Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Death Stranding não é um Walking Simulator

Kojima defende que terás de o jogar para o entender.

Hideo Kojima afirma que está prestes a apresentar um novo jogo com um conceito e estilo próprio, o que torna difícil explicar o que é Death Stranding e ainda mais difícil de o inserir num género.

Perante a insistência em tentar colocar Death Stranding dentro de um género já conhecido e de contextualizar as suas mecânicas gameplay de acordo com padrões já estabelecidos, muitos começaram a dizer que se trata de um simulador de caminhadas.

Isto é algo que Kojima rejeita e diz que, tal como aconteceu com Metal Gear Solid e o stealth, terás de jogar Death Stranding para entender este novo estilo de jogo que criou.

Segundo diz Kojima, Death Stranding liberta-se de mecanismos nascidos de restrições e fala de como transformou alguns conceitos da indústria para dar forma ao que considera ser a essência do jogo.

Ver no Youtube

"Por exemplo, em qualquer jogo, podes transportar quantos itens quiseres - mesmo em Metal Gear, não tinha limite. Claro que não o podemos fazer na vida real, certo? Tens de escolher uma garrafa ao subir uma montanha. É por isso que o coloquei no jogo; muitos jogos descartaram esse tipo de regra. Desta vez, se estás num rio, podes ser puxado pela corrente, isso acontece na vida real."

"É esse tipo de funcionalidade e mecanismo que tentei recriar, onde noutros jogos - mesmo nos meus anteriores jogos - tinham de deformar de algum jeito."

Kojima falou ainda na liberdade de movimentos e do seu mundo aberto, com total liberdade para ser explorado, algo que está a suscitar críticas de um simulador de caminhadas.

"Outra coisa sobre ele é que podes ir a qualquer lugar no mundo. É um mundo aberto. No passado, mesmo em jogos de 'mundo aberto', existiam limitações e não podias ir mais além. Eram criados vales onde não podias ir. Mas neste jogo, podes ir para todo o lado."

Ver no Youtube

"Podes estabelecer rotas e gostas de saber que podes ir mais além. Neste jogo, penso que não o vais compreender se apenas disser isto, mas assim que começares o jogo, simplesmente caminhar por ele é divertido. O que eu percebi é que, quando monitorizava as sessões de teste - mesmo dos funcionários - eles não entenderam isto à primeira. Mas quando começaram a jogar, o simples caminhar é mesmo muito divertido."

"Agora vai tudo dizer, 'Oh, é um simulador de caminhadas'!"

"Foi o mesmo quando apresentei um jogo stealth. Se 100 pessoas o jogarem e 100 pessoas disserem que é divertido, significa que o género ou o jogo já existem. Mas este é um novo género - tal como o stealth na sua primeira vez, existirão pessoas que não o compreendem- Levará tempo até as verdadeiras avaliações chegarem."

Death Stranding chegará à PS4 a 8 de Novembro.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

In this article

Death Stranding

PS4, PC

Related topics
Sobre o Autor
Bruno Galvão avatar

Bruno Galvão

Redator

O Bruno tem um gosto requintado. Para ele os videojogos são mais que um entretenimento e gosta de discutir sobre formas e arte. Para além disso consome tudo que seja Japonês, principalmente JRPG. Nós só agradecemos.
Comentários