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Porque é que alguns jogos PS4 Pro correm pior do que na PS4 normal?

Resoluções superiores podem afectar a performance - e não devia acontecer.

A PlayStation 4 Pro continua a ser testada no Digital Foundry e apesar das impressões serem positivas para as suas capacidades - especialmente junto a uma TV 4K - existe um aspecto na performance de alguns jogos que nos preocupa. Vários jogos correm com uma performance inferior à das versões na PS4 normal, supostamente devido ao suporte para resoluções superiores. Segundo o que sabemos, isto vai contra os requisitos técnicos que a Sony apresenta aos estúdios, e é algo que não esperávamos ver nos jogos finalizados.

Não é um problema universal que se aplica a todos os jogos (já vimos incríveis melhorias em alguns) e a extensão dos problemas varia de jogo para jogo, e de cena para cena. No entanto, a conclusão é que em Skyrim, The Last of Us e Mantis Burn Racing, o gameplay será mais suave na PS4 normal. Deus Ex: Mankind Divided é mais complicado: algumas cenas exibem um rácio de fotogramas inferior, outras entregam uma performance mais consistente.

Para o suporte 1080p, a Pro converte o modo 4K para todos estes jogos, oferecendo uma qualidade de imagem melhoria via super-sampling. No entanto, as áreas onde a performance surge degradada continuam afectadas ao correr numa TV full HD - significando que os utilizadores da Pro nada podem fazer para ter uma experiência mais suave nestes jogos. Na verdade, a PS4 normal corre estes jogos com uma performance superior à custa de alguma qualidade de imagem.

O mais surpreendente poderá ser mesmo The Last of Us Remastered, uma produção da Naughty Dog. Conhecida por ser casa de alguns dos melhores programadores da indústria, e pelas suas soberbas capacidades de optimização. The Last of Us foi altamente divertido de revisitar na Pro. Tens uma resolução de 3200x1800 a 60fps, subindo para nativa 4K a 30fps. Também é um dos melhores jogos HDR que já vimos. Se tiveres uma TV 4K, perder 2-5fps na performance em modo 60fps não parece uma má troca, mas não podes optar por melhor performance.

Cover image for YouTube videoThe Last of Us Remastered PS4 Pro vs PS4 Gameplay Frame-Rate Test
^Tom fala sobre o problema da performance pior na Pro numa análise detalhada a The Last of Us Remastered.

No entanto, se a tua Pro estiver ligada uma TV 1080p, não existe HDR e o salto na resolução surge na forma de melhor anti-aliasing via down-sampling. A troca não é tão boa - nem deveríamos ter de falar em compromissos sequer, e a experiência devia ser protegia pelos requisitos técnicos da Sony aplicados a todos os estúdios. Todos os jogos da Pro devem correr com o mesmo rácio de fotogramas ou melhor, independente da maior resolução ou funcionalidades adicionais. The Last of Us é o exemplo mais óbvio, porque qualquer impacto na performance na PS4 normal é pior na Pro. Em alguns casos, o jogo normal corre a 60fps fixos, enquanto na Pro perde fotogramas.

The Last of Us destaca-se porque o diferencial na performance é frequente. Outros jogos mostram flutuações menores durante o gameplay, na maioria do tempo a performance é igual. Skyrim, por exemplo, é um jogo com uma sensação muito similar - bloqueado a 30fps, e a versão Pro consegue-o. As melhorias incluem distância de visão para folhagem superior, mas a principal melhoria é a resolução - a versão Pro corre com uma resolução 4x superior à da versão PS4 normal, oferecendo 4K nativa. No entanto, em cenas repletas de efeitos alpha, os rácios de fotogramas podem cair, o que não acontece na PS4 normal.

Super-sampling na Pro oferece melhorias nos detalhes, mas a melhoria na anti-aliasing é limitada, uma vez que a solução AA temporal a nativa 1080p é já muito boa. A apresentação também é suave, por isso temos uma divisão 1080p/4K: num ecrã ultra HD, preferimos jogar na Pro e desfrutar de um belo aumento na resolução a todo o tempo e ocasionais quedas no rácio de fotogramas. No entanto, a 1080p, preferimos a performance mais consistente em todo o jogo que a PS4 normal oferece e uma experiência geral mais suave. Mas, mais uma vez, não deviam existir estas diferenças.

