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Dead or Alive: Dimensions

Sexy mother fighter!

Juntamente com SSFIV 3D Edition, Dead or Alive Dimensions irá fechar o naipe de "fighting games" disponíveis para a 3DS durante a fase inicial de lançamento da consola. É o regresso, com estilo, da série fundada em 1998 pelo icónico Tomonubu Itagaki. Desde essa altura que a Tecmo/Team Ninja entrou em intensa actividade produtiva, lançando quatro episódios, tendo o último saído para o mercado em 2006.

Para o lugar de Itagaki chegou Yosuke Hayashi (novo líder da Team Ninja) e com o propósito de fabricar um novo episódio da série para um sistema portátil. Em virtude das limitações tecnológicas foram atrasando o desenvolvimento de um novo jogo. Mas uma vez encontrada a 3DS, descobriram "uma oportunidade ideal para a primeira versão portátil de Dead or Alive", assim revelou Hayashi na mesa redonda que assistimos.

DOA Dimensions é uma nova iteração que pretende dar sequência à história da série, sendo que nas palavras de Hayashi, "não se trata apenas do efeito 3D, mas também sobre personagens mais apelativas e com outra atitude". Dos combates que realizámos, imediatamente após a mesa redonda, ficamos convencidos quanto às afirmações de Hayashi.

Kasumi com estilo.

Há algum tempo que batia forte a interrupção da série, mas voltar a ver personagens que ganharam carisma e notoriedade – não apenas pelos peitos vistosos e vibrantes de generosa dimensão das lutadoras femininas – como Kasumi ou Helena, mas também pelos voos e golpes de Hayabusa, Ein ou Jann Lee, era impossível não esconder uma emoção por ver renovados combates, alimentados pela profundidade atribuída pelo efeito das três dimensões.

Uma das questões dirigidas ao produtor tinha que ver com a diminuição da "frame rate" de 60 para 30 fps quando utilizado o efeito 3D. As explicações apontaram para o trabalho que a equipa está a desenvolver no sentido de garantir que na versão final não haverá esse tipo de problema. Das partidas que fizemos, utilizamos sempre o efeito 3D no máximo e não sentimos qualquer tipo de abrandamento; nos combates, nem nas fases em que as personagens transitavam para outro plano de combate.

A animação manteve-se bastante sólida e os efeitos visuais bastante destacados para um sistema portátil. Aliás, em termos de modelação das personagens e efeitos tridimensionais, este é um dos jogos mais capazes nesta primeira fornada, chegando ao mesmo patamar de SSFIV 3D Edition.

Pressionando o botão punch as possibilidades ficam em aberto.

Outra equiparação com o jogo da Capcom, tem que ver com o sistema de combinações que podem ser activados através do ecrã táctil. Os jogadores mais maduros e adeptos da exigência nos "combos", preferirão fazê-los por si mesmos. No entanto, em alternativa, há um rol de combinações possíveis a aplicar por intermédio do ecrã táctil e da "stylus".

É mais uma generosa concessão aos jogadores menos versados neste tipo de jogos, mas tal como dissemos a respeito de SSFIV 3D, também aqui entendemos que a opção retira muito do prazer que é descobrir e efectuar as combinações dentro do grau de dificuldade habitual. Boa opção, a possibilidade de acompanharmos um completo encadeamento de golpes, pois assim que pressionamos um golpe de ataque, de imediato o jogo propõe no ecrã inferior os restantes botões a pressionar até concluir a vaga de ataque com um ataque especial. Bastante útil para o processo de aprendizagem e adaptação.

Com mais de 20 personagens previstas, haverá alguns regressos e espaço para uma surpresa a partir do jogo Metroid: Other M. Não significa que Samus Aran estará disponível para integrar a lista de lutadores, mas segundo um "trailer" exibido na mesa-redonda servirá para apoiar o jogador em determinados momentos. Por certo a Tecmo irá esclarecer melhor sobre esta entrada.

Quanto aos modos de jogo, haverá opções para combates locais via "wireless", jogos através da Internet, StreetPass e um modo "co-op", segundo o qual dois colegas irão enfrentar um adversário mais poderoso, devendo realizar uma estratégia de golpes para levar de vencida a batalha. Por enquanto ainda são escassas as informações sobre alguns modos do jogo. Certo é que o género dos "fighting games" estará em alta no quadro de lançamento da 3DS, com propostas bastante aprazíveis de duas séries bem conhecidas da audiência.

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