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Confronto: Uncharted 3: Drake's Deception na PS4

O Digital Foundry conclui a análise à Nathan Drake Collection e olha para as melhorias na actualização de lançamento.

Como culminação do trabalho do Naughty Dog na PlayStation 3, Uncharted 3: Drake's Deception entrega uma qualidade visual que poucos jogos conseguem sonhar em conseguir. Lançado em 2011, Uncharted 3 é o jogo PS3 que mais divide os jogadores. Após Among Thieves, o hype em torno de Drake's Deception foi imenso e para certos fãs não esteve à altura. Agora, ao revisitar, reparamos que temos um jogo muito engenhoso. Longe do hype, Uncharted 3 brilha - especialmente na PlayStation 4.

Apesar do jogo em si não cumprir com as expectativas em algumas quadrantes, as fundações tecnológicas certamente cumprem. Uncharted 3 é um dos jogos mais ambiciosos em termos visuais. Leva o trabalho de efeitos, animações e complexidade de cenas ao limite e é um jogo londo. Apesar de não ter os níveis grandes e impressionante iluminação indirecta de The Last of US, oferece um espectáculo que ainda hoje bate muitos jogos actuais, apoiado por uma caracterização e enredo que os rivais do Naughty Dog ainda não conseguem acompanhar.

Com uma fundação incrível, o que esperar da remaster? Olhando para os dois primeiros, o Bluepoint teve que refazer vários bens em cada jogo mas em Uncharted 3 não foi o mesmo. A qualidade dos bens ainda é muito similar à do original. No entanto, se reparares, a atenção ao detalhe ainda consegue brilhar nesta excelente remaster do Bluepoint.

A mudança mais importante é aparente desde logo - a redução na latência dos comandos. Quando Uncharted 3 foi lançado, os jogadores queixaram-se de mira lenta comparado com os dois anteriores. Dos 3 jogos, Uncharted 3 é o que tem maior latência nos comandos e de longe. O Naughty Dog tentou corrigir a situação implementando um modo alternativo de disparo. Ainda assim, não se sentia correcto.

Análise detalhada às mudanças feitas na transição para a PS4. As melhorias são subtis comparado com os outros dois jogos.Ver no Youtube

Na passagem para a PS4 foi finalmente possível corrigir isto de vez - e bem conseguido: Drake's Deception oferece controlos rápidos com boa resposta, divertidos de usar. É mais fácil disparar com eficácia e nunca temos a sensação que o movimento da câmara é afectado por latência indesejada. Honestamente, nenhum jogo na colecção precisa mais deste ajuste do que Uncharted 3.

Isto chega acompanhado do obrigatório aumento no rácio de fotogramas, operando a 60fps estáveis. Existem quedas em algumas sequências mas a performance é mais suave que Uncharted 2 remaster. Como é um dos jogos mais recentes do Naughty Dog, estávamos curiosos se surgiriam problemas na performance similares aos de The Last of Us Remastered mas no final vemos que não.

A qualidade de imagem é consistente com o resto da colecção. Temos 1080p com excelente anti-aliasing pós-processamento, juntamente com níveis variados na qualidade dos filtros de textura, empregues por superfície. Na PS3, o jogo usava uma solução AA menos refinada que tinha problemas em arestas longas e áreas de alto contraste, resultando em muito brilho. A implementação na PS4 oferece cobertura superior com mínimo pop-in sub-pixel de fotograma a fotograma.

Assim que vamos além da lista de melhorias esperadas, começamos a ver uma diferença maior entre Uncharted 3 e o resto da colecção. Os dois primeiros jogos recebem muitos bens novos entre os quais modelos, texturas e efeitos. Uncharted 3 recebeu menos mudanças. Encontrámos melhorias mas menos expansivas.

Apesar da geometria parecer igual entre as duas versões, vimos muitas texturas redesenhadas. Em gameplay normal, as texturas parecem muito similares, onde a resolução inferior da PS4 esconde muito detalhe. Ainda assim, quando a câmara se aproxima, é possível ver que as texturas base estão com maior qualidade na PS4. O trabalho de texturas na PS3 já era bom mas a 1080p, as melhorias são benéficas.

É na qualidade das sombras que vemos resultados curiosos. Os mapas de sombras mantêm uma resolução baixa com aquele efeito de escada visível. Existem melhorias na PS4: aqui temos um filtro adicional para suavizar as arestas mas não é completamente bem sucedido. No original PS3 temos sombras sem filtro. Aqui temos este efeito mas melhorado mas comum ao resto do trabalho neste jogo, não é uma grande diferença como em outros elementos no resto da colecção.

Pelo outro lado, as sombras de contacto foram melhoradas. A solução usada na PS3 podia introduzir círculos pretas em torno de objectos e personagens, gerando situações embaraçosas - algumas das técnicas de oclusão ambiental da anterior geração eram um pouco pesadas. A OA implementada na PS4 em Nathan Drake Collection é de maior precisão e consegue evitar estes artefactos e adiciona profundidade à cena.

