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Destiny: House of Wolves - O tudo ou nada para a Bungie

A próxima expansão ditará o futuro do jogo.

O dia 19 de maio será o dia mais importante para a Bungie desde o lançamento de Destiny em setembro do ano passado. Esta é a data de chegada da expansão House of Wolves, que ditará o futuro do jogo. A Bungie sempre disse que tem um plano de 10 anos para o universo, mas esse plano está agora dependente do sucesso da expansão. É fácil perceber o porquê, a última expansão, The Dark Below, foi uma desilusão e grande parte dos fãs concordam, e com o lançamento da nova expansão os fãs que compraram o Expansion Pass deixarão de ter um compromisso para com Destiny. Se a expansão desiludir, é difícil imaginar que os fãs estejam dispostos a dar uma terceira oportunidade à Bungie com a grande expansão, supostamente chamada Comet, prevista para o outono.

Os primeiros detalhes da expansão House of Wolves foram revelados na semana passada e as impressões iniciais são positivas, mas o que é curioso, é que quase tudo o que a Bungie prometeu para já foi emendar os erros cometidos com a expansão anterior, que atrasou de propósito o progresso dos jogadores. Alguns destes erros foram obrigar a ganhar Commendations para comprar novos armaduras e armas aos NPCs, ter que esperar pelo Xur e pagar um custo elevado para melhorar as armas exóticas, e descartar por completo os esforços dos jogadores na raid Vault of Glass, cujas armas e armaduras não foram atualizadas com mais dano/defesa na expansão The Dark Below. Felizmente isto será emendado, mas será que é suficiente?

Na transmissão em direto da passada quarta-feira, ficou a ideia que a Bungie aprendeu a lição e começou de facto a dar ouvidos aos jogadores. Embora haja motivos para celebrar, é cedo para deitar foguetes, e se há algo que aprendi desde setembro é que a Bungie dá com uma mão mas tira com uma outra. Nesta expansão já temos um exemplo disso: não haverá uma nova Raid, as atividades para seis jogadores que são o melhor que o jogo tem para oferecer. Em vez disso teremos uma nova atividade para apenas três jogadores (o mesmo número das outras atividades) que aparentemente será parecida com o modo Horde de Gears of War, mas mais detalhes só virão daqui a duas semanas semanas.

"Será que House of Wolves excederá em conteúdos a expansão que anterior?"

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As alterações anunciadas são bem-vindas, mas para manter a comunidade ativa e contente é preciso mais do que isto, são necessários conteúdos duradouros. Para uma expansão, The Dark Below tinha pouco para oferecer: três mapas para o multijogador, três missões da história, uma Strike (duas nas versões PlayStation) e uma Raid inferior em conteúdo e duração ao Vault of Glass. Será que House of Wolves excederá em conteúdos a expansão que anterior? A julgar pela descrição no site oficial, nem por isso. São prometidos "novas missões para a história, três mapas competitivos para o multijogador, e uma nova Strike". Além disto, haverá um novo modo para o multijogador, chamado Trial of Osiris, e a nova atividade Prison of Elders, que é comparada a uma arena.

Sabemos de antemão que Trial of Osiris será um modo para o multijgodor que só estará aberto aos fins-de-semana. Oficialmente a Bungie pouco revelou, mas graças ao data-mining parece que poderemos ganhar novas armaduras, armas, shaders, sparrows e emblemas. Para quem se dedica ao end-game, isto é, os conteúdos mais difíceis e onde é possível obter os melhores prémios, o Trial of Osiris poderá ser uma boa razão para visitar o multijogador, normalmente o pior sítio de Destiny para ganhar loot.

Quanto à Prison of Elders, é difícil imaginar que esta nova atividade seja capaz de rivalizar com as Raids, mas por outro lado, será algo completamente novo e diferente, que é precisamente o que Destiny e os seus fãs precisam, uma lufada ar fresco. O único ponto negativo é que esta atividade só suporta três jogadores, o que para quem já tinha uma equipa de seis definida, significa que o grupo terá que ser separado. No entanto, a menor quantidade de jogadores tornará mais fácil participar nesta atividade, estando acessível a quem não tem um grande grupo de amigos a jogar Destiny.

A Bungie continuará a revelar pouco-a-pouco a nova expansão nas semanas seguintes. Esta quarta-feira será apresentado o modo Trial of Osiris e na semana seguinte a Prison of Elders. A longevidade da expansão estará em grande parte dependente destes dois novos conteúdos, portanto, a Bungie terá que realmente exceder-se para manter os fãs agarrados. As últimas semanas foram positivas, finalmente foram corrigidos os erros mais graves das Raids, o multijogador foi reequilibrado (mas as caçadeiras continuam a reinar) e foram implementas várias opções úteis. Para um jogo que já foi lançado em setembro, são coisas que já vêm tarde, mas como diz o ditado, mais vale tarde do que nunca.

"Vários meses após o lançamento Destiny continua tanto a irritar como a divertir"

Apesar das novidades úteis que serão introduzidas quando House of Wolves estiver disponível, como a troca de materiais no Speaker, a possibilidade de fazer Reforge às novas armas e o upgrade às antigas armas e armaduras do Vault of Glass, não há planos para alterar o seu sistema de loot aleatório que pode ser altamente injusto para quem investe mais horas. Depois de mais de 528 horas jogadas e de completar todas as semanas as atividades semanais com três personagens, é ridículo que ainda esteja à espera de ganhar algumas armas exóticas, nomeadamente a aclamada Gjallarhorn. Na semana passada a Bungie chegou a falar sobre a ideia de implementar um sistema de trocas, o que seria uma solução para situações como esta, mas não foi além disso.

De facto, vários meses após o lançamento Destiny continua tanto a irritar como a divertir. É um paradoxo. Por um lado odeio e fico frustrado por ainda estar à espera de ganhar algumas armas (o que não devia acontecer depois de tantas horas), mas por outro, tem uma jogabilidade altamente viciante e polida, e para jogar em grupo, ainda não encontrei melhor. Mas o relógio está a fazer "tique-taque" para Bungie, novos lançamentos avizinham-se e 2015 promete ser um ano em cheio para os videojogos. Será que o charme de Destiny continuará a durar mais tempo? Tudo depende da expansão House of Wolves. A 19 de maio cá estaremos para descobrir.

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Destiny

PS4, Xbox One, PS3, Xbox 360, PC

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Sobre o Autor
Jorge Loureiro avatar

Jorge Loureiro

Editor

É o editor do Eurogamer Portugal e supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere acção, mundos abertos e jogos online com longa longevidade.
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