Skip to main content

Upgrade de Horizon Zero Dawn's na PS5 entrega 60fps quase perfeitos

Uma excelente forma de jogar o título original antes de Forbidden West.

Num evento virtual da Gamescom relativamente leve em conteúdo, o lançamento de um upgrade gratuito de 60 FPS para Horizon Zero Dawn na PS5 foi definitivamente um destaque, dando a outro título da Sony um upgrade na framerate e melhorando drasticamente a experiência. Esta actualização é interessante, porque desbloquear os 60 FPS não é tão fácil com carregar num botão, tal como demonstrado pelo lançamento da versão para PC no ano passado. Mostrou que simplesmente ao remover o limitador de frames trouxe diversos problemas para um jogo primariamente desenhado com os 30 FPS em mente. Colocando as coisas de forma simples, é evidente que este update requereu um esforço real e é provável que muitas das soluções na versão PC tenham regressado neste upgrade para a PS5. A conclusão é que a Guerrilla conseguiu, funciona, e funciona bem.

Na realidade, o que é que esta actualização faz? À primeira vista, Horizon Zero Dawn segue o esquema definido por God of War, Days Gone e Ghost of Tsushima em que os gráficos estão inalterados relativamente às versões originais e a framerate está desloqueada, com v-sync a entregar o limite para 60fps. Isso significa que a solução checkerboarding de 2160p permanece no sítio, mas a alternativa da PS4 Pro para 1368p nativos no modo desempenho foi removida porque tornou-se redundante. Apesar de não haver melhorias na forma como o jogo é renderizado, há um argumento de que os gráficos foram melhorados perceptivelmente graças à melhoria na framerate - simplesmente porque os artefactos de checkerboarding persistem agora por apenas uma actualização de ecrã, em vez de duas. Num LCD moderno, isto ajuda a misturá-los de certa forma, tornando-os menos perceptíveis.

Alex Battaglia e John Linneman discutem o upgrade de 60fps para Horizon Zero Dawn 60fps upgrade na PlayStation 5.Ver no Youtube

No que toca a desempenho, estás efectivamente a olhar para uma experiência bloqueada a 60 FPS que é quase perfeita. Até no modo de retro-compatibilidade, a PS5 oferece uma substancial melhoria perante a PS4 Pro - um multiplicador de 2.5x em desempenho de computação e o dobro da largura de memória. Em anteriores upgrades de retro-compatibilidade plus, vimos que isto traduz-se para um salto de desempenho que quase escala em linha com o boost na computação. Especificamente com Horizon Zero Dawn, apenas reparámos numa pequena queda numa cinemática inicial, depois foram 60 FPS direitos daí para a frente. Se o jogo se desvia do alvo dos 60 FPS, só deve fazê-lo fugazmente e podes nem sequer reparar. Descreveria o desempenho no geral como impecável.

Também parece que as melhorias de 60 FPS encontradas no jogo para PC voltaram para a consola, embora permaneçam alguns dos efeitos de teletransporte vistos brevemente em objectos e personagens durante cortes da câmera em cinemáticas. Uma pequena curiosidade é que o tempo de transição das cinemáticas não corresponde à PS4 Pro ou PC - possivelmente uma correcção adicional para minimizar o prolema de teletransporte.

Existem ainda alguns bónus engraçados na actualização além da melhoria para 60 FPS. Os detalhes oficiais do update referem streaming melhorado no modo de retro-compatibilidade e colocámos isto em teste ao visitar a área do jogo em que a própria Guerrilla nos disse que é uma das mais complicadas: Meridian. Na PS4 Pro, correr nesta área rica em detalhes causa óbvios problemas de streaming, com tanto as texturas como a geometria a saltar à vista - algumas vezes notoriamente. A grande notícia é que a PlayStation 5 resolve completamente este problema. Em cima disso, há melhorias nos tempos de loading: começar a campanha envolve cerca de um minuto de loading na PS4 Pro, o que desce para 31 segundos na PS5. No PC isto demora cerca de 15 segundos com um disco 3.5GB/s NVMe, mas independentemente, ainda é um bom boost.

Colocar Horizon Zero Dawn a correr a 60fps não é fácil - como evidênciado pela versão PC . Isto foi agora melhorado e parece que a aprendizagem ajudou na versão para a PS5.Ver no Youtube

As únicas críticas que podes fazer à actualização é que é essencialmente um upgrade da PS4 Pro, em vez de uma tentativa para tentar trazer todas as melhorias da versão PC para a PlayStation 5. O filtro anisotrópico é muito baixo comparativamente à versão PC, enquanto a interacção com a vegetação vista no PC não está implementada. Também teria gostado de ver algumas melhorias no nível de detalhe e na qualidade de imagem do cabelo e outros objectivos finos como vegetação, coisas que a versão para PC nem sequer abordou. Ultimamente, corremos o risco de isto se tornar numa lista de desejos para uma remasterização, em vez de concluir que é um upgrade gratuito muito impressionante da versão PS4 Pro.

Concluindo, Horizon Zero Dawn é um jogo renovado pelo upgrade para 60 FPS. O limite de 30 FPS desapareceu, as quedas de desempenho da versão original foram eliminadas, e o streaming no plano de fundo foi substancialmente melhorado em áreas que causavam problemas anteriormente. O momento para lançar a actualização também é ideal - com Horizon Forbidden West a chegar em Fevereiro, existe tempo suficiente para os donos da PS5 jogarem o original e o excelente DLC Frozen Wilds. É um upgrade que vale a pena conferir.

Lê também