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Prey e Dishonored na Series X|S: FPS Boost não é apenas sobre os 60fps

Joga-se melhor e as reduções dos tempos de carregamento são uma revelação

Como parte da sua celebração na aquisição de Bethesda, a segunda vaga de títulos FPS Boost da Microsoft para consolas Xbox Series vê a entrega de algumas atualizações dramáticas para títulos clássicos da sua editora recentemente assimilada. Os grandes êxitos Skyrim, Fallout 4 e Fallout 76 receberão o tratamento Digital Foundry em devido tempo, mas para começar, queríamos revisitar Dishonored Definitive Edition e Prey da Arkane Studios. Estes são ambos jogos brilhantes, mas também são de certa forma sub-ótimos nas suas encarnações originais da consola. O FPS Boost transforma dramaticamente os dois - e o que é fascinante é que não é apenas a duplicação da taxa de fotogramas que é fundamental para melhorar a experiência. Notavelmente, o FPS Boost vai mais longe do que se poderia esperar, ao ponto de, com Prey em particular, eu sentir que estamos perto do território da remasterização.

Começaremos com Prey - um simulacro imersivo que por acaso classifico como um dos meus jogos favoritos de 2017, mas também um lançamento que simplesmente não consegui jogar nas consolas da geração anterior. Uma combinação de problemas de desempenho, problemas de input lag e alguns prolongados tempos de carregamento foram muito desgastantes - e porquê fazermo-nos passar por isso quando a versão para PC é muito melhor?

Vamos primeiro tirar as estatísticas do caminho. O jogo funciona a 900p na Xbox One S, com uma resolução que sobe para 1440p na One X (que também recebe um empurrão no draw distance e reflexos melhorados). Estas contagens de pixéis persistem na Serie S e X respetivamente, mas obviamente, com o FPS Boost ativado, todos os problemas de desempenho são resolvidos, ambas as máquinas de próxima geração entregam na perfeição os 60 fotogramas por segundo, pontuados apenas por algum stutter nos checkpoints. Mas o aumento do desempenho é apenas uma parte da equação - há uma melhoria semelhante no input lag, abordando de forma abrangente um dos maiores problemas da versão da anterior geração.

Cover image for YouTube videoPrey + Dishonored: FPS Boost Is A Game-Changer For Xbox Series X|S - And It's Not Just About 60fps
John Linneman e Alex Battaglia falam do FPS Boost em Prey e Dishonored Definitive Edition.

Quanto aos tempos de carregamento? Bem, um minuto e 15 segundos de espera na Xbox One S é reduzido para apenas 13 segundos nas máquinas Xbox Series. Prey é um jogo que tem tudo a ver com exploração, e especialmente perto do fim do jogo, mover-se no mapa é frequente e essencial. O que era irritante e inaceitável na Xbox One é agora muito melhor. O FPS Boost está a mudar o jogo para este lançamento, aproximando-o muito mais da experiência do PC. Prey está no Game Pass neste momento, e digamos que se tiver uma nova consola Xbox e não o tiver experimentado antes, é altamente recomendado. O meu único pesar é que a Series S ainda está bloqueada à norma One S 900p quando é claro que a consola pode fazer muito mais, mas independentemente disso, a melhoria aqui em relação à One S ainda é espetacular.

Também queria verificar Dishonored Definitive Edition, que analisámos pela primeira vez em 2015 e que é - para ser franco - uma verdadeira desilusão. Lançado pela primeira vez no final da era PS3/Xbox 360, uma atualização de 60 fotogramas por segundo parecia inevitável para a PS4 e Xbox One, tendo em conta a pouca exigência em termos de hardware no PC, mas não era para ser e o port foi extremamente pobre. Há alguns problemas persistentes com o jogo a correr nas consolas Xbox Series, mas ainda é uma enorme melhoria - e mais uma vez, não se trata apenas da taxa de fotogramas. Sim, 60 fotogramas por segundo é o objetivo, mas curiosamente, mesmo a Series X não consegue fixar bem o alvo. Os elementos UI que aparecem no ecrã causam stutter, mas mesmo para além disso, há a sensação de que algo não está bem.

Mas a melhoria ainda é enorme, quer esteja a jogar na Series X ou S, mas o que realmente me chamou a atenção aqui foi a gigantesca melhoria dos tempos de carregamento. Nos meus testes, as esperas prolongadas são reduzidas a apenas alguns segundos - é uma melhoria da noite para o dia! Ainda falta ver como a Equipa de Compatibilidade Xbox conseguiu fazer isto, mas é facilmente o maior impulso aos tempos de carregamento que já vi - e não me surpreenderia se os dados chave fossem armazenados em cache na memória para facilitar estas reduções maciças nos tempos de carregamento. Mais uma vez, a mudança é transformadora. Dishonored é um jogo sobre experimentação, sobre desafiar a impressionante IA. Isso implica muitas mortes e recarregamentos, um processo tortuoso nos sistemas da anterior geração que não é um problema de todo graças ao FPS Boost. Para além dos soluços de desempenho, o único problema real é a falta de apoio para a Xbox One X, o que significa que tanto a Series S como a Series X estão com a resolução original de 1080p. Ainda assim, o jogo continua a ser fantástico, mais uma vez, está disponível no Game Pass e vale a pena verificar.

Claramente, a grande vantagem aqui é que o FPS Boost é na realidade mais do que apenas a duplicação do desempenho. A redução do input lag é um efeito de arrastamento da melhoria da taxa de fotogramas, mas há aqui a sensação de que a Equipa de Compatibilidade Xbox está a fazer mais para reduzir os tempos de carregamento do que se poderia esperar. E tendo em conta as limitações de velocidade de armazenamento de um problema para os jogos Fallout, será interessante ver como funcionam nas suas novos reedições com FPS Boost. Vamos verificar isso em breve mas, aqui e agora, estes títulos parecem renovados e com um ar mais fresco, recomendo-os vivamente.

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Dishonored: Definitive Edition

PS4, Xbox One

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Prey

PS4, Xbox One, PC

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Sobre o Autor
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John Linneman

Senior Staff Writer, Digital Foundry

An American living in Germany, John has been gaming and collecting games since the late 80s. His keen eye for and obsession with high frame-rates have earned him the nickname "The Human FRAPS" in some circles. He’s also responsible for the creation of DF Retro.

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