Cover image for YouTube video[4K] Skyrim PS4 Pro vs PC Ultra vs PS4: Graphics Comparison/Frame-Rate Test
Skyrim oferece uma performance quase idêntica à do jogo a correr na P4 normal e corre a 4K nativa - mas existem pontos problemáticos para a performance e na PS4 normal é mais suave em todo o jogo.

Deus Ex: Mankind Divided é um jogo interessante. Após a primeira missão, seguida por uma cutscene feita com o motor, temos resultados interessantes. O modo de resolução superior consiste num sistema de resolução dinâmica que vai até 4K, usando a técnica checkboard. A cinemática em Praga é notável pela sua má performance na consola normal, enquanto na Pro até oferece melhorias - rácios de fotogramas superiores e sem tearing. No entanto, a primeira missão corre perto de 30fps fixos na PS4 normal e na Pro não. No pior temos quedas para 20fps - algo que não é aceitável numa experiência Pro. Deixa um sabor amargo a quem jogou o original, e certamente seria óbvio para a equipa de desenvolvimento e de teste.

Iremos continuar a testar os jogos na PlayStation 4 Pro e a apresentar as descobertas assim que possível - estamos limitados pela disponibilidade da consola. Podem verificar o nosso YouTube para as primeiras impressões, mas apesar de apenas alguns jogos serem afectados, sentimos que isto devia ter sido avançado o mais cedo possível. De forma alguma a PS4 Pro deveria oferecer qualquer tipo de inferiorização em qualquer parte da experiência comparado com o modelo normal, e apesar de compreendermos que qualquer lançamento de consola apresentar desafios para os programadores, não é boa ideia quebrar os requisitos técnicos quando o sistema ainda tem tanto para provar. A performance está intimamente ligada à qualidade da experiência de jogo e a PS4 Pro é obrigada a igualar ou exceder os rácios de fotogramas da PS4 normal, é um dos requisitos técnicos.

Apesar de ser um problema que nos preocupa imenso, devemos ter em conta que são os primeiros dias e já vimos muitos jogos que igualam ou ultrapassam a performance, e ainda apresentam melhorias visuais. No entanto, análises mais aprofundadas começam a revelar que mesmo alguns jogos Pro optimizados para 1080p podem exibir problemas. Rise of the Tomb Raider acerta em tudo, oferecendo modos full HD melhorados e tem um aspecto lindo a 4K. No entanto, após um início promissor nos primeiros níveis, descobrimos agora que nos níveis mais desafiantes temos problemas - vejam esta imagem. A PlayStation 4 normal corre a 30fps fixos com um ritmo de fotogramas perfeito. No entanto, o modo 4K e o outro de visuais enriquecidos exibem uma ordenação realmente má nos fotogramas, enquanto a 4K em alguns casos corre com um rácio de fotogramas inferior, comparado com a PS4 original. O rácio de fotogramas desbloqueado é mais rápido, mas não consistente. Para os que procuram uma experiência fixa, a 1080p30 consistentes em Rise of the Tomb Raider, o melhor é optar pela PS4 normal.

Vale a pena dizer que muitos jogos funcionam na Pro tal como deveriam, oferecendo melhorias e um rácio de fotogramas igual ou superior, mas ainda gostaríamos na mesma de ter a opção de correr com as especificações do modo base com a CPU da Pro e melhorias GPU totalmente desbloqueadas. Pelo menos, ser capaz de correr com menos, ou nenhumas, quedas na performance seria bem-vindo. Portanto, The Last of Us, um simples modo 1080p60 que garantisse uma performance que nenhuma versão actual do jogo pode, seria fixe (talvez aplicando um downscaling de 1440p para 1800p?) precisando de algum trabalho. Nem todas as actualizações Pro precisam oferecer grandes melhorias - mas é preciso existir uma garantia fundamental que a Pro nunca irá produzir uma performance pior que a da PS4 normal. A conclusão é que jogos que façam isto estão a minar todo o conceito da Pro.

Apresentamos estas descobertas à Sony que nos respondeu: "Estamos cientes do problema e a investigá-lo."

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Sobre o Autor
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Richard Leadbetter

Technology Editor, Digital Foundry

Rich has been a games journalist since the days of 16-bit and specialises in technical analysis. He's commonly known around Eurogamer as the Blacksmith of the Future.

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