Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Wolfenstein 2: a maior diferença entre PS4 Pro e Xbox One X?

A resolução salta de 1440p para 4K nativa - e a performance?

Wolfenstein 2 é uma das mais excepcionais demonstrações gráficas desta geração - um shooter a 60 fotogramas por segundo com iluminação e sombras dinâmicas, partículas aceleradas pela GPU e cadência pós-processamento de topo. No entanto, tem uma falha: a performance. PlayStation 4, PlayStation 4 Pro e Xbox One não conseguem 60fps fixos e nenhuma consola consegue a fluidez de DOOM 2016, que corre no mesmo motor. O que nos deixa a perguntar - pode o poder da Xbox One X ultrapassar os problemas no rácio de fotogramas e até que ponto melhora sobre os visuais impressionantes da Pro?

Wolfenstein 2 tem um aspecto excepcional nas duas consolas premium da Sony e Microsoft e têm um conjunto de funcionalidades gráficas similar, mas em termos de alcançar 4K nativa, é a X que mais convence. 2560x1440 é o pico na Pro, subindo para 3840x2160 na X, significando um aumento de 2.25x no número de pixeis que surpreendentemente se mantém na maioria das áreas do jogo. No entanto, a conversão dinâmica de resolução está presente nas duas, mas a consola Microsoft tem maior tendência a desviar-se da 4K.

Olhando para as cutscenes como exemplo de cenas iguais, a Pro mantém-se a 1440p, enquanto a Xbox One X desce 10%, para 3648x2052. A resolução varia mais na X, mas temos na mesma um aumento de 103% no número de pixeis quando as cenas são comparadas. Isto é significativo e juntamente com os resultados vistos em Diablo 3 e Assassin's Creed Origins, relembra a divisória entre a PS4 e a Xbox One nos seus lançamentos. Na X, a imagem é mais nítida, apesar das flutuações na resolução.

A Xbox One X tem melhor aspecto e aguenta-se bem a 4K, enquanto a Pro se aguenta a 1440p. Existe um local nos nossos testes onde ambas descem; uma cena brutal com muitos personagens no ecrã. Neste momento, a X desce para 2052p novamente, a Pro desce para 2432x1368 - uma queda de 10% nas duas consolas. É outro exemplo de uma situação lado a lado em que a nova consola consegue 2.25x mais resolução, oferecendo uma imagem mais refinada, mais limpa.

Cover image for YouTube video[4K] Wolfenstein 2: Xbox One X's Biggest Leap Over PS4 Pro?
Análise aos visuais de Wolfenstein 2 a 1440p na Pro e 4K dinâmica na Xbox One X, comparadas com o PC a 4K nativa no máximo.

Deixando as comparações directas e olhando para cenas similares, os pontos mais exigentes podem forçar ainda mais o conversor dinâmico. Combate intenso pode forçar a Xbox One X para 2944x1656, onde a Pro desce para 2304x1296. É uma vantagem de 63% a favor da X e a qualidade de imagem aguenta-se bem, enquanto na Pro começa a perder demasiada nitidez para o nosso gosto.

A qualidade de imagem é maior melhoria na X, mas também é interessante ver que a Machine Games colocou algumas melhorias nas definições sobre a Pro. Comparado com o PC - a correr numa GTX 1080 Ti no máximo e a 4K - a versão X revela imenso. Dá-nos uma ideia de como a nova consola se compara com um PC mais poderoso que leva o motor ao limite.

A Xbox One X aguenta-se muito bem e as definições da iluminação, pós efeitos e outros são iguais. Existem 3 áreas em que fica aquém do PC: a qualidade das sombras é inferior - estão menos nítidas na X - enquanto a qualidade do filtro anisotrópico também está inferior. Também se torna óbvio que algumas sombras estão ausentes na Pro e X, visíveis apenas no PC no máximo. De resto, ambas as versões são quase idênticas e tendo em conta que a X consegue na maioria correr a 4K, é um grande resultado.

Xbox One X
PlayStation 4 Pro
PC
Comparado com o PC no máximo a 4K, a X aguenta-se bem com a sua imagem 3840x2160, apesar do conversor dinâmico que pode ir abaixo disso. A imagem 2560x1440 na Pro é menos nítida, as texturas no chão estão muito inferiores.
Xbox One X
PlayStation 4 Pro
PC
Mais uma amostra da diferença na qualidade de imagem.
Xbox One X
PlayStation 4 Pro
PC
A distância de visão das sombras é melhor no PC. Comparativamente, a X renderiza a sombra até meio do corredor, enquanto na Pro não está presente a esta distância - ao perto, a qualidade das sombras e oclusão ambiental estão iguais na X e Pro.
Xbox One X
PlayStation 4 Pro
PC
O filtro de texturas faz uma grande diferença, a Xbox One X fica entre a Pro e o PC.
Xbox One X
PlayStation 4 Pro
PC
A Pro e a X geram menos sombras, comparado com o PC no máximo.

Nada disto significa que Wolfenstein 2 não tem bom aspecto na PS4 Pro e a solução TAA assegura que os jaggies são resolvidos, mas a diferença na resolução é óbvia para quem investiu num ecrã 4K. A maior nitidez fala por si, mas a Xbox One X também melhora o filtro de texturas, talvez devido ao aumento na resolução e amostras extra no processo de filtragem. A consola da Microsoft está anos à frente no que diz respeito à apresentação das texturas no chão e a qualidade dos materiais também está melhorada. A Xbox One X volta a ficar perto do PC no seu melhor, mas pelo outro lado, a qualidade da sombras é a mesma da PS4 Pro.

O resultado final é um pacote 4K mais completo na X e um melhor par para o teu ecrã 4K. De volta à questão original: pode a nova consola aumentar a resolução e melhorar a performance? Bem, a resposta é negativa - a Xbox One X corre com numa janela de - 50-60fps similar à Pro. O segmento na cadeira de rodas pelo menos tem a tendência para correr a 60fps, tal como nos níveis furtivos mais à frente. No entanto, áreas abertas com inimigos em maior quantidade, parece que estamos limitados pela CPU. O conversor dinâmico apenas se ajusta quando a GPU é o problema, a resolução não muda em algumas das cenas mais exigentes.

A Xbox One X oferece uma grande vitória sobre a Pro na qualidade de imagem, entregando uma experiência 4K linda, mas o gameplay em si é o mesmo e os problemas na performance podem incomodar. No entanto, com vários monitores 4K om FreeSync no mercado, jogos como Wolfenstein 2 foram feitos para testar a tecnologia da AMD. Não elimina as quedas na performance, mas torna-as mais suaves e difíceis de notar. É um jogo que iremos testar quando analisarmos a FreeSync mais tarde.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

In this article
Related topics
Sobre o Autor
Thomas Morgan avatar

Thomas Morgan

Senior Staff Writer, Digital Foundry

32-bit era nostalgic and gadget enthusiast Tom has been writing for Eurogamer and Digital Foundry since 2011. His favourite games include Gitaroo Man, F-Zero GX and StarCraft 2.

Comentários