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Death's Door - review - The Legend of Souls

Uma cativante experiência do início ao fim.

Eurogamer.pt - Recomendado crachá
Uma experiência que mistura The Legend of Zelda clássico com conceitos de Souls e se torna num inesperado vício.

Death's Door é uma das maiores surpresas deste Verão de 2021, um jogo que relembra os clássicos de ação e aventura dos anos 80 e 90, com mecânicas que parecem ter ido buscar inspiração à série Souls da From Software. O resultado é um vício que nos relembra as experiências de outrora. Na verdade, nem devia ser surpresa pois a Acid Nerve já tinha mostrado o que lhe vai nas veias com Titan Souls, um estratégico, desafiante e exigente jogo de ação e aventura 2D em perspetiva aérea no qual basta apenas sofrer um toque para morrer. Esse jogo já mostrou que este pequeno estúdio está empenhado em criar experiências altamente exigentes e que de forma interessante misturam conceitos mais atuais.

Este Death's Door é o seu segundo esforço e tens aqui um jogo de ação e aventura, com elementos de RPG e até de um twin-stick shooter, capazes de evidenciar a diversidade das mecânicas deste jogo implacável. Neste jogo não serás um lendário herói ou um jovem aventureiro que está prestes a tropeçar na glória. Em Death's Door és um corvo que vive a recolher almas e que um dia é alvo de uma armadilha e terá de recuperar de um ladrão a alma que devia ter recolhido. Isto é o ponto de partida para uma inesperada jornada que quebrará este eterno ciclo de recolha de almas. Para isso, terás de eliminar 3 imponentes criaturas que estão em 3 locais distintos deste mundo, e como seria de esperar, chegar lá será altamente desafiante e existem diversos quebra-cabeças simples, sem esquecer o boss no final da zona.

A narrativa gira em torno da mortalidade e de conceitos relativamente difíceis de abordar, mas a Acid Nerve optou por introduzir alguma comédia para tornar um pouco mais leve todos estes eventos sobre uma porta da morte que está pronta para ser aberta e quebrar o ciclo. No entanto, para chegar a essa porta terás de percorrer 3 locais principais, com um design que nos remete de imediato para os primeiros jogos na série The Legend of Zelda, mas com um sistema de combate e checkpoints que mais parece ter vindo de Dark Souls. A partir do hub central terás acesso aos 3 locais e após navegar pela área inicial, chegarás ao local em si, a masmorra propriamente dita e após vencer os inimigos e resolver os quebra-cabeças, ficas pronto para o boss.

Ver no Youtube

Tal como os clássicos The Legend of Zelda, Death's Door aposta numa perspetiva aérea em cenários com um estilo quase diorama e a navegação é relativamente intuitiva, apesar de alguns locais exigirem maior concentração para a navegação. É percetível que a Acid Nerve se esforçou para manter o design visual fácil de interpretar e se inicialmente tens apenas uma rota, acabarás por desbloquear atalhos que evitam forçar-te a enfrentar novamente os inimigos que já enfrentaste. De forma muito fluída, eliminas os inimigos, desbravas caminho e vais percebendo os seus padrões para não voltar a perder com o mesmo inimigo. Death's Door vai testar os teus reflexos e sentirás que é uma experiência difícil, mas justa.

Quando morres, ressuscitas numa porta que alcançaste recentemente, o que torna os atalhos muito úteis, mas se não o conseguires, poderás ter de repetir longos caminhos e esses momentos, apesar de raros, são um pouco frustrantes. Death's Door é um jogo relativamente simples e é precisamente isso que mais me surpreendeu, seja no sistema de combate ou design de níveis, este é um jogo que te vai cativar quase de imediato pois é altamente fácil de jogar e intuitivo, mas altamente difícil e que vai despertar em ti a vontade de fazer melhor.

Terás 4 habilidades habilidades especiais (arco e flecha, bola de fogo, bomba e gancho) que vais desbloqueando ao longo dos níveis (existe aqui o conceito de voltar atrás e chegar a novas áreas em locais já visitados que apenas podes alcançar com uma das novas habilidades) e podes melhorar 4 aspetos do teu corvo (força, velocidade de ataque, rapidez de movimento e esquivas, e ainda a força dos ataques especiais), o que poderá fazer a diferença perante um boss. Falando disso, estes momentos são altamente desafiantes e será raro sentir injustiça. Existem mecânicas a descobrir (como a possibilidade de devolver as bolas de fogo aos inimigos com um golpe de espada) e podes ficar mais forte, o que permite um equilíbrio na experiência, mas num jogo com um toque de Souls, a estratégia está quase sempre presente quando encaras uma zona repleta de inimigos. Hora de melhorar esses reflexos.

Ver no Youtube

Apesar de altamente difícil, Death's Door poderá ser terminado em cerca de 7 horas (sem grande exploração e procura por segredos), deliciando com a sua simples, mas altamente astuta e incrivelmente eficaz postura. A equipa não complicou e nem implementou artificialidades para tornar Death's Door mais difícil ou injusto, ou até para durar mais tempo. É desafiante, mas tudo decorre com fluidez e quando analisas os padrões dos inimigos e dos bosses, começas a descobrir quando atacar, esquivar ou atacar de longe. É uma experiência incrível e que apesar de não fazer nada de particularmente novo, torna-se numa inesperada e refrescante mistura entre conceitos e mecânicas aclamadas.

Apesar dos visuais cumprirem o seu propósito sem especiais momentos a destacar, o design é um dos seus elementos mais bem conseguidos e a banda sonora um autêntico mimo. Este exclusivo Xbox e PC é uma pequena maravilha que poderás ter gosto em conhecer e apenas deixo o aviso que apesar de não parecer, é um jogo muito difícil e que testará os reflexos. Por vezes, seriam bem vindos melhores tutoriais ou dicas para certas funcionalidades, mas a equipa prefere que tudo seja fluído e puxes pela massa cinzenta enquanto estás em movimento. Não contava deliciar-me tanto com Death's Door e apesar da frustração num ou outro local, que tive de repetir diversas vezes e onde fiquei com uma sensação de injustiça no design do confronto, é um jogo cujo desafio não consegui resistir.

Prós: Contras:
  • Exploração de masmorras com quebra-cabeças ao estilo dos clássicos dos anos 80 e 90
  • Combate e design estilo Souls, que te incentiva a melhorar
  • A Banda sonora é uma parte fundamental da sua atmosfera
  • Desgin simples para manter a fluidez
  • Algumas melhorias não se fazem sentir de forma percetível

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Death's Door

PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X/S, PC, Nintendo Switch

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Sobre o Autor
Bruno Galvão avatar

Bruno Galvão

Redator

O Bruno tem um gosto requintado. Para ele os videojogos são mais que um entretenimento e gosta de discutir sobre formas e arte. Para além disso consome tudo que seja Japonês, principalmente JRPG. Nós só agradecemos.
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