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The Last Hope na Switch: um completo desastre e o pior jogo que já testámos

A Digital Foundry investiga os escombros da Nintendo eShop.

the last hope
Image credit: Digital Foundry/West Connection Limited

De APB Reloaded a Life of Black Tiger e muito mais, já falámos de alguns jogos muito maus na Digital Foundry - o Ghost of Phoenix Past até nos deixou um presente escaldante de doze jogos terrivelmente maus da Phoenix há alguns anos. Eu conhecia jogos maus - ou assim pensava eu. É que, embora a descoberta de cartuchos de ET enterrados num aterro sanitário em 2014 possa ter feito manchetes na altura, acontece que a Nintendo eShop está a tornar-se no aterro sanitário da era digital. Todas as semanas, a loja é inundada com uma seleção de lixo de baixo orçamento que faria corar a Steam. No entanto, não estava preparado para a viagem que iria fazer em breve com The Last Hope: Dead Zone Survival e outros "jogos" produzidos pela fábrica de lixo conhecida como West Connection Limited.

Se estás à procura de uma alternativa adequada para lamber a sanita, a West Connection Limited tem tudo o que precisas. Eles estão a trazer para a mesa um verdadeiro buffet inacabado e pouco funcional de lixo escaldante que faz com que a LJN pareça a Nintendo. Ao construir o seu catálogo de porcaria imunda, a West Connection dominou a arte de fazer um SEO de jogo através de uma coleção de palavras vagamente reunidas, concebidas explicitamente para enganar os clientes e fazê-los perder o seu dinheiro e tempo. Gostas de Call of Duty ou Battlefield? Experimenta World War: Battle Heroes Field Armies Call of Prison Duty Simulator - ou talvez Counter Bottle Shooter: Pro Aim Master Target Bottle Shoot 3D Game Strike Pistol.

John Linneman apresenta uma visão preocupante do pior que a Nintendo eShop tem para oferecer, em 4K gloriosos.Ver no Youtube

Estes tipos sabem como maximizar os resultados no horrível sistema de pesquisa da eShop, mas foi o The Last Hope: Dead Zone Survival que realmente colocou a West Connection no mapa para muitos de nós quando a sua "key art" se tornou viral nas redes sociais, essencialmente com a Ellie do The Last of Us com o número de série raspado. A tática funcionou e os resíduos digitais se espalharam como fogo pela internet.

O jogo começa com o ecrã inicial do Unity, seguido de um ecrã de título completamente estático que se assemelha à arte principal do The Division da UbiSoft. São apresentadas três opções - Novo Jogo, Carregamento e Controlos. Se escolheres Novo Jogo, és tratado com uma série de imagens fixas, com slides mal escritos a explicar a situação. A premissa envolve uma máquina do tempo, zombies e o governo. O jogo é então carregado numa cutscene na primeira pessoa excecionalmente tremida que mostra a tua personagem a acordar num quarto de hospital. Bem-vindo a The Last Hope. Jogas como Brian, um comando que viaja no tempo, na sua missão de... Não sei, salvar a humanidade? Não é muito evidente.

O teu primeiro objetivo é sair do hospital, e é aqui que começarás a sentir a tua alma a desvanecer-se. O hospital é composto por três salas, todas divididas por ecrãs de carregamento - o teu quarto de hospital, um corredor e uma escada. A taxa de fotogramas está completamente desbloqueada e é extremamente instável desde o início, embora venha a piorar muito antes de termos terminado. Funciona a 1080p nativo no modo de acoplamento e a 720p no modo portátil, o que é bom no papel, mas dado o desempenho, provavelmente não devia.

Aqui está a comparação entre The Last Hope e The Last of Us. Esta é a versão remasterizada lançada para a PS4 e, apesar da sua idade, acho que é justo dizer que tem uma vantagem visual sobre The Last Hope. Qual achas que venceria numa batalha? Brian ou Joel?

No entanto, quando chegas ao fundo das escadas, és recebido por um ecrã de carregamento muito mais longo que acaba por te levar para a cidade. Todo o jogo se passa nesta rua em forma de U, repleta de zombies e carros. O mundo está coberto de texturas repetitivas de baixa resolução, praticamente sem iluminação. As sombras são de resolução excecionalmente baixa e pouco coerentes.

The Last Hope possui uma taxa de fotogramas totalmente dinâmica que pode ir de 60 fps até uns impressionantes 15! Em certos momentos, o jogo parecia falhar, com erros visíveis a aparecerem no ecrã. Artefactos estranhos, sombras cintilantes e texturas alfa defeituosas. Pior ainda, abrir qualquer porta no jogo tem uma pequena percentagem de hipóteses de fazer crashar o jogo, fazendo com que se perca todo o progresso. Ah, e quando se reinicia o jogo, há também o risco de se carregar na opção Novo Jogo por acidente, pois o menu principal está ativo por baixo do ecrã inicial do Unity. Ups.

A narrativa é feita através de caixas de texto que muitas vezes se cruzam de forma estranha com outros elementos da interface do utilizador. Como já referi, este jogo não tem voz ativa e a escrita faz com que as mensagens do Twitter pareçam mais com Tolstoy. Ah, e depois há a banda sonora - para além de uma música no menu principal, há apenas uma música no jogo, se contares como banda sonora o que parece ser uma gravação de alguém a ressonar. Este é o único som ambiente em todo o jogo e vais ouvi-lo do início ao fim.

Aqui está a comparação entre a Eva e a Ellie - como podes ver, a West Connection optou por usar uma cópia de baixa qualidade do modelo da Ellie com a mesma roupa e design. Não há iluminação, sombras ou detalhes aqui e o que é que se passa com estes olhos?

