Passar para o conteúdo principal

Demo Superman no Unreal Engine "roubada" e colocada à venda na Steam

Criador passou duas semanas a tentar travar a burla.

A popular demo do Superman, criada com o Unreal Engine 5 e que foi notícia mundial no início do ano, foi colocada à venda na Steam por cerca de 11 euros e não foi pelo seu criador.

"A Superman Style Flight Experience (UE5)" foi criada por Tyson Butler-Boschma, que pegou em materiais criados pela Epic Games para The Matrix Awakens e trabalhou até ter uma experiência que mostra como é possível ter um jogo em mundo aberto do icónico super-herói.

Butler-Boschma disponibilizou gratuitamente a demo através do itch.io, mas há duas semanas foi alertado que uma companhia chamada Hero Game Studios pegou na sua demo e colocou-a à venda na Steam por cerca de 11 euros.

Após pedir para os seus amigos no Twitter partilharem a informação para alertar da burla, dirigiu-se aos fóruns Steam para alertar sobre o que estava a acontecer. Foi banido pela Hero Game Studios devido a "discurso de ódio" e a Valve continuou sem fazer nada.

Butler-Boschma comprou uma cópia da demo que criou e deixou uma análise na Steam para alertar as pessoas, destacando que é uma demo gratuita, vendida por quem não tem o direito de o fazer. O criador da demo até consentiria a disponibilidade na Steam, se fosse gratuita.

A Hero Game Studios alegou que se tratava de um ex-funcionário que tentava ganhar algum dinheiro, chegando ao ponto de efetuar uma queixa de direitos de autor no seu vídeo Youtube da demo, colocado em abril.

Butler-Boschma sentiu-se atacado e desesperado com a situação, especialmente porque a Valve nada fez e temeu que a Youtube seguisse o exemplo. No entanto, após duas semanas e somente quando o caso ganhou maior visibilidade pública é que a Valve removeu a demo paga "roubada" e a Youtube resolveu o situação com o vídeo.

Ver no Youtube

Lê também