Uma das funcionalidades visuais que se destacam em Uncharted 3 é a iluminação volumétrica. Usada em elementos tais como feixes das lanternas ou raios de sol, o efeito está em todo o jogo. Ao contrário do efeito screen-space, estes feixes de luz continuam visíveis mesmo quando a fonte está fora da visão. Na PS4, a precisão destes feixes de luz volumétricos é maior do que na PS3. No original, os objectos que passam pelo perímetro do volume de luz também podiam exibir artefactos em serra - isto foi eliminado na PS4.

O brilho vermelho, ou sangrar da cor do canal vermelho, usado para dar ênfase à iluminação de alta intensidade foi reduzido ou até removido na PS4. É perceptível perto das chamas na fuga no chateau mas pode ser observado em outros locais. É incerto se o efeito foi eliminado por uma questão artística ou técnica mas a ausência é difícil de explicar. Apenas é perceptível em comparação directa mas é um exemplo de como pequenos efeitos nos jogos originais não conseguem regressar na colecção.

O campo de profundidade também foi melhorado. Na PS3, nas cutscenes em tempo real e pré-renderizadas, objectos mais próximos da câmara colocados perante um fundo desfocado tendem a exibir artefactos nas arestas quando os dois se cruzam. A versão remaster usa um efeito de maior qualidade que elimina estes problemas. É outro exemplo de como a remaster de Uncharted 3 é mais um refinamento do que uma alteração fundamental ou dramática, como vimos nos dois anteriores.

Juntamente com o lançamento, o Bluepoint lançou uma actualização. Apesar do jogo no disco ser sólido, a actualização adiciona mais polimento. Duas das funcionalidades mais importantes introduzidas na actualização 1.01 incluem melhorias na performance e sombras de melhor qualidade.

Em termos de rácios de fotogramas, temos uma melhoria sobre a já estável experiência. As ruínas no início do original perdiam fotogramas ao explorar e nos tiroteios. Notamos quedas para 55fps nessa secção. Com a actualização vemos apenas um soluço pequeno após chegar à cena mas rapidamente limpa e a secção corre a estáveis 60fps.

Comparamos a performance de Uncharted 3 na PS4 com a do original na PS3.Ver no Youtube

Em Uncharted 2 é mais comum termos slowdown mas vemos melhorias com a actualização. Os tiroteios nos pântanos em Borneo introduziam quedas nos 60fps - ainda acontece com a actualização mas a média do rácio de fotograma está 2-3fps acima em média, produzindo uma experiência mais suave nestas secções. Consistente com Uncharted 3, onde as quedas foram melhoradas ou removidas.

É importante notar que mesmo sem a actualização os problemas na performance estão restritos a cenas específicas enquanto a maioria do jogo opera sem problemas. A actualização elimina estas manchas e melhora o nível da performance. No geral, a performance excede a de The Last of Us Remastered, onde apresentava longas sequências em que não aguentava os 60fps.

A qualidade das sombras também melhorou. O original usada um efeito diferido em arestas de algumas sombras. Com a actualização temos um método de filtro diferente e o diferido foi removido, resultando numa apresentação mais suave. É impressionante que o Bluepoint tenha conseguido melhorar a qualidade das sombras e melhorar a performance - a renderização de sombras é uma das tarefas computacionais mais exigentes para a GPU.

Uncharted: the Nathan Drake Collection - veredicto Digital Foundry

A respeito de Uncharted 3, as melhorias do Bluepoint parecem mínimas comparado com o resto da Nathan Drake Collection mas ainda existem mudanças que a elevam além da tradicional remaster. A qualidade de imagem refinada, texturas melhoradas, rácios de fotogramas suaves são bem-vindos mas são os comandos melhorados que se destacam. O jogo corre agora como inicialmente desejado.

Agora que examinámos a colecção como um todo, podemos desfrutar do feito alcançado aqui. Terminámos todos os 3 jogos na PS4 e podemos dizer que cada um beneficia imenso com as mudanças. O Bluepoint tomou decisões inteligentes que conseguem criar um pacote consistente - feito impressionante tendo em conta que os originais cobrem toda uma geração de consolas. Sempre respeitámos o Bluepoint nas suas remasters mas nesta colecção estabeleceu-se como o principal estúdio para estes trabalhos. Apenas estúdios como HexaDrive ou M2 têm pessoal e atenção ao detalhe que se compare.

Quanto aos jogos em si, todos os que relembrem com carinho estes títulos devem desfrutar destas melhorias. As melhorias nos visuais e gameplay elevam a experiência além dos originais. As mudanças no gameplay no primeiro e terceiro em particular fazem muita diferença. Segundo o Naughty Dog, 80% dos jogadores com uma PS4 nunca jogaram Uncharted e são a audiência alvo. Escusado dizer que se estás nesse grupo, este é o melhor momento para começar.

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