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PS5 Firmware 2.0 testado: atualizações de armazenamento M.2 NVMe - podem igualar a unidade original?

Análise a Ratchet e Clank: Rift Apart, mais testes extensivos de tempo de carregamento.

A actualização de firmware 2.0 da PlayStation 5 está para breve e está preparada para fornecer algumas alterações fundamentais às capacidades do sistema: uma nova interface de utilizador que separa as aplicações PS4 e PS5, juntamente com áudio 3D para colunas de TV - mas o grande atrativo é o suporte para a entrada interna M.2 SSD da PS5, abrindo a possibilidade de uma expansão significativa do armazenamento do sistema, onde temos estado limitados a apenas 667 gigas de espaço utilizável desde o lançamento. Já testamos soluções de armazenamento USB anexáveis e descobrimos que são uma excelente forma de executar títulos PS4 sob retrocompatibilidade, mas este é o verdadeiro segredo - este é o caminho a seguir para alojar mais dos nossos jogos PS5 em armazenamento de alta velocidade.

Graças ao acesso beta antecipado por cortesia da Sony, pudemos completar alguns testes iniciais para este artigo. Utilizámos um Samsung 980 Pro SSD - o modelo de 500GB neste caso, embora estes resultados se devam aplicar também às variantes de grande capacidade 1TB e 2TB. De facto, comprámos este SSD quando o PS5 foi lançada especificamente para este caso de utilização, uma vez que cumpria as especificações de Mark Cerny para unidades NVMe estabelecidas no ano passado, e com 6500MB/s de largura de banda, excede as especificações da Sony de um mínimo de 5500MB/s. É também um modelo PCI Express Gen 4 - outro ponto de especificação essencial. A única coisa que precisávamos de acrescentar era um dissipador de calor, embora se possa utilizar sem o mesmo. Utilizámos um dissipador de calor Gigabyte Auros, mas estão disponíveis equivalentes bastante baratos na Amazon, que farão o mesmo efeito.

Vídeo Digital Foundry sobre o software de sistema 2.0 - que finalmente permite aos utilizadores adicionar mais espaço aos 667GB de armazenamento utilizável existentes.Ver no Youtube

Esta é uma atualização bastante fácil, mas para ser claro, está muito longe da solução Seagate Storage Card preferida pela Microsoft para as consolas Xbox Series. Mesmo assim, a expansão do armazenamento PS5 não deve demorar mais de 10 minutos. O primeiro passo é retirar a caixa exterior branca da PS5, especificamente a 'asa' do lado direito quando vista de frente. Os dois cantos superiores precisam de um suave puxar para cima, e a partir daí, basta deslizar a caixa para baixo através do corpo da PS5. Ouvirás um clique.

A seguir, abre-se a baía de expansão. Uma pequena chave de fendas Phillips faz o trabalho aqui, revelando o recinto M.2 SSD. Uma vez dentro disto, terás de remover o parafuso e o espaçador. Toma nota do comprimento do SSD M.2 escolhido, e coloca o espaçador no ponto relevante da baía. A instalação do próprio SSD é uma simples questão de deslizar o SSD equipado com dissipador de calor para os contactos metálicos na parte inferior. Mais uma vez, vai ouvir um clique. Colocar o SSD no espaçador, apertar com o parafuso, recolocar a tampa da baía de expansão e depois voltar a montar a PS5. Agora estamos prontos para prosseguir.

O arranque da PS5 pela primeira vez oferece uma configuração rápida. Primeiro, formata o SSD, e depois és recebido com um teste de velocidade de leitura - o 980 Pro é avaliado em 6500MB/s. Passando ao menu de armazenamento da PS5, há aqui também algumas boas notícias. O SSD M.2 aparece como deveria ser - mas também se pode usar um disco rígido externo baseado em USB ao seu lado. Adiciona isso à unidade interna da PS5 e tens três unidades para fazer malabarismos entre os dados no total - mas lembra-te que só podes iniciar jogos a partir da unidade interna ou do seu armazenamento NVMe recentemente instalado. Também é útil uma nova alternância para escolher qual SSD queres como unidade de instalação padrão para jogos. Para além disso, tudo isto é muito simples. A única omissão gritante, como sempre nas consolas PlayStation até à data, é a capacidade de copiar jogos entre unidades. Neste momento, só é possível transferir dados de forma cortar e colar.

O primeiro passo é fazer testes ao nosso upgrade através da velocidade? Ratchet e Clank: Rift Apart - um jogo literalmente construído em torno da solução SSD de alta largura de banda da Sony. A rápida velocidade do disco interno da PS5 dá origem a um novo mecanismo, permitindo que Ratchet viaje instantaneamente entre mundos usando portais. A Produtora Insomniac faz uma demonstração da tecnologia SSD da PS5 desde o primeiro nível: novos recursos fluem rapidamente à medida que Ratchet é levado a percorrer diferentes planetas em trilhos. Flui lindamente no disco interno da PS5, embora não seja perfeito. Olhas de perto e verás fluxos de stutters enquanto Ratchet passa por cada portal, breves soluços na sequência que interrompem um bloqueio praticamente perfeito no seu modo RT de desempenho. Não é uma quebra drástica, mas as probabilidades são que se estivermos a olhar para um estrangulamento de armazenamento, alternar continuamente entre múltiplos mundos rapidamente carregados é uma provável possibilidade.

