Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Cuidado! Cibercriminosos aproveitam-se estreia de The Last of Us na HBO

Há esquemas para instalar malware e roubar dados dos cartões bancários.

Os Cibercriminosos estão a aproveitar-se da estreia da série The Last of Us na HBO para propagarem esquemas em que se aproveitam da falta de conhecimento dos fãs.

Os peritos da Kaspersky descobriram vários engenhos espalhados pela Internet. Uns instalam malware no PC do utilizador sem que este se aperceba, outros roubam os dados do cartão bancário.

Uma das táticas dos cibercriminosos passa por disponibilizar The Last of Us Part II para PC. Na realidade, não é o jogo, até porque ainda não está disponível para essa plataforma. Na realidade, o que os jogadores estão a descarregar é um malware que fica escondido, sem que o utilizador se aperceba que algo de errado se passa.

A Kaspersky também descobriu um site phishing alegadamente oferece um código de ativação para The Last of Us, juntamente com um presente à escolha do utilizador - uma PS5 ou cartão de $100 para o Roblox. Depois, pedem os dados do cartão bancário, explicando que é preciso pagar uma taxa para receber os prémios.

Vale a pena recordar que The Last of Us só está disponível nas consolas PlayStation. The Last of Us: Parte I chegará ao PC em Março deste ano e, se queres adquirir o jogo, utiliza plataformas fiáveis como o Steam e Epic Games Store.

Os conselhos da Kapersky para evitar cair esquemas são os seguintes:

  • Evitem links que prometam a exibição antecipada de filmes ou séries televisivas. Se tiver quaisquer dúvidas sobre a autenticidade do conteúdo, verifique com o seu operador.
  • Verifique a autenticidade do website antes de introduzir dados pessoais e utilize apenas páginas web oficiais e de confiança para ver ou transferir filmes. Verifique novamente os formatos URL e a ortografia do nome da empresa.
  • Preste atenção às extensões dos ficheiros que está a descarregar. Um ficheiro de vídeo nunca terá uma extensão .exe ou .msi.
  • Utilize uma solução de segurança fiável, como Kaspersky Security Cloud, que identifica anexos maliciosos e bloqueia sites de phishing.
Sobre o Autor
Jorge Loureiro avatar

Jorge Loureiro

Editor

É o editor do Eurogamer Portugal e supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere acção, mundos abertos e jogos online com longa longevidade.

Comentários