Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Os modos 120Hz de Gran Turismo 7 são transformadores

Grandes melhorias na resposta.

Gran Turismo 7 é um dos jogos de corridas mais robustos de sempre, com centenas de carros, dezenas de pistas e rastreio de raios na PS5. No entanto, corria sem suporte 120Hz e VRR, até à atualização 1.31. Quais os compromissos necessários para introduzir 120Hz e VRR e é possível correr a 120fps? Vamos testar.

Primeiro, é importante definir as expectativas. Quando falam em 120Hz, os programadores não significam que o jogo corre a 120fps. Existem muitos jogos que podem correr até 120fps, mas tens um rácio desbloqueado no modo 120Hz que frequentemente não lá chega. É o que esperava de Gran Turismo 7, mas a atualização é muito mais interessante do que isso.

Vamos ao básico, a v1.31 adiciona 4 modos gráficos novos. Podes optar por modos resolução ou desempenho a 120Hz, mas tens ainda a opção de ativar a VRR no menu da consola para descobrir diferenças.

Eis a análise de Oliver Mackenzie aos modos 120Hz em GT7. Ver no Youtube

O modo desempenho a 120Hz sem VRR chega a 120fps na maioria do tempo nas corridas, até nas intensas corridas de 20 carros, mas nas repetições e menus desce para 80fps, aceitável, mas frustrante. No entanto, a resolução desce imenso para conseguir isto, 1260p, pouco acima de full HD.

O modo resolução a 120Hz é muito similar, mas clima extremo e muitos carros no ecrã podem causar fortes quedas. Fora do gameplay, é ainda pior do que nas corridas, pode descer para 50fps nas repetições. Em troca, corre a 1440p.

Infelizmente, ambos os modos deixam a desejar devido à anti-aliasing de Gran Turismo 7, que tem dificuldades com o baixo número de pixeis e não os carros não têm bom aspecto em movimento. As repetições estão melhores, o que faz sentido tendo em conta o desempenho inferior, perto de ou mesmo a 4K.

Modo + definições Resolução interna
Modo resolução + 120Hz 1440p
Modo resolução + 120Hz VRR 2160p
Modo Frame-rate + 120Hz 1260p
Modo Frame-rate + 120Hz VRR 1440p

Nenhum modo oferece reflexos com rastreio de raios como no modo resolução a 60Hz, mas as outras funcionalidades visuais parecem idênticas à experiência 60Hz na PS5. Reparei em pequenas diferenças na distância de visão da relva, mas isto pode estar relacionado com a resolução. Isso significa que mesmo a correr perto da resolução da PS4, a densidade da vegetação estão muito melhores do que na versão de anterior geração. Os elementos da interface também parecem correr abaixo de 4K com estes modos ativados, com muito aliasing no texto. Não é muito mais, mas é perceptíve.

Ativar a VRR na maioria dos jogos não faz muito pelos visuais do jogo, especialmente se o jogo não tiver uma definição VRR devidamente enumerada, mas Gran Turismo 7 não é como a maioria dos jogos. Mesmo sem uma opção VRR nos menus, se correres o jogo com VRR ativada no menu da consola e com os 120Hz ativados, o jogo corre de forma muito diferente.

Resumindo, ativar a VRR aumenta as resoluções e o teu ecrã vai ajustar as variações no desempenho devido à VRR, criando visuais melhorados.

Eis a análise original a Gran Turismo 7.Ver no Youtube

Isto funciona muito bem, o modo desempenho em VRR está muito similar à versão sem VRR em termos de desempenho, com 120fps quase fixos, apenas com quedas nas corridas à chuva, a resolução sobe de 1260p para 1440p. Sem equipamento especializado, será difícil notar as quedas no desempenho, por isso é uma contra-partida que vale a pena para ter maior resolução.

A opção resolução com VRR é ainda mais interessante. O desempenho parece uma desilusão com os rácios de fotogramas algures entre os 70-100fps, as repetições podem descer para 50s. No entanto, como o jogo corre a 4K nativa aqui, tens uma apresentação idêntica à do jogo a 60Hz. A qualidade de imagem é nítida e boa, com um pouco de aliasing, mas no geral está boa.

Apesar do aumento na resposta não ser enorme, quaisquer variações nos rácios são disfarçadas pela VRR e é na mesma uma melhoria sobre a experiência 60hz padrão, por isso vale bem a pena. O único senão é a falta de ray tracing, que melhora as repetições.

GT7 é um dos melhores jogos PSVR2. Ver no Youtube

A abordagem da Polyphony à diferença VRR/não VRR é muito inteligente, dá prioridade à qualidade de imagem em ecrãs com VRR e rácios de fotogramas mais estáveis em paineis mais tradicionais. A única queixa é que nada disto é especialmente nítido para o utilizador, por isso alguns jogadores talvez precisem consultar recursos online para descobrir que algumas destas opções existem.

Apesar da atualização fornecer boas novas opções para quem joga numa TV ou monitor, jogadores PSVR2 não beneficiam disto, o jogo corre na mesma a 60fps em modo VR. Faria sentido apresentar uma opção com melhor desempenho pois o capacete tem suporte para 120hz, talvez chegue no futuro. Atualmente, Gran Turismo 7 é uma incrível experiência VR e soberba de jogar.

A atualização até poderá ter originado do esforço para colocar Gran Turismo 7 compatível com o PSVR2. Uma vez que os 60fps nos dois ecrãs podem ter requisitos GPU muito similares aos de 120fps num ecrã. Poderá surpreender ver que a solução foi tão fácil, descer a resolução e ray tracing e o jogo parece correr muito bem a 120fps.

Apesar do aumento na resposta, apenas a distância de visão da relva parece ser afetada pelas definições, todas as outras opções estão iguais.

Se queres uma recomendação, eu prefiro o modo resolução com VRR. Não tens 120fps fixos, mas tens uma resolução elevada e o aumento na fluidez é perceptível sobre o jogo a 60fps. Para quem joga em ecrãs VRR, é uma opção muito bem equilibrada.

As outras opções visuais, modo desempenho com e sem VRR, e o modo resolução sem VRR, têm como alvo 120fps no gameplay. Funciona bem, mas a qualidade de imagem sofre um pouco por isso penso que a maioria dos jogadores não vai gostar mais destes do que o modo resolução com VRR ou as opções 60fps.

No entanto, os jogadores mais competitivos têm prioridades diferentes. Falamos recentemente com o YouTuber Super GT ele disse que "a qualidade é muito pior" nos modos 120hz (ele não tem ecrã VRR), por isso voltou aos 60hz. Será interessante ver se outros jogadores competitivos e profissionais pensam da mesma forma.

De qualquer maneira, é bom ver Gran Turismo 7 a receber finalmente suporte para funcionalidades mais avançadas. Mas tem em conta que existem 4 opções com grandes diferenças e que infelizmente não estão bem documentadas, algo que devia ser melhorado para permitir escolher com mais informações.

Read this next