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Intel Skylake: Core i5 6600K - Análise

O que estavas à espera?

Nos últimos anos, analisar um CPU Intel a pensar nos videojogos foi sempre um desafio. Tradicionalmente, a conclusão é - se já tens um chip Intel moderno, existe pouco a justificar comprar um novo; mas se vais comprar ou construir um novo PC, não há nada melhor. Longe vão os dias dos Core de primeira e segunda geração, que ofereciam melhorias substanciais. O foco da Intel está agora no mobile, onde a eficiência prevalece sobre performance, diminuindo o entusiasmo para um novo lançamento desktop.

Alguns dizem que a mais recente arquitectura de processamento da Intel - Skylake - segue a mesma estratégia. Recorram aos testes sintéticos e aos codificados de vídeo e os aumentos de performance sobre o Haswell mostram novamente melhorias leves. No entanto, os nossos testes indicam que o Skylake é mais interessante do que os testes mostram.

Parte do fascínio está no facto do novo processador envergar duas gerações de optimizações - a recente arquitectura Broadwell da Intel foi para o mobile, com lançamento limitado no Desktop. Devido a atrasos na produção de tecnologia de topo a 14nm, a Intel lançou apenas dois processadores Broadwell, a maioria da linha desktop saltou para o Skylake. Além disso, a mais recente arquitectura está rodeada por uma nova plataforma - com a possibilidade de oferecer as suas melhorias à performance.

Isto significa que os donos das motherboards 1150 com chips Haswell e Broadwell precisam de actualizar: o novo chipset Z170 usa uma nova ligação 1151 para o CPU que é incompatível com equipamento mais antigo, pelo lado positivo, tens muitas novas funcionalidades - o Skylake tem um aumento de 40% nas vias PCI Express I/O, conseguindo mais largura de banda para armazenamento de alta velocidade e o novo padrão USB 3.1. Suporte de nova geração M.2/NVMe PCI Express também permite armazenamento de topo que pode ser usado de forma nativa em RAID. No entanto, apesar do aumento na largura de banda PCI Express, as opções multi-GPU estão iguais; podes ter uma placa em PCI Express x16 largura de banda, ou duas com x8. No entanto, a maior mudança talvez seja a passagem para o novo padrão de memória DDR4, levando para outro nível a largura de banda da RAM.

Skylake também melhora as capacidades overclocking. A velocidade do processador é definida pelo relógio base - tradicionalmente a 100MHz nos processadores Intel - e no multiplicador. O i5 6600K tem um relógio base a 3.5GHz, significando 'BCLK' de 100MHz combinado com um multiplicador de 35. Temos apenas ajustes BCLK limitados e o overclock é definido quase todo pelo multiplicador. O Skylake muda as coisas - ambos podem ser ajustados à vontade, permitindo melhor overclocking. O nosso CPU chegou a 4.5GHz - mais acima e os núcleos não operam correctamente, mesmo passando a voltagem para 1.4v (nada recomendado - o nosso Skylake aqueceu imenso assim). Ficar a 4.5GHz e 1.375v, as temperaturas em carga iam sendo arrefecidas ficando nos 70s. Nada mal, mas um arrefecimento de topo deve melhorar mais as coisas. Na nossa futura análise ao i7 6700K, iremos mais longe com uma Corsair 100i GTX.

Mas vamos aos testes com o i5 - na maioria sintéticos que nos dão uma perspectiva da performance single-core e multi-core. Temos duas gerações de resultados CineBench, combinados com codificação de vídeo x264 e o teste 3D Mark da Futuremark - desenhado para modelar de forma correcta um jogo específico debaixo de carga. Reunimos resultados de vários CPUs - duas gerações de i7, 3 de i5 e um AMD FX-8350.

Os resultados mostram de 5 a 15% de aumento na performance comparado com o i5 4690K, o novo i5 fica perto do Ivy Bridge Core i7 3770K, mas longe do i7 4790K em cenários com multi-thread. Lembrem-se da principal diferença entre o i5 desktop e as versões i7 - não há hyper-threading. Em sintéticos e codificação de vídeo, isto faz diferença mas as melhorias na performance por relógio são mais importantes para os jogos.