Assim, para a comparação entre o SSD interno da PS5 e o nosso M.2 SSD. Testando cada um no nosso vídeo acima, o desempenho parece ser essencialmente idêntico. Na maioria dos casos, é na realidade uma correspondência exata entre as duas soluções SSD quando se trata da mencionada gaguez no jogo. O salto entre portais desencadeia os mesmos soluços, e sempre nos mesmos momentos - embora com um caso em que o M.2 é menos severo na sua queda, o que pode ser um resultado mais estranho. Em todos os outros aspetos, o 980 Pro funciona de forma semelhante à solução de armazenamento existente, com uma jogabilidade igualmente impecável. Como primeiras impressões, este é um início forte.

Os tempos de carregamento são os seguintes. Dividimo-los em dois bancos de testes: Títulos PS4 que correm sob retrocompatibilidade e verdadeiros jogos nativos PS5. Há uma coisa a salientar antes de continuarmos: por qualquer razão, pode haver uma variação entre os tempos de carregamento entre as várias runs, pelo que podem haver alguns resultados fora do normal. Contudo, em todos os nossos testes feitos, uma tendência é clara: utilizando o Samsung 980 Pro no compartimento de expansão, os tempos de carregamento são geralmente melhores do que os do disco interno e parece haver uma vantagem em adicionar também um dissipador de calor ao SSD NVMe, embora ligeiro. A exceção à regra é Battlefield 5, o SSD interno superou consistentemente as opções externas.

App PS4 Tempos de Carregamento (Segundos) Disco Interno PS5 825GB Samsung 980 Pro 500GB Samsung 980 Pro 500GB/Dissipador
The Witcher 3: Novigrad Centre 48.01 45.07 44.67
The Witcher 3: White Orchard 22.88 22.88 22.70
Cyberpunk 2077: Ripperdoc 41.12 43.93 38.48
Cyberpunk 2077: Maelstromers HQ 33.08 31.08 31.12
Fallout 4: Commonwealth 16.50 14.87 15.13
Fallout 4: Diamond City 15.27 14.01 14.17
Final Fantasy 15: Lestallum 29.18 27.43 27.60
Final Fantasy 15: Hammerhead 24.57 24.08 23.87
Battlefield 5: Nordlys 31.50 34.57 34.57
Battlefield 5: Tirailleur 31.58 34.63 34.53

O próximo conjunto de testes concentra-se nas aplicações nativas da PlayStation 5 - e, a este respeito, tudo funciona simplesmente como esperamos e desejamos que funcione. Cada teste que realizámos permitiu que o disco externo produzisse resultados quase idênticos aos do SSD personalizado integrado da Sony. Pode haver mais variações nas unidades que quase não cumprem as especificações, ao passo que existem algumas unidades PCIe Gen 4 que se situam significativamente abaixo dos requisitos de largura de banda da Sony. Não só isso, mas a Sony diz que mesmo as unidades que satisfazem o requisito de largura de banda de 5500MB/s podem sofrer uma degradação no desempenho do jogo. Pedimos veementemente aos utilizadores que optem por unidades com 7000MB/s de largura de banda após tudo isto considerado, o que foi a recomendação de Mark Cerny no ano passado.

O único entrave que temos diz respeito aos títulos da PlayStation 4. Sim, a opção externa M.2 parece ser geralmente mais rápida do que correr a partir do disco nativo. No entanto, observámos um comportamento semelhante quando os jogos PS4 foram carregados a partir de SSDs ligados via USB. Se procuras otimizar a alocação de armazenamento, pode fazer sentido manter os teus títulos PS5 na unidade interna e na expansão NVMe, e utilizar uma solução SATA para USB mais barata para jogos PS4.

Independentemente disso, aqui estão os resultados dos testes de carregamento dos jogos PS5 - paridade efetiva em toda a linha. Pode não ser particularmente interessante do ponto de vista das observações, mas em termos das expectativas dos utilizadores, é exatamente o que gostaríamos de ver. Dito isto, mais testes deram alguns resultados inesperados.

App PS4 Tempos de Carregamento (Segundos) Disco Interno PS5 825GB Samsung 980 Pro 500GB Samsung 980 Pro 500GB/Dissipador
A Plague Tale Innocence: Mission 1 15.13 14.95 14.92
A Plague Tale Innocence: Mission 2 16.92 16.48 16.53
Star Wars Jedi Fallen Order: Kashyyyk 16.43 16.43 16.45
Star Wars Jedi Fallen Order: Bracca 15.30 15.30 15.35

Os nossos testes finais foram todos sobre velocidades de transferência em bruto, onde os jogos em movimento entre a unidade de stock da PS5 e a expansão M.2 são um caso perfeito de estudo. Cyberpunk 2077 Picking dá-nos uma instalação de 101GB entre estas duas unidades. Após extensos testes, tornou-se claro que escrever para a unidade M.2 ocorre a um ritmo muito mais rápido do que copiar os mesmos dados de volta para a unidade interna. Por exemplo, a transferência de Cyberpunk do SSD interno da PS5 para o SSD M.2 demora apenas um minuto e 11 segundos. É uma taxa média de 1,42GB/s - uma velocidade incrível dado o tamanho do jogo da CDPR. No entanto, as velocidades de transferência variam de acordo com o conteúdo, e assim, por exemplo, copiar Battlefield 5 do armazenamento interno produziu uma velocidade média de transferência de 0,87GB/s, enquanto que Final Fantasy 15 produziu uma média de 0,82GB/s.

