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Análise à Performance: The Witcher 3: Wild Hunt

PS4 e Xbox One frente-a-frente.

The Witcher 3 é um enorme sucesso perante a crítica e apesar de alguns pontos técnicos débeis, é um dos melhores RPGs desta geração. No entanto, tanto a PlayStation 4 como a Xbox One têm dificuldades na entrega do jogo, especialmente na performance. Para os indecisos entre qual versão comprar, podemos confirmar que ambas oferecem detalhe de mundo, sombras, iluminação e efeitos alpha iguais - a resolução e o rácio de fotogramas são o que as separa.

A PS4 bloqueia o rácio de fotogramas a 30fps (com v-sync), a One corre sem bloqueio e permite flutuações entre 30-40fps. Significa que na teoria a máquina Sony pode oferecer uma experiência mais suave - a cadência da oferta de cada fotograma é forçada a ritmo constante. No entanto, existem problemas na PS4 e nenhuma se sente mesmo suave por razões muito diferentes.

As cutscenes, linha firme a 30fps na PS4 num confronto com um grifo, na prática movimento mais suave que os 35fps na One (rácio de fotogramas maior não significa automaticamente melhor experiência). O problema é que se o rácio de fotogramas na PS4 desce abaixo disto, fixa-se automaticamente a 20fps. É instantâneo. Numa cena com fortes efeitos de neve, é perceptível que a One passa por estes 20fps mas ao contrário da PS4 consegue subir e descer com maior liberdade. De resto, a plataforma Sony fica presa a este valor por longos tempos.

Cover image for YouTube videoThe Witcher 3: Wild Hunt - PS4 vs Xbox One Frame-Rate Test
Análise ao rácio de fotogramas na PS4 e One - com a actualização 1.01. Também temos problemas no streaming de texturas em Novigrad, onde o pop-in é um problema nas duas consolas.

A abordagem PS4 faz com que a sensação de soluços seja pior nestes momentos. Quanto a performance está abaixo de 30fps, a One também mantém uma vantagem no rácio de fotogramas - raramente a consola Microsoft não fica à frente na nossa análise. Sempre que a PS4 corre a 30fps limpos, a presença de um bloqueio e o firme ritmo de fotogramas que resulta, faz com que seja um jogo superior em movimento.

O gameplay em si pinta uma imagem diferente. Passear por Novigrad testa bem as duas consolas e a One fica reduzida a flutuações entre 29-31fps. A PS4 não ultrapassa isto e nem está optimizada para áreas grandes como esta, temos no pior quedas para 25fps. Talvez seja um problema do streaming em segundo plano com muita geometria e NPCs novos - evidente com o pop-in de texturas. A consola Sony soluça para 29fps e raramente se sente mais suave que a consola Microsoft.

Em espaços abertos, galopar rapidamente pelas florestas produz resultados semelhantes; quedas regulares de um frame da PS4 interrompem a fluidez, enquanto a Xbox One corre acima de 30fps o que causa os seus próprios problemas de candência de frames. Nos combates, ambas as plataformas rondam os 30fps, mas uma luta longa com um grifo apresenta maiores quedas quando conjugámos feitiços como o Igni. No final o resultado é igual: nenhuma das versões para as consolas é tão suave como deveria ser, e cada uma está sujeita a grandes quedas na jogabilidade.

PlayStation 4
Xbox One
A densidade da folhagem é um destaque visual e nem a PS4 e nem a One fraquejam. No entanto, a One perde laridade quanto mais olhas para a distância - a sua resolução 900p esborrata detalhes à esquerda.
PlayStation 4
Xbox One
Cada consola usa um método AA pós-processamento do CD Projekt, fica perdo de FXAA, mas com um componente temporal para reduzir pixel-pop em movimento. A resolução dinâmica da One raramente vai acima de 900p em gameplay - 1080p é raridade.
PlayStation 4
Xbox One
Distância de visão de folhagem é idêntica. O filtro de texturas também está igual.
PlayStation 4
Xbox One
As sombras são de uma qualidade igual. A oclusão ambiental está presente também.
PlayStation 4
Xbox One
Os modelos dos personagens são iguais em termos de detalhe geométrico. A versão PC poderá oferecer alguns ganhos.
PlayStation 4
Xbox One
A resolução do mapa de texturas também não mostra diferenças entre as duas consolas.
PlayStation 4
Xbox One
O aliasing é mínimo mas temos artefactos em escada que são mais fácil de ver na One devido à menor resolução.
PlayStation 4
Xbox One
Cada consola está completa em termos de iluminação - raios crepusculares e brilho são belos de ver.

No geral, o facto da One manter um rácio de fotogramas maior pode ser enganador a respeito da qualidade da experiência; 30fps bloqueados é de longe preferível e esperamos que seja implementado. A PS4 tem a táctica correcta mas falha quando não consegue um stream de geometria e renderização de efeitos a perfeitos 30fps. São sentidos soluços nas duas, em cutscenes e gameplay, apesar da PS4 ser capaz de passagens mais suaves. Quanto à performance, tendo em conta a superior resolução de 1080p, a consola Sony é preferível - mas não é a escolha óbvia que esperávamos.

Agora que a versão PC chegou teremos a análise completa a The Witcher 3 em breve, onde iremos comparar com as duas consolas. Como referência nos fotogramas, ambas já parecem ficar a meio termo em termos de qualidade geral do PC - que tem extras como motion blur por velocidade, aberração cromática, brilho e feixes de luz activados. Em termos visuais o PC certamente ganhará mas o equipamento necessário para correr algumas destas coisas pode ser um ponto amargo - mesmo com uma boa gráfica.

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In this article

The Witcher 3: Wild Hunt

PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X/S, PC

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Sobre o Autor
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Thomas Morgan

Senior Staff Writer, Digital Foundry

32-bit era nostalgic and gadget enthusiast Tom has been writing for Eurogamer and Digital Foundry since 2011. His favourite games include Gitaroo Man, F-Zero GX and StarCraft 2.

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