Uma perspectiva geral da arquitectura I/O do Skylake - esta opção Intel refere-se em específico ao Core i7 6700K mas é aplicável ao i5 6600K que temos aqui..
i5 6600K i5 6600K/ 4.5GHz i7 4790K i7 3770K i5 4690K i5 3570K i5 2500K FX-8350
CineBench 11.5 Single Thread 158 184 172 134 145 131 129 98
CineBench 11.5 Multi Thread 618 702 840 657 537 505 492 640
CineBench 15.0 Single Thread 1.81 2.08 1.97 1.65 1.71 1.56 1.48 1.11
CineBench 15.0 Multi Thread 6.96 7.94 9.62 7.83 6.57 5.97 5.78 6.74
x264 Video Encoding 15.03 17.18 19.07 15.02 14.22 11.98 10.98 14.97
3DMark Physics 8718 9913 12180 10105 7787 6901 6712 7520

Não é fácil representar eficazmente as capacidades de um CPU em jogos. Pensem no papel de um processador - simula a cena e prepara as instruções para renderização na placa gráfica. Na grande maioria dos PCs de jogos, o rácio de fotogramas está mais limitado pelo equipamento gráfico, significando que a maioria dos testes não são exactamente indicativos do quão bem se porta o CPU, ou das suas características debaixo de carga máxima. A metodologia anterior ou ignorou isto - dando resultados nos quais a maioria dos CPUs entregam performance idêntica, ou a resolução e as definições descem para tirar a GPU da equação. Pode soar melhor mas baixa a carga do CPU na preparação da lista de comandos para o equipamento gráfico - não é ideal.

Anteriormente, enfrentamos isto mantendo as definições em ultra mas descendo para 720p para remover os gráficos como um gargalo sem comprometer a carga no CPU. No entanto, a chegada da louca Titan X da Nvidia e da sua proeza no overclocking permite repetir isto a 1080p - a resolução mais popular nos videojogos segundo um inquérito para o Steam. Para dar contexto ao novo i5, repetimos os mesmos testes em três gerações anteriores, e incluímos o AMD FX-8350 para uma ideia da posição da rival.

Existe um resultado que se destaca. The Witcher 3 é 17% mais rápido no novo 6600K, comparado com o velho 4690K - respeitável (os testes com o novo i7 6700K mostram que é ainda mais rápido) e obviamente muito além da maioria dos resultados sintéticos. Escolhemos esta cena porque sabemos que facilmente subjuga o 4690K e mesmo o 6600K a velocidade base maximiza em todos os 4 núcleos. É o teste mais duro mas existem resultados a destacar: GTA5 é 11% mais rápido e Battlefield 4 é 10% mais rápido. Outros jogos impressionam menos - cinco % ou menos. Acreditamos que possa ser a GPU a limitar.

Vamos ver o que acontece em testes em vários processadores i5 - e num FX-8350 da AMD - em vários jogos modernos a 1080p, usando uma Titan X em overclock. Neste cenário, o CPU deve tornar-se no gargalo para nos dar comparações interessante.Ver no Youtube
1920x1080/Titan X OC (Avg FPS) Core i5 6600K Core i5 4690K Core i5 3570K Core i5 2500K FX-8350
The Witcher 3, Ultra, HairWorks Off, Custom AA 89.5 76.3 73.1 71.1 75.1
Assassin's Creed Unity, Ultra High, FXAA 86.8 84.8 80.8 77.9 75.1
Battlefield 4, Ultra, 4x MSAA 127.8 116.5 108.2 102.1 103.0
Crysis 3, Very High, SMAA 109.4 108.1 104.8 102.3 99.2
COD Advanced Warfare, Extra, FSMAA 192.0 183.0 172.8 168.5 138.3
Grand Theft Auto 5, Ultra, no MSAA 70.2 63.0 58.2 56.3 47.5
Far Cry 4, Ultra, SMAA 89.9 87.6 81.7 79.7 63.7
Shadow of Mordor, Ultra, High Textures, FXAA 132.7 132.7 131.0 126.6 100.9
Ryse: Son of Rome, High, SMAA 112.9 110.6 104.0 102.7 92.8

Com o novo i5 a ficar bem ao lado dos antigos, decidimos ir mais além, colocando o novo chipset contra as duas versões mais recentes dos populares i7 - o épico Devil's Canyon Core i7 4790K e o Core i7 3770K, da geração Ivy Bridge. Colocamos o novo chipset a correr a 4.5GHz em overclock. Os resultados impressionam: a média dos rácios de fotogramas em velocidades base batem o 3770K em dois jogos - Crysis 3 e The Witcher 3. O 6600K também é mais rápido que o 4790K com um overclock a 4.5GHz, batendo os i7 padrão. No entanto, alguns jogos usam mais do que quatro threads, sugerindo que os i7 soluçam menos.

Adoraríamos ver o novo i5 bater os velhos i7 mas ainda assim os resultados impressionam. Podemos dizer que as notas dos testes estão equilibradas porque estamos limitados pela GPU - e acreditamos que no caso de Unity e Mordor é muito provável. Mas pelo outro lado, The Witcher 3 e GTa5 estão claramente relacionados com o CPU - e o i5 é excelente aqui.