Mas se transferirmos o jogo de volta, do SSD M.2 para a unidade de stock da PS5, leva muito mais tempo. A contagem chega aos sete minutos e 18 segundos - a uma taxa de transferência de apenas 0,23GB/s. É uma diferença enorme, e que se confirma na transferência de outros grandes jogos - como Final Fantasy 15 e Battlefield 5. A transferência para o SSD M.2 será sempre mais rápida do que escrever de volta para o disco interno, mas de um modo geral isso é bom: uma consola com SSD não precisa de velocidades de escrita tremendas. Vale a pena notar que, embora muito lento, é na realidade relativamente rápido quando comparado com a cópia de volta para o SSD interno através de uma opção baseada em USB, como revela a tabela abaixo. A cópia de Battlefield 5 e FF15 de volta ao armazenamento interno entregou a mesma média de 0,23GB/s de taxa de transferência, sugerindo algum tipo de limite de nível do sistema.

Cyberpunk 2077 (102GB) Samsung 980 Pro Interno NVMe Samsung 870 QVO SATA SSD (via USB) Seagate 5TB Disco Rígido Externo (via USB)
Cópia a partir do disco PS5 1:11 6:15 16:24
Cópia para o disco PS5 7:18 13:37 16:26

As deformações adicionais estão na forma como a velocidade de transferência da PS5 se compara à da Xbox Series X. Vale a pena sublinhar que a repetição de testes na Xbox deu uma gama de resultados altamente variável. Mesmo ao reiniciar a máquina, ou ao desligar da Internet, os tempos de transferência provaram ser variados - algo a ter em conta. Transferindo Cyberpunk do SSD de stock da Xbox para um cartão de expansão Seagate, o melhor cenário coloca velocidades médias de transferência a 0,69GB/s, e na pior das hipóteses 0,42GB/s na transferência exatamente dos mesmos dados. Em todos os casos, é muito mais lento do que o teste de transferência da PS5 para a sua expansão M.2. Entretanto, a viagem inversa na Series X - transferência de Cyberpunk do seu cartão de expansão Seagate para o seu SSD interno - dá uma taxa de transferência de 0,67GB/s na melhor das hipóteses e de 0,55GB/s na pior das hipóteses. Um pacote misto de resultados: escrever para o cartão de armazenamento da Seagate foi muito mais lento do que copiar um jogo para a unidade M2 na PS5. No entanto, ao copiar os dados para o SSD interno, a Xbox Series X foi sempre significativamente mais rápida.

No entanto, a funcionalidade de expansão de armazenamento do firmware 2.0 faz exatamente o que deveria e uma parte crucial do hardware é finalmente desbloqueada, permitindo aos utilizadores adicionar ao armazenamento padrão de 667GB da unidade interna da PS5. E embora este seja um beta onde a fiabilidade da entrega pode ser alterada pela versão oficial, os resultados sobre o nosso SSD M.2 em particular são encorajadores. O Samsung 980 Pro é suficientemente rápido para lidar com os exclusivos da PS5 como Ratchet e Clank e funciona tal como a unidade de stock da PS5 na sua entrega de cenas de alta largura de banda. Além disso, há a vantagem do tempo de carregamento. A maioria dos jogos na nossa gama de teste, desde The Witcher 3 até Fallout 4, funcionam todos com uma vantagem marginal no 980 Pro. Não temos nenhuma perda de desempenho, e apenas um ganho no armazenamento geral. Em termos de funcionalidade, é ótimo ver unidades USB externas ainda funcionarem em conjunto com esta expansão M.2 SSD. O único pé-atrás, no que diz respeito ao front-end PS5, é que precisamos de uma função de cópia decente para obter flexibilidade.

Portanto, é o nosso primeiro olhar sobre o armazenamento expansível NVMe da PS5 para o slot M2, mas é improvável que seja o nosso último - estamos interessados em testar o melhor do melhor e mesmo o pior do pior, para não mencionar o WD SN850 selecionado pelo próprio Mark Cerny, baseado neste recente tweet que parece atingir o ponto ideal em termos de especificações de hardware, e vem com um dissipador de calor anexado. E se existirem outras unidades específicas que gostarias que testássemos - por favor informa-nos - mas no aqui e agora, as notícias são boas: A PS5 pode muito bem ser construída em torno de uma solução personalizada de armazenamento em estado sólido, mas um bom SSD PCIe Gen 4 pode corresponder e, em alguns cenários, exceder realmente o desempenho da solução interna, e funciona igualmente bem no jogo mais exigente em termos de armazenamento, que temos atualmente para testar.

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