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Daquela vez que fui à caça de um Behemot

A demo de Final Fantasy 15: Episódio Duscae soube a pouco.

Foi numa bela manhã que Noctis, ainda meio entorpecido pelos eventos do dia anterior, acordou e saboreou a paisagem magnífica de Duscae. Facilmente se adivinharia que o desconforto de uma tenda, por mais moderna que seja, jamais seria rival para o deslumbre visual dos raios de sol matinais numa planície campestre. Noctis Lucis Caelu, o seu nome completo, é o príncipe da nação Lucis mas agora, a sua próspera casa não mais está debaixo do seu controlo. Por isso se encontra aqui, tão distante de casa e desesperado pelas dificuldades que lhe vão surgindo. A mais recente, uma avaria no seu veículo, impede-o de prosseguir caminho.

Noctis terá que recuperar a sua nação, a única entre muitas que ainda detém um cristal e por isso mesmo vive numa era futurista perante o ambiente medieval das restantes. Um império rival decidiu quebrar o tratado de paz e o príncipe obrigado a fugir para lutar mais tarde. Juntamente consigo, Noctis partilhou a tenda com quatro fiéis companheiros e apesar de dar a entender que estamos perante uma boys band composta por mimados meninos, eles não estão aqui para cantar. Dançar já é outra coisa, a dança das espadas e das duas poderosas habilidades quando confrontados com a vida selvagem de Duscae.

Prompto é o cozinheiro de serviço, graças a ele Noctis e companhia podem desfrutar de uma bela refeição na tenda. Graças aos seus cozinhados, podem receber bónus que os vão ajudar nos próximos combates. Ignis é o bem humorado do grupo, sempre preocupado com o seu principie enquanto Gladiolus é o "pai" no grupo. Sempre preocupado com os outros e com um maior porte físico, assume uma atitude relaxada mas ainda assim mais séria.

Esta é a "comitiva" cuja viajem foi abruptamente interrompida. O obstáculo é simples mas a sua resolução complicada. Precisam de dinheiro para reparar o veículo na oficina mais próxima. Uma inspeção ao mapa da zona revela que existe uma mais a norte da sua posição mas ainda assim os fugitivos não têm dinheiro. Por ali perto existe um estranho panfleto que indica uma recompensa por uma gigantesca criatura, um enorme Behemot, conhecido como Deadeye. Um nome muito apropriado como irão descobrir mais tarde.

"Um temível e gigante Behemot está a espalhar o pânico em Duscae e caberá a estes rapazes da cidade mostrar como se faz, mesmo no campo."

Apesar da sua postura e do seu estilo, Gladiolus não gosta de levar as coisas com leviandade e pergunta a Noctis se toda a viagem o terá deixado com vontade de praticar as suas habilidades. Noctis confirma e entra numa batalha com o seu amigo para testar as suas habilidades. Noctis é um combatente exímio, veloz e que nem parece combater, mais parece dançar graciosamente de arma em punho. Fora deste tutorial patrocinado por Gladiolus, sempre disponível quando o grupo acampa para treinar sua majestade, o restante grupo combate sozinho e porta-se com brio. Mesmo quando dividem as atenções entre os vários inimigos, não hesitam em correr para ajudar quem tombou no calor da luta ou para se focarem num inimigo que no momento está a dar mais luta.

Mas agora temos Noctis a praticar com Gladiolus. Noctis não hesita e move-se livremente pelo terreno à sua disposição e apesar de não envergar uma arma na mão, é capaz de invocar armas no momento em que ataca que diferenciam consoante os combos progridem. Focando-se no seu inimigo, Noctis consegue aplicar um Warp Strike, um ataque no qual cobre quase instantaneamente grandes distâncias para atacar a mira. Caso assim deseje, também pode usar esta técnica e afixar-me por tempo ilimitado em pontos altos nos cenários para fugir a situações mais duras. Além desta sua habilidade, Noctis mostra a Gladiolus toda a sua agilidade na arte da defesa. Sempre que se defende, Noctis á capaz de se desviar dos ataques à custa de MP. Com um timing preciso, Noctis pode também aplicar um espectacular contra-golpe, evitando assim mais danos.

