Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Análise à Performance: Star Wars: Battlefront

A beta foi impressionante mas o código de lançamento está melhor.

A loucura de Star Wars está no máximo este ano, fazendo de 2015 o momento perfeito para ressuscitar a série Battlefront. Desta vez, o estúdio DICE está no leme, esperando entregar uma experiência que evita os problemas que afectaram Battlefield 4 há dois anos atrás. Baseado no que jogámos atá agora, o estúdio parece no bom caminho - Battlefront impressionou com a sua beta e tudo sugere que o jogo completo apresenta performance ainda mais suave.

Temos capturas directas das duas versões para consola e podemos confirmar que apesar de os rácios de fotogramas terem melhorado nas duas, a diferença na resolução permanece. Tal como em Battlefield 4 e Hardline, Battlefront opera a 1600x900 na PlayStation 4 e a 1280x720 na Xbox One. Nos dois casos, a anti-aliasing melhorada ajuda a disfarçar os artefactos da conversão de resolução originando um aspecto geral suave mas mais limpo. Na PS4, a resolução 900p combinada com a excelente AA resulta em algo que consegue estar surpreendentemente limpo para um jogo sub-nativa. Mesmo em Endor, rico em folhagem, o jogo continua estável de uma forma que Battlefield 4 não consegue. No entanto, similar ao que vimos na beta, a Xbox One não se safa muito bem neste aspecto.

Enquanto a técnica AA melhorada ajuda, a resolução é muito baixa para apreciar em pleno o detalhe. Ainda consegue estar mais limpo que ambos os jogos Battlefield devido a um melhor tratamento de imagem - mas sentimos que o DICE meteu demasiado detalhe em algumas cenas para o frambuffer limitado resolver: a folhagem e realces especulares em particular sofrem com brilho, tornando feias algumas cenas. Também existem implicações no gameplay - por exemplo, ao lutar em endor, com os seus ambientes florestais luxuosos, pode ser difícil ver os inimigos à distância devido à menor resolução.

A nossa análise à performance de Star Wars: Battlefront na PlayStation 4 demonstra um nível de performance muito estável. Este vídeo foi retirado de um evento em Estocolmo - iremos actualizar se a situação se alterar quando jogarmos nos servidores depois do lançamento.Ver no Youtube

É na performance que temos métricas impressionantes para as duas consolas - apesar de capturadas em circunstâncias diferentes. Na PS4, o vídeo foi adquirido em Estocolmo num evento do DICE, limitados a 30 jogadores ao invés dos 40. Não é o teste que esperávamos mas os soluços na performance vistos na beta pareciam estar relacionados com a GPU, enquanto o número total de jogadores online provavelmente afectará a CPU.

Ainda assim, os resultados nesta situação são promissores: olhando para todos os vídeos capturados, temos apenas um pequeno número de fotogramas perdidos - Star Wars Battlefront consegue entregar 60 fotogramas por segundo muito estáveis na maioria da sua duração. Mesmo quando efeitos de partículas preenchem o campo de visão, o jogo não abranda. É um nível de performance a par de jogos como Halo 5 e Metal Gear Solid 5 - um grande feito.

Na Xbox One capturámos gameplay com 40 jogadores, graças ao acesso via EA Access. Neste caso, a performance é menos estável do que na PS4 mas também é muito suave - uma enorme melhoria sobre os dois jogos Battlefield. Áreas com problemas nas duas consolas, tais como o hangar em Hoth, continuam a desafiar a One com quedas para meios 50s. No entanto, temos na mesma algo positivo a tirar disto - ao rever os vídeos da beta, o mínimo registado estava nos 40s - algo que nunca encontrámos no jogo final, independente do teste.

Análise à performance de Star Wars: Battlefront na Xbox One destaca a performance in-game com todos os 40 jogadores.Ver no Youtube

Fora a resolução, um dos claros sacrifícios para conseguir este nível de performance está no seu nível de detalhe. Battlefront corta de forma agressiva objectos da vista enquanto o nível de geometria é ajustado de forma dinâmica dependendo da proximidade - situação que se aplica às duas consolas. Pode distrair, especialmente num ponto de vantagem superior, mas é o tipo de contra-partida necessária para alcançar o rácio de fotogramas desejado. Vimos muitas destas mesmas limitações em Halo 5 e MGS5, é a realidade para quem quer um nível de performance tão estável.

Temos que dizer que isto são análises preliminares e teremos mais mas podemos confirmar que a qualidade visual e performance estão altamente impressionantes no código final. Estamos impressionados ao ver o DICE continuar a optimizar e melhorar o jogo até ao lançamento, quando já havia pouco do qual se queixar na beta. A única questão é como se vão portar os servidores e o código de rede perante a previsível extrema pressão no lançamento.

Os problemas de ligação em BF4 são bem conhecidos mas a nossa experiência com Battlefront na One num ambiente em directo foram positivas. Excepto um pequeno período vazio no Domingo, fomos capazes de encontrar rapidamente jogos sem problemas, sem sinais de instabilidade na rede. Claro que apenas os jogadores Xbox One subscritores do EA Access podem jogar já o jogo, o que significa um número menor de jogadores - não o teste completo. Não saberemos mais sobre este aspecto até ser lançado oficialmente em todos os territórios mas a estabilidade do código de rede durante a beta era boa - ficamos a desejar que isto esteja igual no jogo completo.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

Related topics
Sobre o Autor
John Linneman avatar

John Linneman

Senior Staff Writer, Digital Foundry

An American living in Germany, John has been gaming and collecting games since the late 80s. His keen eye for and obsession with high frame-rates have earned him the nickname "The Human FRAPS" in some circles. He’s also responsible for the creation of DF Retro.
Comentários