por conseguinte, beneficiando de uma janela LFC mais ampla, obtém-se pelo menos uma experiência estável apesar das flutuações da velocidade de fotogramas - e isto também se aplica à Series S com uma saída de 1440p. O patch 6.2 também incluiu o redimensionamento dinâmico da resolução (DRS), mas este funciona atualmente de forma demasiado lenta para ser prático e deve ser ignorado.

final fantasy 14: series s vs series x at 1440p screenshots
final fantasy 14: series x vs ps5 at 1440p screenshots
A PS5, a Series X e a Series S parecem idênticas na resolução de saída de 1440p que tendemos a recomendar para estas plataformas. | Image credit: Digital Foundry

Noutros aspectos, a versão Xbox funciona bastante bem - na sua maioria. Os tempos de carregamento são mais rápidos do que no hardware das consolas da geração passada, embora os da PS5 sejam um pouco mais rápidos no geral. Por exemplo, entrar numa sala de uma pousada demorou cerca de sete segundos em todas as máquinas da geração atual, contra 10 na PS4, enquanto o teletransporte de zona para zona demora cerca de seis segundos na Series X, contra três na PS5 e quase 30 segundos na PS4. Passar de uma zona para outra sem teletransporte também é rápido em todas as consolas da geração atual, demorando apenas um ou dois segundos - embora a Series S apresente uma pequena gaguez que é percetível mesmo com VRR.

Mais alarmantes são os longos ecrãs escuros que notei muito raramente na Series X e mais frequentemente na Series S. Estes ocorriam durante transições ou ressurreições em combates, e por vezes ficava preso durante cerca de 20 segundos enquanto os jogadores noutras plataformas conseguiam avançar, lutando contra monstros e bosses e ressurgindo quase instantaneamente. Como sou o jogador menos importante do grupo, estes problemas acabaram por não ter importância, mas podem prejudicar seriamente a experiência de todo o grupo se acontecer a um jogador mais importante. Reparei que outros jogadores Xbox online relataram problemas semelhantes com o ecrã escuro, por isso isto merece uma investigação e uma correção por parte da Square Enix - mesmo que outros jogadores na Xbox não sejam afectados.

final fantasy 14: chat filter on xbox series x/s vs other versions
O filtro de palavrões hiperativo no registo de conversação seria bastante engraçado se não fosse um verdadeiro obstáculo à comunicação. | Image credit: Digital Foundry

Outro problema específico da Xbox diz respeito ao filtro de palavrões demasiado ativo no registo de conversação - que parece ser um requisito para estar na plataforma Xbox em vez da definição no jogo, que funciona de forma independente. O filtro não substitui apenas as palavras ofensivas por pontos de interrogação, mas também afecta qualquer sequência de letras proibidas dentro de palavras inócuas - e mesmo entre palavras e frases adjacentes. Isto aplica-se até aos NPCs e ao texto do sistema, como as descrições dos gestos, o que é ridículo. Isto significa que para perceber o que o jogo ou os teus colegas de equipa estão a tentar dizer pode ser necessário pensar em palavras ofensivas que possam encaixar nas lacunas - ou mesmo aprender algumas novas. Escusado será dizer que esta é uma situação absurda para um jogo social como um MMO, e que precisa de um reconhecimento público do problema por parte da Microsoft ou da Square Enix - e de uma correção adequada.

Esta é a situação atual na PS5, Xbox Series X e Series S. Claro que não estamos muito longe da próxima grande atualização gráfica, Dawntrail, que irá sem dúvida transformar o jogo nas consolas de forma fascinante. Diria que vale a pena experimentar o jogo na Xbox antes do lançamento em julho, se esta for a tua plataforma principal, mas talvez queiras ver como são resolvidos os problemas do ecrãs escuros e do filtro de conversação antes de te comprometeres com o lançamento completo.

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