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Confronto: The Last Guardian

O Digital Foundry compara as três formas de jogar este lindo jogo.

Após nove anos, The Last Guardian chegou. Após longos anos, já o podemos jogar. Criado pelo Japan Studio da Sony Interactive Entertainment e pela Gen Design, o percurso duro é conhecido - mas o resultado final vale a pena. Anunciado como um projecto PS3 em 2007, é possível jogar The Last Guardian em duas consolas: a PS4 e a PlayStation 4 Pro.

Apesar de não existir menção a suporte Pro nas suas actualizações, existem duas opções implementadas. Na PS4 normal, temos nativa 1920x1080 - apresentando uma imagem mais cristalina do que esperado da versão PS3 cancelada. É facilmente um dos mais arrebatadores jogos na consola mais recente da Sony.

No coração da produção está Trico, a enorme criatura. Apesar das densas penas a cobrir o seu corpo, quando colocado contra a iluminação do jogo, Trico apresenta uma qualidade quase ao nível da Pixar. As arestas mais bruscas são mínimas, e combinado com o motion blur de alta qualidade, é frequentemente difícil perceber quando a cutscene terminou. O mesmo se pode dizer dos materiais. As geometrias e texturas são simples, mas devido à forma como estes elementos estão iluminados - nos interiores e exteriores - o resultado é fotogénico e natural.

Mas existem sinais que revelam a sua história como um jogo original da PS3, em particular na resolução de texturas, inferior ao esperado de um jogo PS4. A anti-aliasing pós-processamento nem sempre corrige todo o brilho, e apesar do complexo design de Trico se misturar bem com o ambiente, a folhagem ainda treme quando movimentas a câmara. Ainda assim, a imagem final é linda, suportada por uma direcção de arte forte que mantém cada área visualmente distinta.

Análise completa à qualidade de imagem em The Last Guardian, e perfis de performance.Ver no Youtube

É um jogo espantoso em qualquer PS4, mas temos melhorias no rácio de fotogramas e qualidade visual na Pro - dependendo do ecrã e das configurações. Se jogares com 4K activada nas opções da consola, The Last Guardian corre numa resolução superior. As contagens indicam um rácio de 7:8 nos dois eixos, o que dá uma resolução de 3360x1890. É um belo aumento sobre 1080p, e que se adapta bem nas ultra HDTVs - especialmente com a HDR activada.

O único senão é que não elimina por completo o ruído visual na folhagem - mas tudo o resto é cristalino a 4K. Em termos de definições gráficas, como efeitos texturas e iluminação, não existem diferenças do jogo na PS4 normal. Excepto alguns erros na resolução das texturas numa sequência mais à frente, onde a Pro curiosamente apresenta bens de maior qualidade, é basicamente o mesmo jogo. Entre as duas imagens, a capacidade da Pro para correr a 1890p é a maior melhoria.

Mas a Pro oferece outra opção, dependendo da resolução escolhida antes do jogo começar. Não existem definições a escolher dentro do jogo - seja para resolução ou HDR - mas se escolherem 1080p ou 2160p no menu da PS4 Pro, podes alterar a qualidade de imagem, e mais importante, o rácio de fotogramas.

Se escolheres 2160p na Pro, tens 1890p nativa - mas a performance sofre em cenas mais exigentes. Pelo outro lado, se escolheres 1080p tens isso, uma imagem full HD nativa. Esta segunda opção coloca a imagem igual à da PS4 normal, no entanto, a vantagem na Pro é que torna a performance muito mais suave.

A única opção para correr a 30fps suave é na PS4 Pro a 1080p. Se tens uma PS4 normal terás uma experiência muito variável; saltando entre 20-30fps em áreas mais vazias, e com soluços superiores a 110ms. Em todas as sessões temos v-sync completa, e não existem problemas no ritmo de fotogramas a 30fps, mas infelizmente, jogar The Last Guardian numa PS4 normal apresenta a pior performance de todas.

Na Pro tens uma escolha a fazer. Corre a 4K é mais suave do que na PS4 normal, mas ainda existem quedas evidentes. Tens 30fps mais consistentes em alguns locais, enquanto noutros fica praticamente igual ao jogo na PS4 normal a 1080p. Na verdade, a 4K na PS4 Pro até podem surgir quedas no rácio de fotogramas não vistas na PS4 normal, especialmente quando surge muita água no ecrã. Mas no geral, terás um jogo mais suave na PS4 Pro a 4K do que na PS4 normal.

Os primeiros 25 minutos de The Last Guardian, a 4K na PS4 Pro.Ver no Youtube

Para os que querem a experiência mais suave, quase sem quedas em duas horas de jogo, corre a 1080p na PS4 Pro. Existem algumas quedas mas é uma diferença incrível sobre as outras duas opções. Para sermos mais claros, terás de arrancar o jogo com esta opção já seleccionada no menu da consola para veres estes ganhos - forçando a correr a nativa 1080p. Mudar a meio não funciona.

The Last Guardian - Veredicto Digital Foundry

Não surpreende que The Last Guardian esteja melhor na PlayStation 4 Pro, mas é pena que a PS4 original tenha tantos problemas. A performance entre 20-30fps não é o que se espera de um jogo PS4 moderno. Após tão longo desenvolvimento, a conclusão é que a Pro é a única máquina capaz de oferecer a experiência ideal. Seja com sólidos 30fps, ou com melhor qualidade de imagem em ecrãs 4K, as especificações superiores encaixam melhor nas ambições do jogo. Frequentemente deixa a PS4 normal para trás, e sentimos que o modo 1080p30 na Pro é a melhor forma de o jogar.

Após nove anos, a espera terminou. O melhor elogio para a direcção de arte em The Last Guardian é que os visuais se aguentam tão bem na actual consola - e existe a sensação que a espera valeu a pena. É uma experiência singular, e nem mesmo alguns frustrantes problemas na câmara tiram qualidade a uma experiência mágica e linda.

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The Last Guardian

PS4

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Sobre o Autor
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Thomas Morgan

Senior Staff Writer, Digital Foundry

32-bit era nostalgic and gadget enthusiast Tom has been writing for Eurogamer and Digital Foundry since 2011. His favourite games include Gitaroo Man, F-Zero GX and StarCraft 2.
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