Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Digital Foundry - A Xbox One X consegue correr Quantum Break a 4K?

Jogamos o jogo.

Quantum Break terá suporte para a Xbox One X e tivemos a oportunidade de o jogar na Gamescom. A melhoria na resolução é palpável e a performance relativamente sólida. Umas semanas depois, conseguimos ainda mais tempo com este jogo que é um dos mais exigentes da actual geração. Em alguns aspectos, a conversão é mais impressionante do que pensávamos, mas em outros, esperamos ver melhorias até 7 de Novembro.

Primeiro, não é surpresa para qualquer um que esteja familiarizado com Quantum Break que não corra a nativa 3840x2160, por mais impressionante que seja a melhoria sobre a Xbox One normal. O que se passa então? Bem, Quantum Break usa uma técnica de reconstrução temporal, onde o jogo usa informação dos fotogramas anteriores para criar um resultado final que excede a qualidade da resolução nativa por si só. Na Xbox One, corre a 720p. Graças à multi-sampling, o resultado final é limpo mas muito esborratado.

O PC usa a mesma técnica, mas eventualmente, tornou-se possível desactivá-la para usar resoluções base superiores. Claro que isto é muito exigente para o PC, devido à ambição do renderizador. Quer uses reconstrução ou não, pode causar problemas mesmo em hardware PC poderoso. Para exemplificar, uma gráfica Titan Xp - a gráfica mais rápida que podes comprar - com o jogo com tudo perto do máximo a 60fps, consegue apenas 1440p com a reconstrução activa.

Eis Quantum Break na Xbox One X e as melhorias sobre a Xbox One normal.Ver no Youtube

Ao passar para a Xbox One, a técnica de reconstrução temporal regressa em pleno. Basicamente, temos um aumento de 4x na resolução sobre a Xbox One, a base é de 2560x1440. A reconstrução ajudar a criar a ilusão que corre numa resolução superior, mas ao contrário da checkerboard ou renderização por grelha, não tem a claridade e nitidez de uma imagem 4K. Neste caso, consegue pelo menos enquadrar-se com o design visual do jogo, que parece ser mais cinematográfico - isto é, recriar o aspecto de uma câmara, ao invés de uma imagem renderizada altamente nítida.

Além do aumento na resolução - uma grande melhoria por si só - o filtro de texturas foi muito melhorado, o que pode ser uma combinação do aumento na resolução e um filtro anisotrópico superior. De qualquer das formas, as texturas são mais nítidas. Visualmente, Quantum Break aguenta-se muito bem, com os seus personagens altamente detalhados, bela iluminação volumétrica, boa implementação de iluminação global e excelentes efeitos pós-processamento.

Mas a preocupação ficou para a performance. A Microsoft pretende oferecer um aumento de 4 a 5x na resolução, com o mesmo nível de performance. Quantum Break corre a 30fps mas com v-sync adaptável, introduzindo tearing se não conseguir cumprir com o orçamento. Os fotogramas são perdidos mas não é algo comum - o que não era o caso na versão Xbox One X que vimos, onde o combate era mais inconsistente do que na Xbox One normal, algo que confirmamos ao voltar a jogar o jogo na Xbox One original.

Xbox One X 1080p
Xbox One X 4K
Xbox One
Eis uma comparação dos modos 4K e 1080p presentes na X, comparado com a Xbox One normal. Mesmo no modo de baixa resolução, temos uma bela melhoria sobre a consola antiga.
Xbox One X
Xbox One
Esta imagem demonstra os benefícios da resolução superior. Na Xbox One X, os pequenos detalhes e o texto nas cenas estão legíveis e definidos. Também existem diferenças na luminosidade de algumas cenas.
Xbox One X
Xbox One
A maior resolução ajuda a criar cenas mais refinadas e permite reflexos melhorados, eliminado ainda o aliasing. Curiosamente, a Xbox One X não apresenta o efeito de grainha.
Xbox One X
Xbox One
Parece que os detalhes são levados mais além na X. Olha para a janela na escola, a árvore à distância e o detalhe adicional na textura visíveis à direita. A cena fica muito melhor.

As quedas não são muito fortes: temos altos 20s, mas esperamos ver mais optimização para o nível da Xbox One original com as melhorias gráficas. A sensação que temos é que é necessário cerca de 10% de margem de manobra para o mesmo tipo de performance consistente como temos na Xbox One padrão. Isso parece possível e devemos dizer que jogamos apenas os primeiros 40 minutos de jogo, as preocupações vão para as áreas mais desafiantes que surgem mais à frente. Para dar uma ideia da performance, as imagens nesta página sugerem que o código Xbox One X corre com definições de qualidade superiores às da Xbox One original. A iluminação está mais refinada e existe mais geometria nas cenas.

No entanto, se o código não melhorar, existe outra opção. Ao aceder às opções, vimos uma opção de 1920x1080 ao lado da 3840x2160 padrão. É curioso pois esta segunda opção não corre a nativa 4K (está presente a técnica de reconstrução temporal). No entanto, a primeira parece operar a nativa 1080p. Apenas jogamos neste modo por alguns minutos, mas as capturas sugerem que é nativa com anti-aliasing temporal, sem reutilizar fotogramas anteriores. O nosso objectivo foi capturar o modo 4K, mas o modo 1080p também deverá apresentar uma performance sólida. Renderiza a 56% da resolução base do modo 4K e não emprega ciclos GPU na reconstrução. No entanto, não esperem conseguir 60fps - existe um bloqueio a 30fps nos dois modos.

É aqui que estamos com Quantum Break na Xbox One X. Os jogadores terão um grande aumento na resolução, mas se ficarem pelo modo 1080p, a versão Xbox One X ainda oferece uma boa melhoria sobre a versão Xbox One original - existe um aumento de 2.25x na resolução. É mais nítida e se não te importares com a performance, podes usar supersample do modo 4K - uma funcionalidade padrão em todos os jogos Xbox One X. Esperamos que o tearing e quedas na performance sejam minimizadas para a versão final: é um jogo lindo que beneficia imenso com o suporte 4K, um jogo que queremos voltar a jogar nesta sua nova versão.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

In this article

Quantum Break

Xbox One, PC

Related topics
Sobre o Autor
John Linneman avatar

John Linneman

Senior Staff Writer, Digital Foundry

An American living in Germany, John has been gaming and collecting games since the late 80s. His keen eye for and obsession with high frame-rates have earned him the nickname "The Human FRAPS" in some circles. He’s also responsible for the creation of DF Retro.
Comentários