Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Dave The Diver gera discussão sobre o termo "indie"

Geoff Keighley comenta.

O jogo Dave the Diver foi nomeado para a lista de candidatos a Melhor Indie nos Game Awards 2023 e isto gerou alguma confusão pois está longe de tratar de um título desenvolvido por uma equipa independente ou apoiado por uma editora indie.

Dave the Diver foi desenvolvido pela coreana Mint Rocket, produtora com menos de 30 funcionários, parte da Nexon, gigante coreana conhecida por desenvolver ou apoiar títulos como LawBreakers, MapleStory, Dynasty Warriors M e The First Descendant.

Além disto, a Nexon tem efetuado diversos investimentos fora da coreia e a dada altura foi avançada como uma possível forte candidata a comprar a Electronic Arts, tal é o seu poder financeiro.

Geoff Keighley foi questionado sobre a validade em colocar Dave the Diver na lista de jogos Indie e reconheceu que é uma pergunta muito boa, mas avisa que "Independente pode significar coisas diferentes para pessoas diferentes".

"Podes discutir, será que independente significa o orçamento do jogo, será que independente significa a fonte do financiamento, significa o tamanho da equipa? É o espírito independente do jogo, o que significa um jogo mais pequeno e que é diferente?"

Keighley diz que todos vão ter uma opinião própria e que cabe ao júri decidir quais os jogos que podem participar em cada categoria, quem decide o que pode ser considerado independente. Na indústria do cinema, existe um orçamento máximo que diferencia uma produção indie, mas nos videojogos ainda não existe uma definição mais vincada, diz o apresentador.

"Alguns dizem que a Larian com Baldur's Gate 3, é um jogo indie. A Kojima Productions com Death Stranding, alguns dizem que é um jogo independente. Mesmo que seja um estúdio independente, é obviamente financiado pela PlayStation."

Sobre Dave the Diver, Keighley diz que é um jogo de um "grupo chamado Mint Rocket, um jogo mais pequeno de um grupo mais pequeno, mas que é parte da Nexon, são funcionários da Nexon, uma grande editora."

Para o apresentador, Dave the Diver é um jogo mais pequeno, com espírito indie e como não sabe o orçamento, não pode precisar de forma mais vincada se é ou não um indie.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

In this article

Dave the Diver

PC, Mac

Related topics
Sobre o Autor
Bruno Galvão avatar

Bruno Galvão

Redator

O Bruno tem um gosto requintado. Para ele os videojogos são mais que um entretenimento e gosta de discutir sobre formas e arte. Para além disso consome tudo que seja Japonês, principalmente JRPG. Nós só agradecemos.

Comentários