Após esta sessão de treino, o grupo decide enfrentar a dura realidade: carro avariado e sem dinheiro para o consertar. Felizmente existe sempre uma esperança. Fora da sua tenda e do local onde acamparam, existe uma enorme planície que podem explorar livremente. Linda e incrível como jamais visto, monstros de porte variado vagueiam por estes campos e graças a uma recompensa, Noctis e companhia poderá ter o dinheiro que tanto precisa. Um temível e gigante Behemot está a espalhar o pânico em Duscae e caberá a estes rapazes da cidade mostrar como se faz, mesmo no campo. Partindo à procura de pistas sobre o paradeiro da temível besta, a chegada de uma nave que descarrega tropas imperiais assinala possível perigo.

Decidindo evitar confrontos desnecessários, correm para se protegerem ao abrigo das árvores. Facilmente poderia derrotar estes soldados mas preferem não perder tempo. O objectivo é encontrar pistas desta enorme criatura da qual tantos falam e quando necessário, recorrem ao útil mapa onde estão assinalados os pontos de interesse. Depois de uma valente caminha, as pistas começam a surgir. Árvores tombadas, sangue de animais emboscados e até marcas de garras nas rochas transmitem bem o perigo que a criatura representa. Após investigarem vários locais da colina perto do Rancho dos Chocobos, Noctis e companheiros conseguem traçar um ponto aproximado do lar desta criatura.

Dura mais de 2 horas e mostra bem como será o jogo.

Os sinais não podem mais ser ignorados, assombrosos rugidos ecoam pelos céus azuis que lentamente vão escurecendo até que o laranja dê lugar a um negro repleto de estrelas. Antes que possam montar novamente a sua tenda para uma preciosa refeição e para o merecido descanso que os permitirá subir de nível e melhorar atributos, o grupo de 4 rapazes encontra finalmente o enorme Behemot e seguem-no até ao seu covil. Prompto estabelece um plano mas rapidamente tudo cai por terra e são obrigados a fugir. Subestimaram a força desta temível criatura. Está na hora de recorrer ao Rancho dos Chocobos e procurar mais informações e abrigo.

Uma estranha gruta a norte é motivo de falatório entre os locais e Noctis decide que poderá encontrar lá algo de útil. Ao entrar na gruta o grupo teme o que possa estar escondido na escuridão e tem razão. Uma pequena lanterna não é o suficiente para revelar o que se encontra mais à frente e quando as pequenas e estranhas criaturas atacam, ninguém o previa. Apanhando pequenos objetos que pode vender nas lojas especializadas, Noctis percorre as grutas enfrentando grupos de resistentes criaturas cujo número causa um enorme desafio. Facilmente entendemos porque Prompto, Ignis ou até Gladiolus ficam sem forças para combater. Noctis corre em seu salvamento e basta uma palmadinha nas costas e estão prontos para continuar. Tamanha luta não é em vão, num último e fulcral ponto de embate, Noctis acaba por encontrar uma estranha árvore na qual conquista um Ponto Astral. Graças a esta descoberta, poderá invocar Ramuh quando perder toda a sua vitalidade.

Altamente precioso para o seu segundo confronto com o enorme Behemot. Voltando ao covil da criatura, seguindo pela colina na direção oposta pela qual tinha vindo ainda esta manhã, o grupo corre livremente pelos campos após passar pela auto-estrada cujos carros a passar lhes relembra que o seu precisa ser consertado. Quando chegam ao local de Deadeye, nome do enorme Behemot, a luta é renhida e será preciso empenho. Caso necessário, o imponente Ramuh será invocado e estará na hora de despoletar todo o seu poder. Desta feita, assim que cumprida a sua tarefa, poderão recolher a recompensa e partir para a garagem de Cid, mulher talentosa que irá consertar o seu carro.

Para muitos poderá parecer que apenas passaram duas horas, para Noctis e amigos foram várias horas e talvez até dias. A manhã deu lugar à noite até que a luz do dia voltou e enquanto Noctis despoletava habilidades e invocava armas, subiu de nível e correu pelos campos enfrentando sem quaisquer interrupções os diversos animais selvagens locais. A imensa beleza destas paisagens deixaria qualquer um a sonhar com contos de fantasia de tom mais moderno pois certamente poderíamos perspectiva Final Fantasy 15 como uma experiência mais moderna e avançada, mesmo cumprindo com os requisitos mínimos para manter o nome da série. Assim foi a jornada de Noctis e Duscae e espero que um dia mais tarde possamos descobrir até onde aquele carro os levou.

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Final Fantasy XV

PS4, Xbox One, PS3

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Bruno Galvão

Redator

O Bruno tem um gosto requintado. Para ele os videojogos são mais que um entretenimento e gosta de discutir sobre formas e arte. Para além disso consome tudo que seja Japonês, principalmente JRPG. Nós só agradecemos.
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