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Ratchet and Clank: Rift Apart - todos os três modos gráficos experimentados e testados

Deves escolher o modo de fidelidade, desempenho ou RT desempenho?

Ratchet and Clank: Rift Apart foi lançado na PlayStation 5 e não é apenas uma bela sequela para a célebre franquia para consolas, é muito possivelmente o jogo mais bonito da nova geração - um lançamento que só é possível devido ao maior poder de processamento, características gráficas e proezas de armazenamento encontradas na nova vaga de consolas. Já discutimos em profundidade a razão pela qual acreditamos que este é um lançamento verdadeiramente importante para a PlayStation 5, mas hoje estamos a concentrar-nos nos três modos gráficos disponíveis e com qual pensamos que se deve escolher para jogar.

Resumindo, se já jogaste Marvel's Spider-Man Remastered ou Marvel's Spider-Man: Miles Morales na PS5 - também da Insomniac, claro - estás em território familiar. O trio de opções selecionáveis em oferta são fidelidade, desempenho e RT desempenho, por isso vamos investigar cada uma delas antes de apresentar a nossa recomendação final.

Em primeiro lugar, o modo padrão (dependendo de como a tua PS5 está configurada, claro) é o modo de fidelidade, que limita o desempenho a 30 fotogramas por segundo. O tempo de renderização fixo de 33,3ms permite essencialmente à Insomniac empurrar a qualidade visual ao máximo. Isto começa com a resolução de renderização nativa, que tem um mínimo teórico de 1296p mas parece residir numa janela de resolução dinâmica entre 1800p e 4K - 2160p completos. A qualidade da imagem neste e em todos os modos é impulsionada com o jittering temporal, uma técnica de reconstrução de imagem que analisa o último frame, mapeia a trajetória de cada pixel e 'injeta' esses dados no novo frame.

Cover image for YouTube videoRatchet and Clank: Rift Apart PS5 - Performance + Graphics - All Modes Tested!
Os três modos de desempenho em Rift Apart foram testados em profundidade com comentários de John Linneman e Alex Battaglia.

O modo fidelidade também utiliza o traçado de raios acelerado por hardware para os reflexos, e consideramos o RT como um componente crucial da composição visual em Rift Apart: há tantas superfícies refletoras, tanto metal curvado e vidro, e tudo parece glorioso. É o nosso argumento que a visão artística para o jogo foi construída em torno do conceito de traçado de raio como um componente chave - e embora Rift Apart fique bem sem RT, falta algo especial ao desligá-lo.

Além disso, o modo de fidelidade também aumenta a densidade em elementos como multidões ou detalhes gerados dinamicamente como, digamos, a quantidade de naves espaciais a voar em segundo plano. Finalmente, o impressionante sistema de fios de cabelo da Insomniac (usado para renderizar o pelo Lombax, por exemplo) mostra a quantidade de fios que correm ao máximo no modo de fidelidade, em comparação com as alternativas de desempenho. Dito de forma simples, o modo fidelidade é a melhor reprodução do jogo que existe.

O modo de desempenho padrão desliga o traçado de raios, reduz a densidade das cenas, e a contagem de fios de cabelo é reduzida, num esforço para atingir 60 fotogramas por segundo. É uma troca que funciona surpreendentemente bem, pois o acerto na resolução é menos pronunciado do que se possa pensar: o mínimo teórico é agora de 1080p, mas a janela de resolução DRS está agora mais próxima de 1620p-1800p nas nossas amostras testadas. É uma forma sólida de se jogar, mas mais uma vez, com RT ausente, não achamos que seja o caminho certo a seguir.

Cover image for YouTube videoRatchet and Clank: Rift Apart PS5 - The Digital Foundry Tech Review
Ratchet and Clank: Rift Apart - a análise original em vídeo da Digital Foundry, explicando como este jogo só poderia ter sido entregue numa consola de próxima geração.

O que nos leva ao grande - modo RT de desempenho. Isto leva aos compromissos feitos no modo de desempenho padrão, mas tem como objetivo adicionar o traçado de raios de volta à composição visual, fazendo-o através de um nipping e um tucking adicional com uma resolução mínima de 1080p a 1440p de resolução máxima dinâmica. O RT parece sólido, com qualidade de reflexão ligada à atual resolução de renderização nativa - há pouca sensação de que esta característica pesada do GPU esteja a ser cortada de qualquer outra forma. A qualidade da imagem pode parecer mais granulada, naturalmente, mas devido a uma estética visual que se assemelha mais a um desenho em CG, e mais orgânica do que, digamos, Marvel's Spider-Man, este é o modo que funciona melhor para nós. A técnica de injeção temporal da Insomniac faz um bom trabalho ao aumentar a perceção do detalhe, e enquanto se perde a clareza e nitidez do modo de fidelidade, o equilíbrio das características de RT e jogar a 60fps é difícil de ignorar.

E quanto ao desempenho, é justo dizer que as verdadeiras taxas de fotogramas que estás a receber estão bloqueadas. Semelhante a Marvel's Spider-Man, há ligeiros acertos nas cinemáticas com o motor de jogo, mas de resto o modo de fidelidade está bloqueado a 30fps, performance a 60fps, enquanto a performance RT é igualmente sólida - observei apenas uma queda notória durante uma sequência não-interativa. Mas há mais: por defeito, Rift Apart está no modo de saída a 120Hz, onde o ecrã se atualiza duas vezes mais rápido. A nossa teoria sobre isto é que quando há a queda de um fotograma, o stutter persiste por apenas 8,3ms, em oposição aos 16,7ms habituais. É uma ideia interessante e abre potencialmente a porta a um modo baseado na qualidade de 40fps também, se a Insomniac a considerar. Se verificares que a resolução do teu ecrã cai para 1080p em resultado de 120Hz ser forçada quando o jogo arranca, basta desativar a saída de 120Hz nos menus do sistema PS5.

Em última análise, este é um jogo brilhante que oferece múltiplas formas de o desfrutar. Para um homem, a equipa DF considera que a opção RT de desempenho é o caminho a seguir, porque a forma como a Insomniac implementa a tecnologia de traçado de raio é tão, tão impressionante - e as aproximações alternativas e tradicionais do screen-space simplesmente não estão à altura. Dito isto, no entanto, as opções existem para favorecer uma resolução mais alta a 60fps ou em vez disso ir simplesmente à cidade com qualidade visual e bloquear a 30fps. Seja qual for a opção escolhida, Ratchet and Clank: Rift Apart vale bem o teu tempo e dinheiro.

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Sobre o Autor
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John Linneman

Senior Staff Writer, Digital Foundry

An American living in Germany, John has been gaming and collecting games since the late 80s. His keen eye for and obsession with high frame-rates have earned him the nickname "The Human FRAPS" in some circles. He’s also responsible for the creation of DF Retro.

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