Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Digital Foundry: testámos o emulador PS2 na PS4

Maior resolução, performance mais rápida, suporte para troféus.

Actualização - 09:14

A Sony confirmou que está a usar um emulador PS2 para a PlayStation 4 mas não comenta os planos para o projecto. "Usamos um emulador de PS2 para apresentar os jogos dessa consola na actual geração," disse a Sony ao Wired. "Não temos mais nada a comentar neste momento."

Original: Há muito que falámos que os clássicos PS1 e PS2 estavam a caminho da PlayStation 4, por emulador. Há muito mesmo, até pensámos que a Sony tinha cancelado o projecto. Originalmente, os programadores foram informados da existência do emulador na mesma altura que foram informados do serviço PlayStation Now, em Janeiro de 2014. Desde então, as únicas pistas da sua existência vieram na forma de avaliações da PEGI, juntamente com menções a clássicos PS2 nas listas de média partilhado nos testes ao firmware 3.0 da PS4.

O emulador PS2 da PS4 está agora disponível, lançado sem qualquer alarido. Um novo bundle Star Wars para a PS4 foi lançado, no qual temos quatro 'clássicos': Super Star Wars, Star Wars: Jedi Starfighter, Star Wars: Racer Revenge e Star Wars: Bounty Hunter. Todos entregues num só código PSN, ao invés de estarem no disco. Três destes jogos são da era PS2 e após transferidos, ficou claro que correm por emulador.

Como é que sabemos? Primeiro, uma notificação diz-nos que os botões select e start estão atribuídos aos lados esquerdo e direito do trackpad do DualShock 4. Os jogos de outros estúdios não conseguem aceder ao SO desta forma. Segundo, tal como no emulador PS2 da PS3, existe um sistema para gerir cartões de memória PS2. Terceiro, o clássico logo PS2 surge pobremente upscaled quando inicias cada jogo. Por fim, todas as notificações in-game sobre botões estão relacionadas com o comando da PS2 - nada mudou, descartando a possibilidade de um remaster.

Upscaling? Provavelmente não é o que querias ouvir pois os jogos mais velhos não envelheceram bem em termos visuais, desapontante tendo em conta que a Sony disse inicialmente que iriam correr em alta definição. Bem, temos coisas boas e más. Toda a arte 2D recebe upscaling - nada pode ser feito quanto a isto e podem ficar feias. No entanto, os elementos 3D estão muito melhorados e a resolução aumentou.

Um vídeo que fala sobre o emulador PS2 na PS4. É impressionante - pena termos jogos tão medíocres para o testar.

Os jogos originais da PS2 corriam numa variedade de quantidade de pixeis mas 512x448 e 640x448 eram comuns (God of War 2 deixava escolher entre as duas). Ainda são os primeiros dias de análise mas as primeiras impressões sugerem que o emulador corre a nativa 1292x896. Temos duas linhas pretas no topo e fundo da imagem antes de ser convertida para 1080p. Temos 4x mais pixeis - possivelmente mais, dependendo do jogo. O filtro de texturas parece melhor mas pensámos que talvez seja somente devido à resolução extra.

As impressões gerais são positivas - pouco pode ser feito quanto aos bens 2D mas as melhorias nas coisas 3D são bem-vindas. Parece que é usado um efeito pós-processamento para imitar anti-aliasing - as arestas estão suaves e com pouco brilho. Também existe uma coisa que vale a pena referir: foi adicionado suporte para troféus ao emulador - algo que confirmámos ao desbloquear um em Racer Revenge. Até pode descartar a opção por emulador (os originais não tinham troféus) - mas esta patente explica como é feito. Basicamente, parece que o emulador regista certas condições de activação necessárias para troféus específicos - acreditamos que esteja a ler o estado do jogo enquanto jogas.

A maior questão é a performance. Temos melhorias na qualidade de imagem mas correm como esperado - ou melhor? Ainda é cedo e há muito que não analisamos jogos PS2, ter uma imagem limpa a 480p não é fácil - mesmo em PS3 retro-compatíveis. No entanto, existem boas indicações. O emulador claramente corre os jogos de forma mais suave, Jedi Starfighter vai aos 60fps enquanto o original PS2 não consegue tal coisa.

PlayStation 4 Emulation
PlayStation 2
Eis Star Wars: Racer Revenge no emulador e na PS2 - o original inserido numa PS3 retro-compatível. Reparem na resolução superior. Especialmente evidente nos cabos no centro.
PlayStation 4 Emulation
PlayStation 2
Pensámos que o filtro de texturas havia sido melhorado no emulador mas esta imagem de Racer Revenge mostra que não - a PS4 apenas parece melhor devido ao maior número de pixeis.
PlayStation 4 Emulation
PlayStation 2
Eis Star Wars: Bounty Hunter via emulador à esquerda e na PS2 à direita. Os personagens têm mais detalhe.
PlayStation 4 Emulation
PlayStation 2
Texturas no chão e fundos ficam estranhas na PS2 mas estão melhoradas com a resolução extra.
PlayStation 4 Emulation
PlayStation 2
Eis Star Wars: Jedi Starfighter. Temos mais detalhe nas naves pequenas. Existe um problema visual - as ondas do mar recuam na consola original mas esticam-se mais no emulador.
PlayStation 4 Emulation
PlayStation 2
Jedi Starfighter está mais refinado via emulador. O que não vês é que este segmento corre a 60fps no emulador enquanto a PS2 desce para 30fps aqui. Vê o vídeo em cima para saberes mais.

Ainda não testámos mas ao olhar para Racer Revenge lado a lado revela mais melhorias na fluidez. Estes não são os jogos mais exigentes e outros podem ter uma performance totalmente diferente - mas imaginem Metal Gear Solid 3 com rácios de fotogramas superiores, os jogos God of War a correr com rácio de fotogramas fixo, ou Gran Turismo 4 sem tearing. Estamos ansiosos para ver do que este emulador é capaz.

A chegada do emulador PS2 à PS4 é uma grande notícia - estamos à espera de comentário da Sony mas é estranho que uma peça de tecnologia tão adorável como este que vai entusiasmar muitos fãs tenha passado sem menção. A PS2 é uma das consolas clássicas e a capacidade de aceder a títulos retro com visuais melhorados é uma bela proposta. É pena que o emulador tenha chegado com um trio de jogos medíocres ao invés de um alinhamento de estrelas.

Além disso, não evitamos questionar se a chegada da retro-compatibilidade à Xbox One da Microsoft teve algum efeito na estratégia da Sony. A gigante de Redmond permite que os jogadores usem os seus discos para jogar jogos Xbox 360 na consola mais recente (mas como uma 'chave' que activa uma transferência). Entretanto, tudo sugere que - sem esquecer as menções na ESRB a clássicos PS2 - que os planos da Sony para o emulador PS2 envolvem vender estes jogos em formato digital, tal como na anterior geração. O emulador PS2 está agora nas mãos dos consumidores por isso esperamos que os planos da Sony sejam revelados em breve.

Marcado com

Sobre o Autor

Richard Leadbetter avatar

Richard Leadbetter

Technology Editor, Digital Foundry

Rich has been a games journalist since the days of 16-bit and specialises in technical analysis. He's commonly known around Eurogamer as the Blacksmith of the Future.

Comentários

More Artigos

Artigos mais recentes