Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Digital Foundry: Jogámos COD Infinite Warfare na PS4 Pro

A nova consola da Sony leva Call of Duty para a era 4K.

As melhorias da PlayStation 4 Pro para títulos compatíveis são variáveis, indo de aumentos na resolução a ajustes visuais. Call of Duty: Infinite Warfare deu-nos uma melhor perspectiva sobre isto - disponível na EGX 2016. A correr numa fila de seis PS4 Pro, foi-nos possível compará-lo com uma versão similar do multijogador a correr na PS4 original - oportunidade rara para ver os ganhos em jogos compatíveis, consoante se aproxima o lançamento a 10 de Novembro.

O consenso aqui no Digital Foundry é que a constituição visual está muito aproximada entre a PS4 Pro e a PS4, a resolução é a única melhoria. Apesar dos mapas diferirem em cada consola (na PS4 Pro corria uma bela versão sci-fi de Terminal de Modern Warfare 2) não existem sinais que a nova consola ofereça cenários de maior qualidade ou até efeitos, enquanto corre a 4K. O aumento na resolução parece ser o foco.

Vimos o mesmo jogo, mas a correr com mais pixeis que criam uma imagem mais nítida. O código que vimos sugere que o conversor de resolução por xadreza da Sony é usado aqui. Tal como Horizon: Zero Dawn e outros jogos vistos na PlayStation Meeting, correndo a 2x 1080p num formato xadrez 2x2, extrapolado para ficar muito perto da resolução nativa. Isto também se pode manifestar como um subtil efeito pontilhado em arestas de alto contraste em movimento, difícil de ver a não ser que estejas muito perto do ecrã.

Isto tem dois efeitos na qualidade de imagem de Infinite Warfare, dependendo se a câmara está estática ou se estás em movimento. Durante gameplay rápido, o uso de conversão em xadrez é combinado com uma passagem de anti-aliasing temporal para produzir linhas excepcionalmente limpas - e este método AA ajuda a disfarçar alguns dos artefactos. O contra disto é que esta AA também adiciona um artefacto de mistura visível em algumas imagems. O movimento na PS4 Pro é uma melhoria incrível em termos de claridade sobre o que temos na PS4 normal. Sentados a uma distância razoável e a correr a 4K, é difícil ver os artefactos.

Cover image for YouTube videoDF Videocast #1: Hands-On With PS4 Pro + More From EGX
John e Tom falam sobre a sua experiência com a PlayStation 4 Pro na EGX. Também falam de outras coisas vistas no evento.

A imagem estática é mais reveladora ainda. Uma imagem de Infinite Warfare tirada com a câmara do jogo parada dá-nos um rácio 1:1 perfeito entre cada escada numa aresta, e os pixeis do ecrã 4K usados para apresentar o jogo na EGX. Essencialmente, isto significa que sempre que parámos de mover a câmara, o jogo começa a apresentar detalhe a um nível quase indistinguível de 4K nativa. É um ponto trivial tendo em conta a alta velocidade da série COD, mas é um sinal interessante de como funciona a tecnologia e os benefícios da abordagem PS4 Pro à 4K.

Outra coisa que merece referência é que quando estático, Infinite Warfare não existe sinais de AA em arestas geométricas nesta versão. Apesar da estrutura 4K nestes momentos, não existe efeito escada óbvio que implique que o jogo recorre apenas a AA temporal. O problema desaparece assim que tocam nos analógicos, fazendo com que fiquem novamente suaves - mas será interessante ver se o produto final é lançado com uma solução mais concretas.

Boas notícias para donos de ecrãs 4K, mas além da resolução, as melhorias são mínimas - até o nível do filtro anisotrópico parece igual entre a PS4 e a Pro, algo que podia ser melhorado. No entanto, a opção de simplesmente aumentar a resolução é um suporte fácil à nova máquina - algo que provavelmente iremos ver em vários jogos a curto prazo. Para os que não querem comprar uma TV 4K além da PS4 Pro, ainda existe a questão de como este jogo vai beneficiar ecrãs 1080p - seja com rácio de fotogramas mais suave, ou uma potência full HD mais limpa, por super-sample.

Cover image for YouTube videoCall of Duty: Infinite Warfare - PS4 Pro *Early* Frame-Rate Analysis
Curioso quanto à performance de Infinite Warfare vista na campanha durante o PlayStation Meeting? Nós tratamos disso.

Quanto ao rácio de fotogramas na PS4 Pro em 'modo 4K': é um jogo predominantemente a 60fps, mas as quedas vistas na PS4 normal ainda persistem. Estas quedas surgem durante a habitual explosão de efeitos alpha, e apesar de precisarmos de uma análise apropriada quando chegar a versão final, de momento as quedas na performance na Pro são mais perceptíveis do que na PS4 original. A diferença no mapa entre as duas torna esta comparação injusta, mas de momento, podemos dizer que os ganhos na performance não são aparentes na consola mais poderosa. As duas versões têm problemas.

É um nível similar de performance à da amostra da campanha vista no evento de 7 de Setembro. Será para reforçar a paridade competitiva online, entre quem joga na PS4 ou na Pro? No entanto, o jogo competitivo é forte nas duas consolas, onde a experiência PS4 Pro está desenhada para satisfazer as necessidades 4K, sem dúvida ansiosos por ver os seus novos ecrãs a brilhar.

O que vimos de Infinite Warfare na PlayStation 4 Pro é promissor - o jogo é visualmente impressionante, e foi bom ver outro jogo que usa a tecnologia de conversão de resolução da Sony. A impressão geral é que a Pro é capaz de tirar proveito da densidade extra de pixeis em ecrãs 4K - podem não ser 3840x2160 de detalhe cristalino, mas é uma clara melhoria sobre a 1080p padrão.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

Related topics
Sobre o Autor
Thomas Morgan avatar

Thomas Morgan

Senior Staff Writer, Digital Foundry

32-bit era nostalgic and gadget enthusiast Tom has been writing for Eurogamer and Digital Foundry since 2011. His favourite games include Gitaroo Man, F-Zero GX and StarCraft 2.

Comentários