De alguma forma, porém, é o design e a economia deste jogo que mais me fascinam. Trata-se basicamente de um jogo de 15 minutos, se for jogado corretamente, mas é muito fácil estragar o jogo por completo. Para entenderes isso, vamos olhar para a economia do jogo.

Em primeiro lugar, Brian tem uma barra de saúde, uma barra de resistência e acesso a exatamente três armas ao longo do jogo - um taco de basebol, uma pistola e uma espingarda de assalto. Tecnicamente, tem uma quarta arma, se contarmos com o cocktail Molotov, que pode ser fabricado a partir de um sistema de menu horrível. Encontrei material suficiente para fabricar dois. Determinei que há 64 balas disponíveis para a arma de mão em todo o jogo e 100 balas para a espingarda de assalto. Para matar um zombie são necessárias três balas da pistola, quatro balas da espingarda ou três golpes com o bastão. Podes balançar o taco 20 vezes com um único medidor de resistência e existem três MREs no jogo para reabastecer parcialmente a tua resistência. A resistência também se esgota permanentemente se correres.

Isto significa que, se acertares em todos os tiros e em todos os golpes de bastão, sem nunca fugires, podes matar 46 zombies com as tuas armas de fogo e 12 zombies com o bastão, o que perfaz 58 inimigos. Acrescenta mais oito zombies se contares com o cocktail Molotov. Há cerca de três a quatro vezes mais zombies no total neste jogo. Porque é que isto é importante? Bem, em certas circunstâncias, se desperdiçares uma única bala, podes acabar numa situação impossível de vencer.

Sem qualquer tipo de animação facial, o diálogo é hilariantemente pouco convincente.
Acontece que carregar no "E" na Switch para abrir uma porta é um desafio impossível.
As falhas visuais são comuns, como estes problemas com os semáforos.

Depois de saíres da farmácia, o jogo pede-te para abrires a fechadura deste carro da polícia - o segundo de três minijogos de abrir fechaduras no jogo. O problema é que o jogo não pára enquanto se abre a fechadura, mas não é dada qualquer indicação de que estás a ser atacado, pelo que, quando acabas este minijogo, a câmara é retirada e morres instantaneamente, aconteça o que acontecer. Pior ainda, o jogo bloqueia normalmente no ecrã " Tu estás morto", o que te obriga a sair do jogo e a reiniciá-lo. Tem cuidado para não passares pelo logótipo Unity e começares um novo jogo por acidente! Para terminar este minijogo, tens de matar todos os zombies da área - o que significa que precisas de balas e bastões suficientes para os eliminar a todos. Se chegares a este ponto sem as munições necessárias, não o conseguirás fazer.

Ah, e isto nem sequer toca no problema da Ellie, er, Eva - a meio do jogo, encontras a Eva na biblioteca e ela começa a seguir-te. Se a Eva se aproximar de um zombie, agacha-se e fica lá até todos os zombies serem eliminados. Com o número limitado de inimigos que podes matar, isto torna-se um verdadeiro problema, pois pode deixar-te sem munições suficientes para terminar o jogo se ela se agachar no local errado. Acabarás por serpentear ao longo do exterior da cidade e, quando ela se agachar, terás de esperar que consigas chegar ao próximo ecrã de carregamento antes que ela morra.

O que torna isto ainda mais hilariante é a estrutura. Os objetivos estão dispostos de forma linear nesta avenida em forma de U. O jogador está sempre fechado em secções específicas desta rua até completar cada objetivo, pelo que não há oportunidade de exploração. A partir do momento em que sais do hospital, o jogo apresenta exatamente 15 objetivos antes de os completares, apenas variações de entrar numa área, procurar objetos e sair.

Estes jogos, produzidos por estudantes de uma universidade alemã local, são absolutamente superiores a tudo o que a West Connection Limited produziu.

Portanto, sim, que mais posso dizer? Os produtos produzidos pela West Connection Limited são o equivalente na eShop a um pop-up de browser repleto de malware , sendo uma desilusão que a Nintendo permita um produto destes na sua loja.

Isto também me fez pensar em projetos mais pequenos em geral. Quero dizer, vejam os projetos baseados em Unity criados por estudantes de uma universidade local acima - apresentam ideias inteligentes e interessantes com mecânicas funcionais e um design visual original. São jogos criados por estudantes que ainda estão a aprender sobre jogos e estão absolutamente à altura de tudo o que a West Connection Limited alguma vez produziu.

É claro que não fomos os únicos a testar este jogo - os nossos colegas da Eurogamer já o fizeram - e tentámos obter comentários sobre o jogo da Nintendo e da Sony, mas até agora nenhuma das empresas respondeu.

Testar The Last Hope foi uma experiência catártica e ao mesmo tempo reveladora. Na maior parte das vezes, eu ignorava as montras digitais infestadas de shovelware e assumia que muitas delas eram inócuas, mas quando se vê algo assim, é realmente revelador da depravação que se instala em certos cantos da indústria. The Last Hope foi concebido para ficar com o teu dinheiro. Não há nenhum jogo aqui - isto é efetivamente um esquema. Todos sabíamos isso pelo trailer, mas o facto de o jogo real ser muito inferior até mesmo a esse trailer horrível é genuinamente chocante. Da próxima vez que deres por ti a olhar para algo como um Redfall ou Destruction AllStars e pensares "Bolas, estes jogos são maus", quero que dês um passo atrás, respires fundo e te lembres de The Last Hope: Dead Zone Survivor.

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