Mais uma coisa: pensem na forma como os jogos são feitos hoje em dia. Nem todos os jogos espalham a carga computacional de forma igual por quatro ou oito threads. Olhem para Far Cry 4 por exemplo. É um jogo multi-core mas recorre a um nível desproporcional numa thread para dar energia às outras. Olhem para o que acontece quando aplicamos um overclock: uma enorme melhoria na performance - o aumento parece demasiado elevado. O i5 ergue-se acima do Devil's Canyon i7. Far Cry 4 é um jogo difícil de testar mas os resultados em velocidade base e aumentada foram repetidos nos testes e demonstram que mesmo numa era multi-core, a busca da Intel por eficiência por relógio pode resultar nos videojogos.

Repetimos os testes mas agora o 6600K com overclock para 4.5GHz, contra duas gerações de competentes Core i7. O i7 é efectivamente o mesmo chip que o equivalente i5 mas com a hyper-threading activada.Ver no Youtube
1920x1080/Titan X OC (Avg FPS) Core i5 6600K Core i5 6600K/4.5GHz Core i7 4790K Core i7 3770K
The Witcher 3, Ultra, HairWorks Off, Custom AA 89.5 98.2 92.4 91.9
Assassin's Creed Unity, Ultra High, FXAA 86.8 87.2 86.9 85.0
Battlefield 4, Ultra, 4x MSAA 127.8 130.6 126.1 124.5
Crysis 3, Very High, SMAA 109.4 117.0 116.4 112.0
COD Advanced Warfare, Extra, FSMAA 192.0 203.7 187.5 178.4
Grand Theft Auto 5, Ultra, no MSAA 70.2 80.6 67.9 60.9
Far Cry 4, Ultra, SMAA 89.9 115.4 98.6 82.6
Shadow of Mordor, Ultra, High Textures, FXAA 132.7 138.7 133.7 130.0
Ryse: Son of Rome, High, SMAA 112.9 116.1 111.3 108.9

Intel Skylake: Core i5 6600K - veredicto Digital Foundry

O Core i5 2500K da Intel saiu há quatro anos, redefinindo as expectativas dos nossos CPUs gaming graças à sua performance forte e soberbo overclocking. Estava à frente do tempo e muitos jogadores não sentiram a necessidade de actualizar. Mesmo agora, dizemos que é um produto soberbo. Ao criar este artigo, queríamos mostrar o crescimento do i5 e colocar o novo Skylake em contexto. Os resultados parecem bem directos - apesar da idade, o velho i5 ainda tem muito poder mas a combinação de geração sobre geração de melhorias por relógio, combinado com uma nova plataforma tornam o Core i5 6600K muito mais poderoso.

Os testes em cima não recria em pleno a experiência de jogo - são desenhados para comparar arquitecturas CPU com gráficos reduzidos como limitador mas a conclusão é que um crescente número de jogos vêm o CPU como gargalo - um GTA5 no máximo está limitado pelo CPU mesmo com um Core i7 4790K em overclock, enquanto certas cenas em The Witcher a Ultra também podem ter problemas mesmo no mais poderoso dos processadores. Acreditamos que mais jogos como este chegarão no futuro e em jogos exigentes para o CPU, o Core i5 6600K fará muita diferença.

É bom saber que os processadores Core continuam a evoluir e melhorar e que o Skylake vale a pena, mas para os que consideram saltar para a nova arquitectura e chipset, a decisão de compra não é completamente clara: combinado com uma nova motherboard, precisarás de RAM DDR4, nada barato ainda. Pelo outro lado, actualmente, a nova plataforma Z170 tem muito para oferecer no PC além dos jogos. Estamos a passar rapidamente para uma era na qual os SSD vão dominar e a funcionalidade no chipset Z170 será muito valiosa.

Também é bom saber que os chips K continuam a dar espaço satisfatório para overclock - pelo menos baseado nos resultados desta análise. Agora precisamos de ter cuidado. Alcançamos um overclock de 4.5GHz mas o nosso chip é uma amostra, os de retalho podem ser diferentes em termos das capacidades de overclock. O Skylake é baseado na tecnologia de fabrico a 14nm que é nova na Intel - chips 14nm desktop baseados na velha arquitectura Broadwell maximizavam a 4.2-4.3GHz. Pode ser o mesmo para os Skylake - só saberemos quando tivermos muita mais informação dos chips de retalho.

Actualmente, o Core i5 6600K é um produto forte - no pior dá-nos uma performance ligeiramente melhor que a dos anteriores, no melhor é muito mais rápido e deve ajudar a reduzir os gargalos no CPU durante gameplay. Para os que procuram comprar um construir um novo PC para gaming, o i5 permanece como a escolha padrão e o 6600K é a melhor versão - os velhos chips de oito núcleos da AMD são mais baratos mas os testes indicam que apesar do esquema de muitos núcleos e menor consumo nos novos CPUs de consola, os jogos modernos geralmente preferem a performance alta por núcleo que a Intel providencia. Algo impressionante no geral, o que levanta a questão, o quão bom é o Skylake 6700K? Os dados iniciais impressionam muito.

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